Chamada para submissão de dossiê/ Convocatoria para el dossier/ Call for dossier submission

10/08/2020

Dossiê - Educação Ambiental, Ecologia de Saberes e Bem Viver:  diálogos e entrecruzamentos

 

Pensar de modo problematizado a crise do modelo socioeconômico vigente que acompanha o acirramento de genocídios e de outrocídios, como diria Eduardo Galeano, é uma questão posta àqueles e àquelas que se debruçam sobre as discussões educacionais e ambientais. Nesse bojo, compreendemos que focalizar as relações entre Educação Ambiental, Ecologia de Saberes e o Bem Viver pode nos oferecer pistas para a construção de outros presentes possíveis. Esse debate se torna ainda mais pertinente no contexto atual de fortalecimento de práticas, discursos e sujeitos autoritários representantes das alianças políticas entre neoliberalismo e conservadorismo, marcas do nosso passado-presente colonial latinoamericano. O presente dossiê se destina a reunir textos que dialoguem com essas relações, abordando diversos debates correlatos, a partir de diferentes perspectivas teórico-metodológicas e recortes plurais. Almeja-se visibilizar reflexões oriundas de experiências formativas e pesquisas em desenvolvimento ou já realizadas que se relacionem com a temática principal.

 

Dossier - Educación ambiental, Ecología de Saberes y Buen Vivir: diálogos e intercambio de experiencias

 

Pensar de manera problemática la crisis del modelo socioeconómico actual que acompaña a la intensificación de los genocidios y “otrocidios”, como diría Eduardo Galeano, es una pregunta que se les plantea a quienes están interesados/as en las discusiones acerca de la educación y cuestiones ambientales. En este contexto, entendemos que centrarnos en la relación entre Educación Ambiental, Ecología de Saberes y Buen Vivir puede ofrecernos pistas para la construcción de otros presentes posibles. Este debate se vuelve aún más relevante en el contexto actual de fortalecimiento de prácticas, discursos y sujetos autoritarios que representan las alianzas políticas entre el neoliberalismo y el conservadurismo, marcas de nuestro pasado-presente colonial latinoamericano. Este dossier tiene como objetivo reunir textos que dialogan con estas relaciones, abordando varios debates relacionados, desde diferentes perspectivas teórico-metodológicas y abordajes plurales. El objetivo es hacer visibles reflexiones de experiencias formativas e investigaciones en desarrollo o ya realizadas relacionadas con la temática principal.

 

Special Issue - Environmental Education, Ecology of Knowledge and Well-Being: dialogues and intersections

 

 To think in a problematic way the crisis of the current socioeconomic model that accompanies the intensification of genocides and othercides, as Eduardo Galeano would say, is a question posed to those who deal with educational and environmental discussions. In this context, we understand that focusing on the relationship between Environmental Education, Ecology of Knowledge and Well-Being can offer us clues for the construction of other possible realities. This debate becomes even more relevant in the current context of strengthening authoritarian practices, discourses and subjects representing the political alliances between neoliberalism and conservatism, marks of our Latin American colonial past-present. The present call is intended to gather texts that address these relations, discussing several analogous debates, from different theoretical and methodological perspectives and plural approaches. The aim is to assemble reflections from formative experiences and researches – under development or already carried out – related to the main theme.

 

Organização: 

Prof. Dr. Emmanuel Duarte Almada (UEMG)

Prof. Me. Rodrigo Cerqueira do Nascimento Borba (UEMG).

 

Editores Responsáveis:

Profª. Dra. Eliane Ferreira de Sá

Prof. Dr. Walesson Gomes da Silva

 

Submissão de artigos até: 12/02/2021

Prazo previsto para publicação: Março de 2021

Normas para autores: http://revista.uemg.br/index.php/Sulear/about/submissions#onlineSubmissions