Concepções de estudantes do ensino médio sobre o ensino de genética: a necessidade de repensar os processos de ensino e aprendizagem

Autores

  • Fernanda de Jesus Costa Universidade do Estado de Minas Gerais - Unidade Ibirité
  • Luíza Campos Guerra de Araújo e Santos
  • Catarina Buseli Doro

Palavras-chave:

ensino de genética; metodologias alternativas; concepções

Resumo

A genética é um conteúdo de grande relevância dentro e fora do ambiente escolar, apesar disto verifica-se que existem dificuldades relacionadas aos processos de ensino e aprendizagem deste conteúdo. Considerando a importância do ensino de genética no ambiente escolar, o presente trabalho buscou verificar a concepção de estudantes do 3º ano do Ensino Médio de uma escola pública estadual sobre o de genética. Para tanto, após aprovação do projeto no Comitê de Ética o questionário foi entregue para os estudantes. Com base na análise de dados, verificou-se que os estudantes participantes desta pesquisa apresentam dificuldades em diversos conteúdos relacionados a genética, que consideram o conteúdo complexo e de difícil assimilação, mas que se sentem motivados para aprender. Destacam ainda, o uso de metodologias tradicionais nos processos de ensino e aprendizagem. Acredita-se que o uso de metodologias alternativas possa contribuir para os processos de ensino e aprendizagem de genética.

Biografia do Autor

Fernanda de Jesus Costa, Universidade do Estado de Minas Gerais - Unidade Ibirité

Bióloga, mestre em ensino de Ciências, Doutoranda em Educação todos pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Professora da Universidade do Estado de Minas Gerais - Unidade Ibirité - Departamento de Ciências Biológicas.

Referências

ARAÚJO, Maurício dos Santos. et al., A genética no contexto da sala de aula: dificuldades e desafios em uma escola pública de Floriano –PI. Revista REnCiMa, v. 9, n. 1, p. 19-30, 2018.

BRÃO A. F. S, PEREIRA A. T. B. Biotecnétika: possibilidades do jogo no ensino de genética. Revista Eletrônica de Enseñanza de las Ciencias v. 14, n. 1, p. 55-76, 2015

FERREIRA, Keli Eloide, et al. Conhecimentos de genética adquiridos por alunos do ensino médio: a necessidade de repensar os processos de ensino e aprendizagem desta disciplina. In: Anais III Encontro regional de Ensino de Biologia, regional 4, EREBIO, 2015.

JANN, Priscila Nowaski; LEITE, Maria de Fátima. Jogo do DNA: um instrumento pedagógico para o ensino de ciências e biologia. Ciências & Cognição, Rio de Janeiro, v. 15, n. 1, p. 282-293, 2010.

JUSTINA L. A. D, FERLA M. R. A utilização de modelos didáticos no ensino de Genética - exemplo de representação de compactação do DNA eucarioto. Arq Mudi. v. 10, n. 2 p. 35-40, 2006.

LEAL, Cristianni Antunes, MEIRELLES, Rosane Moreira Silva de; ROÇÂS, Giselle. O que estudantes do ensino médio pensam sobre genética? Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar. v. 5, n. 13, 2019

MACEDO, Delano Marcelino. et al.,. As mídias digitais como recurso didático para o ensino de genética e biologia molecular. Revista eletrônica de Educação da Faculdade Araguaia. v. 7, n. 7, p. 134-148, 2015.

MINAYO, M. C. S. O desafio da pesquisa social. In: MINAYO, Maria Cecília de Souza (Org). Pesquisa Social: Teoria, método e criatividade. 27. Ed. Petropolis, RJ: Vozes, 2008. P. 9-30.

MOURA, Joseane et al. Biologia/Genética: O ensino de biologia, com enfoque a genética, das escolas públicas no Brasil – breve relato e reflexão. Semina: Ciências Biológicas e da Saúde, Londrina, v. 34, n. 2, p. 167-174, jul./dez. 2014.

PEREIRA, Wiliam Alves. et al. MENDELmória: jogo didático voltado para o ensino de genética na perspectiva integradora. In: Anais IV Encontro Nacional de Ensino de Ciências da Saúde e do Ambiente. Niterói, RJ, 2014.

SILVA, Cirlande Cabral da; CABRAL, Hiléia Monteiro Maciel; CASTRO, Patrícia Macedo de. Investigando os obstáculos da aprendizagem de genética básica em alunos do ensino médio. ETD - Educação Temática Digital, 21(3), 718-737, 2019.

TEMP, Daiana Sonego, BARTHOLOMEI-SANTOS, Marlise Ladvocat. O ensino de genética: a visão de professores de Biologia. Revista Cientifica Schola, v. 2, n. 1, 2018, p. 83-95.

VESTENA, Rosemar de Freitas; LORETO, Élgion L. da Silva; SEPEL, Maria Nunes. Construção do heredograma da própria família: Uma proposta interdisciplinar e contextualizada para o ensino médio. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, v. 14, n. 1, p. 1-16, 2015.FREIRE, P. A Importância do ato de ler: em três artigos que se completam. São Paulo: Autores Associados: Cortez, 1989.

Downloads

Publicado

14-04-2021

Como Citar

Costa, F. de J., Campos Guerra de Araújo e Santos, L. ., & Buseli Doro, C. (2021). Concepções de estudantes do ensino médio sobre o ensino de genética: a necessidade de repensar os processos de ensino e aprendizagem . Revista Interdisciplinar Sulear, 8, 61–75. Recuperado de https://revista.uemg.br/index.php/sulear/article/view/5310