Concepções de estudantes do ensino médio sobre o ensino de genética: a necessidade de repensar os processos de ensino e aprendizagem
Palavras-chave:
ensino de genética; metodologias alternativas; concepçõesResumo
A genética é um conteúdo de grande relevância dentro e fora do ambiente escolar, apesar disto verifica-se que existem dificuldades relacionadas aos processos de ensino e aprendizagem deste conteúdo. Considerando a importância do ensino de genética no ambiente escolar, o presente trabalho buscou verificar a concepção de estudantes do 3º ano do Ensino Médio de uma escola pública estadual sobre o de genética. Para tanto, após aprovação do projeto no Comitê de Ética o questionário foi entregue para os estudantes. Com base na análise de dados, verificou-se que os estudantes participantes desta pesquisa apresentam dificuldades em diversos conteúdos relacionados a genética, que consideram o conteúdo complexo e de difícil assimilação, mas que se sentem motivados para aprender. Destacam ainda, o uso de metodologias tradicionais nos processos de ensino e aprendizagem. Acredita-se que o uso de metodologias alternativas possa contribuir para os processos de ensino e aprendizagem de genética.
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