DESDOBRAMENTOS PEDAGÓGICOS DA UTILIZAÇÃO DO INSTAGRAM PARA A PROMOÇÃO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Autores

  • Laís Machado de Souza Faculdade de Tecnologia e Ciências - UniFTC
  • Roniel Santos Figueiredo Centro Universitário de Tecnologia e Ciências - UniFTC

Palavras-chave:

Rede Social, Educação Ambiental, Ensino Remoto

Resumo

Em tempos de isolamento social causado pela pandemia da Covid-19, a Educação Ambiental, enquanto área interdisciplinar, pode usufruir do potencial educativo das redes sociais para a construção de sujeitos ecológicos e políticos. Assim, esse artigo tem por objetivo discutir os desdobramentos pedagógicos da utilização do Instagram para a promoção da Educação Ambiental no ensino superior. Os dados foram construídos por meio de enquete investigativa, sobre atividade promovida no Instagram, com estudantes de uma disciplina comum a cursos de uma instituição privada. Os resultados apontam que o uso das redes sociais potencializou a criatividade e o processo de reflexão e problematização sobre as questões socioambientais. Outros pontos destacados pelos discentes foram: a variedade de ferramentas disponíveis no Instagram para a produção de materiais educativos, o alcance proporcionado e a mediação docente como fator potencializador do caráter educacional da plataforma.

Biografia do Autor

Laís Machado de Souza, Faculdade de Tecnologia e Ciências - UniFTC

Mestra em Educação Científica e Formação de Professores de Ciências e Matemática e Especialista em Saúde Coletiva pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB); Bacharela em Enfermagem pela Faculdade de Tecnologia e Ciências (UniFTC) e licenciada em Ciências Biológicas (UESB). Docente assistente do Colegiado de Odontologia na UniFTC - Jequié-Ba. Assessora Técnica na Policlínica da Região de Saúde de Jequié - BA. Membra do Grupo de Estudos e Pesquisas em Gênero e Sexualidades, certificado pelo CNPq. Coordenadora do projeto de extensão: "Educação de trabalhadores de saúde para o respeito à diversidade sexual e de gênero", na UniFTC.

Roniel Santos Figueiredo, Centro Universitário de Tecnologia e Ciências - UniFTC

Professor do Centro Universitário de Ciências e Tecnologia – UniFTC. Docente da Secretaria Estadual de
Educação da Bahia. Doutorando em Educação Científica e Formação de Professores. Mestre em Relações Étnicas e Contemporaneidade. Pesquisador do Grupo de Estudos e Pesquisa em Gênero e Sexualidade – UESB.

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Publicado

26-04-2021

Como Citar

Machado de Souza, L., & Santos Figueiredo, R. . (2021). DESDOBRAMENTOS PEDAGÓGICOS DA UTILIZAÇÃO DO INSTAGRAM PARA A PROMOÇÃO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL. Revista Interdisciplinar Sulear, (9), 138–152. Recuperado de https://revista.uemg.br/index.php/sulear/article/view/5345