DIMENSÕES EDUCATIVAS DA AGROECOLOGIA ESCOLAR: POTENCIALIDADES ATRAVÉS DO ENCONTRO ENTRE AGRICULTORES/AS E PROFESSORES/AS

Autores

  • Angelica Cosenza Rodrigues Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF
  • Camila Neves Silva Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF
  • Emanuelle Tavares Barreto dos Reis Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF

Palavras-chave:

Hortas Escolares, Agroecologia Escolar, Extensão, Educação Ambiental

Resumo

O presente artigo objetiva descrever e analisar as trajetórias percorridas, desde 2018, no projeto de extensão intitulado “Percursos sustentáveis em busca de novas possibilidades para as hortas escolares: quando professores/as e agricultores/as urbanos/as se encontram”, desenvolvido por um grupo de pesquisa em educação ambiental de uma universidade pública de Minas Gerais. No ano de 2019, o projeto foi estruturado em encontros formativos entre agricultores/as, professores/as, pesquisadores/as e estudantes da universidade, os quais percorreram escolas e propriedades rurais, promovendo uma troca de saberes fundamentada na agroecologia escolar. O projeto também contou com a parceria de associações e movimentos sociais locais. Foi feita a análise dos encontros formativos e dos saberes dos/as professores/as participantes a partir de alguns eixos analíticos, sendo eles: Diálogos entre sujeitos e saberes; Transgressões dos lugares pedagógicos, de currículos rígidos e de conhecimentos fragmentados; Visibilidade às injustiças e às lutas sociais; Relações entre campo-cidade, movimentos sociais e escola; Defesa dos territórios e da soberania alimentar.

Biografia do Autor

Angelica Cosenza Rodrigues, Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF

Professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora. Graduada em Ciências Biológicas (1998) e Mestrado em Educação (2004) pela UFJF. Doutora em Educação em Ciências e Saúde (2014) pelo Núcleo de Tecnologia Educacional para a Saúde da UFRJ, tendo cumprido também parte de minha formação doutoral (2013) na Universidade Autônoma de Barcelona/Espanha (UAB). Atua como professora e pesquisadora no Grupo de Pesquisa "Núcleo de Educação em Ciência, Matemática e Tecnologia" (NEC/UFJF), onde coordena o GEA- Grupo de estudos e pesquisas em educação ambiental. Atualmente também atua como docente no Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da UFJF (mestrado e doutorado acadêmicos) . Na gestão acadêmica, atua como Coordenadora das Licenciaturas, ligada à Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD/UFJF) e Coordenadora Institucional do PIBID UFJF. Assume como interesses de investigação : educação ambiental, ecologia política, justiça ambiental , práticas docentes, formação de professores e educadores ambientais e fenômenos discursivos ambientais.

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Publicado

26-04-2021

Como Citar

Cosenza Rodrigues, A., NEVES SILVA, C., & Tavares Barreto dos Reis, E. . (2021). DIMENSÕES EDUCATIVAS DA AGROECOLOGIA ESCOLAR: POTENCIALIDADES ATRAVÉS DO ENCONTRO ENTRE AGRICULTORES/AS E PROFESSORES/AS. Revista Interdisciplinar Sulear, (9), 30–49. Recuperado de https://revista.uemg.br/index.php/sulear/article/view/5348