A questão urbana no contexto capitalista

Autores

  • Silvia Lopes Pinheiro Universidade Federal Fluminense

Resumo

Este artigo possui como objetivo a apreensão da síntese das principais questões que envolvem o tema da questão urbana na contemporaneidade do modo de produção capitalista em conformidade com os debates propostos e que vão ser trabalhados.

Biografia do Autor

Silvia Lopes Pinheiro, Universidade Federal Fluminense

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social e Desenvolvimento Regional da Universidade Federal Fluminense (PPGSSDR-UFF). Possui graduação em Serviço Social pela Universidade Federal Fluminense (2016). Foi estagiária da Subsecretaria da Infância e Juventude de Macaé (2012-2014), envolvendo-se, principalmente, com a análise técnica do exercício profissional do assistente social e dos projetos pertinentes a área, análise da relação teoria-prática na articulação entre pesquisa e intervenção profissional mediante a inserção no espaço sócio-ocupacional de esfera pública, com vistas à formação profissional, conhecimento da realidade institucional, problematização teórico-metodológica e estudo social. Responsável pela elaboração e implementação do projeto de intervenção de um fluxo de atendimento das situações de violência sexual infantojuvenil no município de Macaé. Associou-se como membro do grupo de estudos Crianças e Jovens em Conflito com a Lei (2011-2013). Atuou como diretora do Centro Acadêmico de Serviço Social da Universidade Federal Fluminense/Campus Rio das Ostras (2013). Participou como membro do grupo de estudos Questões Urbanas Contemporâneas (2014-2015), assim como do grupo de estudos A Apreensão da Politicidade nos Cadernos do Cárcere de Antonio Gramsci à Luz da Teoria Marxiana (2015-2016). Atuou como assistente social na Secretaria de Planejamento, Urbanismo e Habitação de Rio das Ostras, desenvolvendo como atividades principais o encaminhamento de providências e prestação de orientação social a indivíduos no que tange ao Programa Minha Casa Minha Vida e no sentido de identificar recursos e fazer uso dos mesmos no atendimento e na defesa dos direitos dos usuários do Serviço Social e nas demais atividades executadas pela equipe do programa, aplicação de questionário socioeconômico, produção de fichas de evolução, inclusão e atualização de informações para fins do Cadastro Único. Responsável pela elaboração do projeto de Plano de Desenvolvimento Socioterritorial do Condomínio Rio das Ostras I, do Programa Minha Casa Minha Vida.

Referências

FERÊNCIAS

BEHRING, E. e BOSCHETTI, I. Política Social, Fundamentos e História. São Paulo: Cortez Editora, 2006.

BONENTE, Imbiriba Bianca. Desenvolvimento em Marx e na teoria econômica: por uma crítica negativa do desenvolvimento capitalista.Niteroí- RJ: 1ªedição Eduff, 2016 - Parte I.

FONTES, Virgínia. O Brasil e o capital-imperialismo. Teoria e História. Rio Ed. UFRJ/EPSJV-Fiocruz, 2010.

Gramsci, Antonio. Cadernos do Cárcere. Rio de Janeiro, Civilização Brasileira, 2000 a 2002 (6 vol).

GOMES, Maria de Fatima Cabral Marques. Pesquisa em favelas: contribuições do Núcleo de Pesquisa e Extensão Favela e Cidadania ao debate sobre os desafios postos para o Serviço Social. In: O Social em Questão - Ano XV - nº 27 – 2012.

IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Cidades, 2014. Disponível em: http://www.cidades.ibge.gov.br/xtras/perfil.php?lang=&codmun=330452.

HARVEY, David. O Direito à Cidade. Publicado originalmente na New Left Review 53, Set/Out,2008. Tradução da Revista Piauí.

LEFEBVRE, Henri. O direito à cidade. 1ª edição. São Paulo: Moraes, 1991.

__________, Henri. O Direito à Cidade. São Paulo, Centauro, 2008.

LENINE, Vladimir Ilitch. O imperialismo, etapa superior do capitalismo, 1980.

__________, Vladimir Ilitch. O Imperialismo, estágio superior do capitalismo. São Paulo, Ed. Expressão Popular.

MARICATO, Ermínia. O impasse da política urbana no Brasil. 1ª edição. São Paulo: Editora Vozes, 2011.

MARX, Karl. O Capital: crítica da economia política. Livro I, Capítulo XXIII, 1996.

NETTO, José Paulo. Cinco notas a propósito da “questão social”. In Temporalis. Ano II, nº3, janeiro a junho de 2011, ABEPSS, Brasília.

TROTSKY, León. A revolução permanente. 2ª edição. São Paulo: Kairós, 1985

VAINER, Carlos B. Pátria, Empresa e Mercadoria. In ARANTES, Otília [et all]. A cidade do pensamento único. Petrópolis, RJ: Vozes, 2011.

VALLADARES, Lícia do Prado. A invenção da favela. Rio de Janeiro. Editora FGV, 2005.

Downloads

Publicado

2020-03-15

Como Citar

Pinheiro, S. L. (2020). A questão urbana no contexto capitalista. Serviço Social Em Debate, 2(1). Recuperado de https://revista.uemg.br/index.php/serv-soc-debate/article/view/3937