SENTIPENSAR UMA PESQUISA EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL COM A LITERATURA DE EDUARDO GALEANO

Autores

  • Daniel Ganzarolli Martins Universidade Federal Fluminense
  • Shaula Maíra Vicentini de Sampaio Universidade Federal Fluminense

Palavras-chave:

Educação Ambiental, Narrativa, Literatura

Resumo

Eduardo Galeano é um escritor cuja obra combina de forma tão singular um olhar sensível e político sobre a América Latina, em especial para os seus povos e acontecimentos históricos. Esse artigo destaca o conceito de sentipensar, que permeia sua obra literária, entrelaçando-o a pensamentos disparados por uma pesquisa experimental com educação ambiental que foi realizada numa escola municipal de Florianópolis (SC), onde buscamos provocar uma reflexão acerca da multiplicidade de narrativas, afetos e encontros que estão a povoar tal espaço. A literatura de Galeano foi inspiradora em diferentes momentos no desenvolvimento dessa pesquisa, porém demarcamos seu atravessamento por dois de seus contos: “A função da arte/1” e “Janela sobre a palavra/1”. Assim, destacamos como a obra desse autor e a literatura num sentido amplo podem se constituir em fonte inesgotável de inspiração teórica e prática para o campo da educação ambiental.

Biografia do Autor

Daniel Ganzarolli Martins, Universidade Federal Fluminense

Doutorando e Mestre em Educação pela Universidade Federal Fluminense. Licenciado e Bacharel em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Santa Catarina.

Shaula Maíra Vicentini de Sampaio, Universidade Federal Fluminense

Professora adjunta da Universidade Federal Fluminense, atuando no curso de licenciatura em Ciências Biológicas e no Programa de Pós-Graduação em Educação desta universidade.

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Publicado

26-04-2021

Como Citar

Ganzarolli Martins, D., & Maíra Vicentini de Sampaio, S. (2021). SENTIPENSAR UMA PESQUISA EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL COM A LITERATURA DE EDUARDO GALEANO . Revista Interdisciplinar Sulear, (9), 50–66. Recuperado de https://revista.uemg.br/index.php/sulear/article/view/5278