O Educação dos Surdos:

Ferramentas de Design para o Ensino de Pessoas Surdas

Autori

Parole chiave:

Surdo, Libras, Ferramentas de Design, Ensino, Aprendizagem

Abstract

Questo articolo propone l'adattamento dei contenuti attraverso strumenti di progettazione per facilitare l'insegnamento alle persone sorde, puntando al loro pieno sviluppo. Oltre al testo, i materiali devono incorporare elementi visivi, tenendo conto delle preferenze visuo-spaziali dei non udenti. L'apprendimento di questi individui differisce da quello degli ascoltatori, richiedendo strategie didattiche specifiche. Nonostante condividano la stessa capacità cognitiva, le persone sorde hanno bisogno di risorse che le assistano pienamente. Considerando la mancanza di accessibilità in molte istituzioni, la ricerca si concentra sulla creazione di materiali inclusivi con strumenti di progettazione, con l’obiettivo di sostenere le istituzioni e promuovere una società più inclusiva, oltre a far avanzare i materiali bilingui. È essenziale sottolineare che la lingua dei segni brasiliana (Libras) è la prima lingua per le persone sorde, mentre il portoghese scritto è considerata la loro seconda lingua, sottolineando l'importanza di approcci sensibili alle particolarità linguistiche e culturali di questa comunità.

Biografie autore

Tuender Durães de Lima, Universidade do Estado de Minas Gerais

Mestre em Design, tendo apresentado a dissertação intitulada "Uso de ferramentas do design para melhorar a experiência educacional e o processo de ensino-aprendizagem de pessoas surdas", possuo especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional pelo Centro Universitário Internacional Uninter/UNINTER e graduação em Letras - Libras pela Universidade Federal de Santa Catarina/UFSC. Atuei como professor de Libras no Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET/MG) e atualmente sou Professor de Educação Superior na Universidade do Estado de Minas Gerais. Além disso, sou membro da Equipe do Librário: Libras para Todos e participo da Linha de Pesquisa "Design, Comunidades e Tecnologias Sociais" pelo CNPq, integrando os grupos DECTESIS, voltado para "Surdez, Libras, Inclusão e Educação", e NECT, dedicado à "Produção de Material Didático em Libras". Tenho experiência na área de Linguística, com ênfase em Linguística Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Especial, História da Educação dos Surdos no Mundo e no Brasil, Libras e Educação para Surdos, além de Métodos e Técnicas de Ensino de Libras.

Ludimilla Oliveira dos Santos, Cefet-MG

Mestranda em Estudos de Linguagens, na linha de pesquisa Linguagem, Ensino, Aprendizagem e Tecnologia, do CEFET-MG. Pós-graduada em Educação Infantil e o Ensino de Libras EAD pela faculdade FAMART (2021). Graduada em Pedagogia pela Universidade de Franca (2021), e em Tecnologia em Comunicação Assistiva pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2016).

Mariana Costa Laktim, Università degli Studi di Napoli Federico II

Doutora em Design pela Universidade do Estado de Minas Gerais e pela Universidade do Minho (2023), com Mestrado em Ciências em Têxtil e Moda pela Universidade de São Paulo (2018) e MBA Executivo em Marketing pela FGV - Fundação Getúlio Vargas (2013). Graduada em Design de Moda pela Universidade FUMEC - Fundação Mineira de Educação e Cultura (2008), ccom mais de 10 anos de experiência na indústria e academia, incluindo uma posição de liderança no desenvolvimento de novos produtos em fábricas têxteis.Como designer, concentro-me no desenvolvimento de têxteis, especialmente os inteligentes, com uma forte ênfase na sustentabilidade. Minha expertise abrange o planejamento de coleções, a integração de métodos de produção ecologicamente corretos e a criação de designs que incorporam não apenas estilo e funcionalidade.Minha pesquisa se concentra na análise do conforto e funcionalidade em têxteis, com foco específico em acabamentos têxteis e na implementação de novos materiais em superfícies têxteis ou fibrosas. Além disso, investigo o impacto ambiental e econômico da indústria têxtil, empregando técnicas de caracterização têxtil. Minha abordagem multidisciplinar visa promover o conhecimento e a inovação em materiais fibrosos, considerando simultaneamente as implicações ambientais e econômicas.

Rita de Castro Engler, Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Minas Gerais (1985), mestrado em Engenharia de Produção pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1988) e especialização(DEA) e doutorado em Engenharia de Produção e Gestão de Inovação Tecnologica - Ecole Centrale Paris (1993), pós-doutorado em Design na UEMG(1994), pós-doutorado em Design Social na Ryerson University(2014). Foi bolsista de mestrado Na PUC/RJ, chargé des cours na Ecole des Mines de Paris, Bolsista de doutorado e pesquisadora na Ecole Centrale Paris, Coordenadora de Projetos no Centro de Pesquisas e Desenvolvimento da UEMG, Professora e Coordenadora do Mestrado em Gestão de Tecnologia do CEFET/RJ, criou e coordenou o Centro de Lideranças da BSP- Business School São Paulo, diretora e sócia da Eventail_ Produções & Eventos, atualmente é Professora concursada em Inovação e Design do programa de doutorado e mestrado em Design da UEMG, pesquisadora com bolsa de produtividade do CNPq, Professora convidada da University of Tennessee, CBU - Christian Brothers University, Middle Tennessee State University, Ryerson University, POLITO, CPUT- Cape Peninsula University of Technology e Stellenbosch University, UAL - University of Arts London, responsável no Brasil pelo Consorcio de Engineering Management, e coordenadora do CEDTec - Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design e Tecnologia da UEMG, laboratório membro da Rede DESIS(rede Mundial de Inovação Social) e do LENS( Leraning network on sustainability).

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Pubblicato

2024-07-30

Come citare

Durães de Lima, T., dos Santos, L. O., Rodrigues de Lima, B., Costa Laktim, M., & de Castro Engler, R. (2024). O Educação dos Surdos: : Ferramentas de Design para o Ensino de Pessoas Surdas . Revista SCIAS Língua De Sinais, 3(1). Recuperato da https://revista.uemg.br/index.php/sciasls/article/view/8616