Manbol: um novo esporte, novas possibilidades

Autores

Palavras-chave:

Educação Física, Escola, Esportes alternativos, História do Esporte

Resumo

O objetivo do estudo foi investigar a percepção de estudantes sobre a modalidade esportiva Manbol no contexto de uma escola em Santana-AP. Realizou-se um estudo de caráter qualitativo, de cunho exploratório e descritivo. Buscaram-se informações nas bases de dados: BVS, Scielo, Pubmed e Web of Science, Lilacs e Google acadêmico utilizando a palavra Manbol e identificaram-se apenas oito artigos científicos tratando do assunto. Para a composição da amostra foram selecionados 200 alunos da etapa do Ensino Fundamental de forma aleatória, utilizou-se um questionário como instrumento de coleta de dados com questões a respeito da percepção dos mesmos sobre a modalidade pesquisada. Os resultados indicam que os alunos ainda conhecem pouco sobre o esporte pesquisado, assim como, seus principais fundamentos. De acordo com este estudo, o Manbol apresenta-se na escola como uma nova modalidade ainda em desenvolvimento e há necessidade de realização de mais pesquisas considerando a baixa produção sobre a temática.

Biografia do Autor

Alisson Vieira Costa, Universidade Federal do Amapá

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Federal do Maranhão (2003). Mestrado em Educação Física pela Faculdade de Desporto da Universidade do Porto - Portugal (2007). Doutorado em Educação Física pela Universidade de Brasília (2020). Tem experiência na área de Educação Física Escolar, Estágio Supervisionado com ênfase em Currículo, atividade física para idosos, bem como em dança, capoeira, manifestações populares e lutas. Membro do Núcleo Docente Estruturante - NDE do Curso de Educação Física da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP), pela portaria, n. 1365/2013. Foi Coordenador do Curso de Educação Física da UNIFAP, pela portaria, n. 1503/2013 no período de 2013 a 2015. Foi chefe da Divisão de Esportes e do Núcleo de Esporte e Lazer do Curso de Educação Física da UNIFAP, pela portaria, n. 2231/2015. Atualmente é adjunto II da UNIFAP e docente do Curso de Educação Física da mesma universidade. 

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Marcela Fabiani Silva Dias, Grupo de Ensino Madre Tereza

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Federal do Amapá (2020) e mestrado em Ciências da Saúde pela mesma universidade (2022). Atualmente é professora universitária e está vinculada ao colegiado de Educação Física do Grupo Madre Tereza.Possui experiência profissional na área de Educação Física Escolar, com foco no Ensino Fundamental II e Ensino Médio. Como docente, ministra disciplinas nas áreas de Psicomotricidade, História da Educação Física, Metodologia e Fundamentos do Atletismo, Ginástica, Basquetebol e Handebol, além de Danças e atividades rítmicas, estágio supervisionado e outras disciplinas correlatas. É docente do Curso de Licenciatura em Educação Física à Distância (EAD) da Universidade Federal do Amapá.

Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/6625016483476695

Referências

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Publicado

30-05-2023

Como Citar

Costa, A. V., & Dias, M. F. S. (2023). Manbol: um novo esporte, novas possibilidades. Revista Saúde, Corpo E Movimento, 1(1), 1–13. Recuperado de https://revista.uemg.br/index.php/scm/article/view/7295

Edição

Seção

Aspectos Pedagógicos e Socioculturais da Educação Física