SENTIPENSAR UMA PESQUISA EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL COM A LITERATURA DE EDUARDO GALEANO
Palavras-chave:
Educação Ambiental, Narrativa, LiteraturaResumo
Eduardo Galeano é um escritor cuja obra combina de forma tão singular um olhar sensível e político sobre a América Latina, em especial para os seus povos e acontecimentos históricos. Esse artigo destaca o conceito de sentipensar, que permeia sua obra literária, entrelaçando-o a pensamentos disparados por uma pesquisa experimental com educação ambiental que foi realizada numa escola municipal de Florianópolis (SC), onde buscamos provocar uma reflexão acerca da multiplicidade de narrativas, afetos e encontros que estão a povoar tal espaço. A literatura de Galeano foi inspiradora em diferentes momentos no desenvolvimento dessa pesquisa, porém demarcamos seu atravessamento por dois de seus contos: “A função da arte/1” e “Janela sobre a palavra/1”. Assim, destacamos como a obra desse autor e a literatura num sentido amplo podem se constituir em fonte inesgotável de inspiração teórica e prática para o campo da educação ambiental.
Referências
BENJAMIN, Walter. Teses sobre a história. In: ______. Magia e técnica, arte e política: Obras escolhidas, v.1. São Paulo: Brasiliense, 1987. p. 222-232.
CAMPIOLLO, Francielli. O que faz pensar, o que faz sentir – A retórica de Eduardo Galeano na revista brasileira Atenção! (1995-1997). 2018. 225 f. Dissertação (Mestrado em Jornalismo) - Programa de Pós-Graduação em Jornalismo. Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2018.
ESCOBAR, Arturo. Sentipensar com la Tierra: Nuevas Lecturas sobre desarrollo, território y diferencia. Universidad Autónoma Latinoamericana UNAULA. 2014.
GALEANO, Eduardo. As veias abertas da América Latina. 12ª Edição. São Paulo: L&PM, 1999.
_____________. Memoria del fuego, vol. 1: Los nacimientos. Vol. 1. Siglo XXI de España Editores, 2010a.
_____________. Memoria del fuego, vol. 2: Las caras y las máscaras. Vol. 2. Siglo XXI de España Editores, 2010b.
_____________. Memoria del fuego, vol. 3: El siglo del viento. Vol. 3. Siglo XXI de España Editores, 2010c.
_____________. Mulheres. Porto Alegre: L&PM Editores, 2011.
_____________. O Livro dos Abraços. Porto Alegre: L&PM, 2017.
GUIMARÃES, Leandro Belinaso. Uma leitura entre a floresta e a escola: um livro, uma década. In: PREVE, Ana Maria Hoepers; GUIMARÃES, Leandro; BARCELOS, Valdo; LOCATELLI, Julia (Org.). Ecologias inventivas: conversas sobre educação. Santa Cruz do Sul: EdUNISC, 2012. p. 362-367.
_____________. A Nau Incendiária da Ficção. In: MARTINS, Mirian Celeste; FARIA, Alessandra Ancona de; LOMBARDI, Lucia Maria Salgado dos Santos. (Orgs.). Formação de Educadores: contaminações interdisciplinares com arte na pedagogia e na mediação cultural. São Paulo: Terracota Editora, 2019.
LÓPEZ, Maximiliano Valerio. Filmar a escola: teoria da escola. In: LARROSA, Jorge (Org.) Elogio da escola. Belo Horizonte: Autêntica editora, p. 225-234. 2017b.
Referência oculta por razões de autoria.
RUFINO, Luiz; CAMARGO, Daniel Renaud; SÁNCHEZ, Celso. Educação Ambiental desde El Sur: A perspectiva da Terrexistência como Política e Poética Descolonial. Revista Sergipana de Educação Ambiental, Sergipe, v. 7, n. Especial, p. 1-11, 2020.