DIMENSÕES EDUCATIVAS DA AGROECOLOGIA ESCOLAR: POTENCIALIDADES ATRAVÉS DO ENCONTRO ENTRE AGRICULTORES/AS E PROFESSORES/AS
Palavras-chave:
Hortas Escolares, Agroecologia Escolar, Extensão, Educação AmbientalResumo
O presente artigo objetiva descrever e analisar as trajetórias percorridas, desde 2018, no projeto de extensão intitulado “Percursos sustentáveis em busca de novas possibilidades para as hortas escolares: quando professores/as e agricultores/as urbanos/as se encontram”, desenvolvido por um grupo de pesquisa em educação ambiental de uma universidade pública de Minas Gerais. No ano de 2019, o projeto foi estruturado em encontros formativos entre agricultores/as, professores/as, pesquisadores/as e estudantes da universidade, os quais percorreram escolas e propriedades rurais, promovendo uma troca de saberes fundamentada na agroecologia escolar. O projeto também contou com a parceria de associações e movimentos sociais locais. Foi feita a análise dos encontros formativos e dos saberes dos/as professores/as participantes a partir de alguns eixos analíticos, sendo eles: Diálogos entre sujeitos e saberes; Transgressões dos lugares pedagógicos, de currículos rígidos e de conhecimentos fragmentados; Visibilidade às injustiças e às lutas sociais; Relações entre campo-cidade, movimentos sociais e escola; Defesa dos territórios e da soberania alimentar.
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