Sobre a Revista

Foco e escopo

A Revista Interdisciplinar Sulear é um períodico científico com uma abordagem interdisciplinar, que apresenta como objetivo publicar artigos que dialoguem  com a interdisciplinaridade, com a educação libertadora e com o pensamento decolonial e as relações Sul-Sul.

 

Política de Avaliação pelos pares

A política de avaliação da Revista Interdisciplinar Sulear é de avaliação por pares duplamente cega. Nesse processo, os pareceristas não tem nenhuma informação acerca da identidade dos autores, assim como os autores não conhecem a identidade dos pareceristas. Adotamos essa política para garantir a idoneidade do processo avaliativo dos artigos submetidos à revista.

Os parecerias que analisam as submissões são pesquisadores brasileiros e estrangeiros, com título de doutor ou que estejam em processo de doutoramento, com experiência de publicação em periódicos indexados.

As listas com os nomes dos pareceristas de cada ano são divulgadas após a publicação do último número do corrente ano.

No momento de envio aos pareceristas, os nomes dos autores serão suprimidos dos arquivos digitais. Além disso, é verificado se no corpo do texto não contenha informações que identifiquem os autores, como nome e filiação dos autores, local onde a pesquisa empírica foi realizada, referência aos próprios autores e agradecimentos.

Após serem submetidos a revista, os trabalhos passam por uma avaliação inicial antes de serem encaminhados aos pareceristas. Nesta avaliação, primeiramente é feita uma análise antiplágio, por meio de um software de detecção de plágio. Se identificado algum problema, o relatório gerado é enviado aos autores e a submissão é rejeitada. Caso não seja detectado nenhum problema de plagio é feita a verificação do cumprimento das diretrizes para autores, bem como, a verificação da pertinência do texto à linha editorial e ao escopo da Revista. Se nesse processo, for identificado algum problema, os autores são comunicados e orientados a corrigi-los e a realizar uma nova submissão.  

Somente depois dessa etapa, o manuscrito é enviado aos pareceristas, de instituições diferentes dos autores, mas que tenham afinidade com a temática abordada. Para o processo de avaliação os pareceristas se orientarão por um questionário que os auxiliará na elaboração do parecer.

 

Periodicidade

Quadrimestral

 

Plítica de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

 

Arquivamento

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais...

 

Histórico do periódico

Esta revista, surge do desejo do grupo docente da unidade Ibirité  em contribuir com a divulgação de pesquisas que busquem a interdisciplinaridade como um relevante caminho  para a educação.

A abordagem interdisciplinar permite uma relação entre conteúdos disciplinares, proporciona  amplo entrelaçamento de uma temática investigada. E por ter esse engajamento com uma proposta de educação libertadora,  foi batizada com um termo criado pelo físico brasileiro Marcio D’Olne Campos, que publicou pela primeira vez em 1991, no texto “A Arte de sulear-se”, e que a partir dai passou a ser muito usado pelo patrono da educação brasileira, o educador Paulo Freire.

Nesse espírito de contrapor um modelo eurocêntrico predeterminado de educação,  é que a Revista Interdisciplinar Sulear chega ao cenário acadêmico.

Serão bem recebidos, todos artigos que dialoguem  com a interdisciplinaridade, com a educação libertadora e com o pensamento decolonial e com as relações Sul Sul.

 

ISSN 2595-8569

Editores

Profª. Dra. Eliane Ferreira de Sá

Prof. Dr. Walesson Gomes da Silva

 

Indexadores e buscadores