Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto está em espaço simples; usa uma fonte Arial de 11-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.

Diretrizes para Autores

Linha Editorial

Revista Interdisciplinar Sulear, publicará trabalhos inéditos que contemplem temas relacionados a abordagem interdisciplinar .  Serão bem recebidos artigos, ensaios, entrevistas e resumos que dialogarem  com a interdisciplinaridade, com a educação libertadora e com o pensamento decolonial., nos seguintes formatos:

a) Artigos: 1) resultados de pesquisa empírica ou teórica; 2) revisão crítica sistemática e integrativa da produção científica e acadêmica na área; 3) relato de experiência;

b) Traduções: Artigos publicados originalmente em outros idiomas e traduzidos para o português ou espanhol (com as devidas autorizações);

c) Ensaios: Texto que discute determinado tema, por meio de exposição das ideias e pontos de vista do autor sobre o tema, com base em pesquisa referencial  e conclusão.

c) Entrevistas: Entrevista inédita com pessoas que possuam contribuições significativas, seja pela sua prática, seja pela sua produção acadêmica, para a área temática da Revista.

d) Resenhas:  Texto que apresente leitura crítica de obras relevantes para a área temática da educação, comunicação e/ou tecnologia e que tenham sido publicadas nos três últimos anos

 

Condições para submissão de trabalhos:

1-    A Revista Interdisciplinar Sulear aceita, em fluxo contínuo, a submissão de trabalhos inéditos em português, inglês ou espanhol, os textos em inglês e espanhol não serão traduzidos;

2-     É importante que o texto enviado à Revista Interdisciplinar Sulear para análise não esteja em processo de avaliação por outra publicação;

3-     Os Artigos, Artigos traduzidos e Ensaios deverão trazer o Título/Title/Título, Resumo/Abstract/Resumen, e três (3) Palavras-chave/Key worlds em português, inglês, espanhol;

4-     A Revista Interdisciplinar Sulear publicará trabalhos de autores com titulação mínima de Mestre, Doutor, ou profissionais de reconhecida atuação nas áreas de Ciências Naturais, Ciências Humanas, Ciências Sociais e Artes Plásticas;

5-     A partir da 4ª edição serão aceitos trabalhos com até três (3) autores somente;

6-    Os Artigos traduzidos, de significativa relevância, serão publicados pela Revista Interdisciplinar Sulear somente com a autorização do autor e com a anuência da revista na qual o mesmo foi originalmente publicado. Serão aceitos artigos com até 03 anos de sua primeira publicação, porém, a revista poderá publicar texto com mais de três anos caso a sua significância seja inquestionável;

7-    Todos os textos enviados serão submetidos à “avaliação cega pelos pares” de pelo menos dois pareceristas Ad hoc indicados pelos Editores da Revista Interdisciplinar Sulear, cujas áreas de atuação sejam pertinentes ao conteúdo dos trabalhos enviados. No momento de envio aos pareceristas, os nomes dos autores serão suprimidos dos arquivos digitais, com a finalidade de buscar isenção na avaliação;

8-    Trabalhos fora das Normas para Submissão de Textos da Revista Interdisciplinar Sulear, não serão avaliados;

9-    É de inteira responsabilidade do autor a revisão ortográfica, gramatical e padronização conforme as Normas da ABNT (versão em vigor) do seu texto antes da submissão à Revista Interdisciplinar Sulear;

10-   Os pareceristas e Editores da Revista Interdisciplinar Sulear o reservam-se o direito de sugerir alterações, quando necessário, aos autores;  

11-   Todas as submissões deverão ser acompanhadas pela Declaração de Ineditismo e cessão dos Direitos de Publicação à Revista Interdisciplinar Sulear;

12-  Os autores devem dar o crédito às Agências Financiadoras das pesquisas nas quais os Artigos foram gerados; 

13-  Os trabalhos publicados na Revista Interdisciplinar Sulear poderão ser publicados posteriormente em outros formatos, desde que constem os créditos à revista; 

14-  A Revista Interdisciplinar Sulear é uma publicação acadêmica, sem fins lucrativos, portanto, seus autores devem estar cientes de que não haverá remuneração financeira pela publicação de seus trabalhos;

15-  Os Editores da Revista Interdisciplinar Sulear ficarão encarregados de informar, por e-mail, aos autores sobre a publicação, ou não, de seus trabalhos contra os quais não caberá recurso. 

16-  Os autores são responsáveis pelo conteúdo dos seus trabalhos;

17-  Ao enviar seu trabalho para análise e possível publicação pela revista Revista Interdisciplinar Sulear o autor está em plena concordância com todas as regras estabelecidas e listadas nestas Normas;

18-  Os casos não previstos nestas Normas serão analisados pelo Conselho Editorial que possui completa autonomia para deliberar sobre os assuntos de interesse da Revista Interdisciplinar Sulear.

 

 

Formatação das submissões

1- Todos os trabalhos enviados à Revista Interdisciplinar Sulear, deverão ser submetidos conforme o template disponibilizado pela revista. Para acessá-lo clique aqui.

2- No corpo do texto enviado para avaliação, não pode conter nenhuma identificação do autor e dos coautores. No ato do cadastro no site da revista, esses dados, assim como vínculo institucional, formação (maior titulação), ORCID e e-mail, devem ser preenchidos corretamente, para a continuidade do processo de submissão do artigo. A ordem dos autores inserida nos metadados será a ordem de autoria adotada pela revista.

2- Os Resumos/Abstracts dos Artigos, Artigos traduzidos e Ensaios devem apresentar até 12 linhas, em português, espanhol e inglês;

3- Os Artigos, Artigos traduzidos e Ensaios devem apresentar  Palavraschave/key words, em português, espanhol e inglês;

4- Quanto ao número de páginas os Artigos e Artigos traduzidos devem conter de 10 a 15 páginas, os Ensaios devem conter entre 08 e 10 páginas; as Entrevistas podem conter entre 05 a 08 páginas; as Resenhas devem se limitar a 04 páginas.

 

 

Estrutura do trabalho

Ao elaborar seu texto para submissão o autor deverá observar as Normas da ABNT (normas em vigor), no que se refere à correta normalização de Artigos, Traduções, Ensaios, Entrevistas e Resenhas, como também a correta citação de autores, elaboração de bibliografia e demais aspectos normativos do texto acadêmico.

 

Artigos, Artigos traduzidos e Ensaios

1-    Os Artigos, Artigos traduzidos e Ensaios deverão obedecer à seguinte sequência: Título/Title (em caixa alta e em negrito), Nome do autor alinhado à direita da página, seguido da titulação e vínculo institucional e logo abaixo seu e-mail (opcional);

2-     Após a identificação, deverá vir o Resumo e as Palavras-chave, o Abstract e as Key words, na sequência o texto e a bibliografia;

3-     As “notas de rodapé” devem ser colocadas ao pé da página, e seguir as Normas ABNT (versão atual) e ser usada para fazer referência à bibliografia utilizada no corpo do texto;

4-    As “notas de rodapé”, de caráter explicativo, devem ser sucintas e se restringirem ao esclarecimento de algum conceito ou conteúdo relevante que não pôde ser incorporado ao texto;

5-    O texto deverá trazer, ao final, lista de Referências Bibliográficas, conforme ABNT (em vigor), somente do que foi efetivamente usado no texto;

6-    As citações textuais de outros autores, até três linhas devem ser colocadas no corpo do texto entre aspas, sem itálico;

7-    As citações textuais de outros autores, com mais de três linhas devem vir recuadas 4 cm à esquerda no texto, apresentando letra tamanho 10 e espaço simples;

8-    Fontes consultadas, além da bibliografia, devem ser mencionadas antes das Referências Bibliográficas, listadas por Arquivos, Museus ou locais em que se encontram.

 

Tabelas, Quadros, Gráficos e Figuras 

Todas as Tabelas, Quadros, Gráficos e Figuras devem observar o padrão ABNT (versão em vigor) de normalização, ser numeradas em sequência, encabeçadas por título e conter legendas informando a fonte dos dados apresentados.

a) Imagens

As imagens serão aceitas somente nas seções Artigos, Artigo traduzido e Ensaio até o número de 05 imagens, por trabalho, devem apresentar alta resolução e vir em arquivo separado. As imagens devem ser numeradas, conter legendas e autoria, assim como o autor deverá providenciar declaração de Direito de Publicação de Imagem (para todas as imagens utilizadas) informando que a Transverso tem autorização para publicação das mesmas. O autor ainda deverá indicar, no texto, onde as imagens devem ser inseridas.

b)  Ensaios

Os Ensaios devem trazer Título/Title, Resumo/Abstract e Palavras-chave/ Key words, porém, seu texto poderá apresentar livre redação. Será publicado somente um Ensaio por número da Transverso.

c)  Entrevistas 

 As Entrevistas dispensam a apresentação do Resumo e Palavras-chave e não obedecem à estrutura do Artigo, devem seguir a forma pergunta e resposta, ou texto de livre redação. Será publicada somente uma entrevista por número da Transverso.

d)  Resenhas 

 As Resenhas dispensam a apresentação do Resumo e Palavras-chave, serão publicadas até duas Resenhas por número da Transverso, serão aceitas Resenhas de livros cuja data da publicação tenha até 03 anos.

 

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Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.