O USO DO BITMOJI EM PRÁTICAS DE ENSINO

Autores

  • Mateus Jose dos Santos Instituto Federal de Minas Gerais - Campus São João Evangelista
  • Sidney Pires Martins Instituto Federal de Minas Gerais - Campus São João Evangelista
  • José Fernandes da Silva Instituto Federal de Minas Gerais - Campus São João Evangelista

Palavras-chave:

BITMOJI, TDICs, Práticas de Ensino

Resumo

O presente trabalho descreve as potencialidades da ferramenta Bitmoji em práticas de ensino desenvolvidas para serem implementadas na Educação Básica. Com a pandemia, as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) ganharam notório destaque podendo ser utilizadas em uma gama de estratégias didático-pedagógicas que podem impulsionar os processos de ensino e aprendizagem. A referida pesquisa foi realizada com 110 docentes de um município capixaba, por intermédio de um curso de formação continuada realizado no 2º Semestre de 2021. O curso versava sobre as metodologias ativas e as ferramentas digitais, dentre elas, o Bitmoji. Para essa investigação, de natureza qualitativa, serão debatidas algumas das produções coletadas durante o curso visando compreender os limites e as potencialidades da Ferramenta Bitmoji e as possibilidades de incentivo à criatividade que a ferramenta pode oportunizar. A pesquisa demonstrou que além de estimular a sensibilidade criativa, o Bitmoji é uma ferramenta que propicia o desenvolvimento de atividades conceituais, procedimentais e atitudinais. Além disso, as ferramentas digitais devem ser utilizadas para o desenvolvimento de um pensamento crítico e reflexivo, de modo que, tais recursos possibilitem uma Alfabetização Tecnológica dos indivíduos envolvidos nas mais diversas situações de aprendizagem.

Biografia do Autor

Mateus Jose dos Santos, Instituto Federal de Minas Gerais - Campus São João Evangelista

Doutorando em Educação para a Ciência pela UNESP-Bauru. Mestre em Educação pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Pós-graduado em Docência na Educação Básica e em Educação Inclusiva pelo IFMG Campus Avançado Arcos. Pós-Graduado em Ensino e Tecnologias com ênfase em Alfabetização Científica pelo IFMG Campus São João Evangelista. Pós-Graduado em Ensino de Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Licenciado em Química pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Participou do programa Ciência sem Fronteiras, fomentado pela CAPES, realizando suas atividades no Collège communautaire du Nouveau-Brunswick - Campus Bathurst e no Cégep de Sherbrooke, ambos no Canadá (2013-2015). Foi assessor de relacionamentos do projeto Embaixadores UFV e co-fundador do Núcleo Viçosa da Rede CsF/Em Rede. Atualmente é professor efetivo da Secretaria de Educação do Estado de Minas Gerais (SEE/MG) atuando na Escola Estadual João Paulo I - Belo Horizonte (Metropolitana B) e curador de projetos de Iniciação Científica da SEE-MG. Além disso, lidera a linha de pesquisa Educação Científica Crítica do Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Públicas e Formação de Profissionais da Educação (GEPPFOR UFV). Tem interesse pela Educação em Ciências e Educação Química com ênfase na formação de professores, Aprendizagem Ativa em Ciências e práticas avaliativas na Escola

Sidney Pires Martins, Instituto Federal de Minas Gerais - Campus São João Evangelista

Sidney Pires Martins é Mestre em Administração pela Faculdade Novos Horizontes de BH/MG e Especialista em Administração em Marketing Estratégico e em Gestão de Pessoas na Unilago em São José do Rio Preto/SP, além de possuir graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda pela mesma instituição. Professor Universitário das disciplinas de Empreendedorismo e Inovação, e áreas correlatas a Gestão e coordenador de TCCs, atua nos cursos de Engenharia de Produção, Ambiental e Sanitária, e Civíl; e Ciências Contábeis do Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix em BH. Sócio Diretor da Saber & Saber - Arte de Educar, onde atua como consultor na área de marketing estratégico e inteligência competitiva para pequenos e médios empresários, além de atuar como coach profissional e pessoal. Membro ativo da Associação Brasil Soka Gakkai Internacional, uma ONG filiada a ONU e já presente em 192 países, que luta pela Paz, Cultura e Educação dos povos com base na filosofia budista; Sidney também atua como Relações Públicas da Região na Metropolitana BH Centro Sul para BSGI. Já participou de Cursos de Aprimoramento para Jovens Líderes do Séc. XXI, bem como na organização de grandes eventos nacionais e internacionais, de intercâmbio de informações entre países que possuem representações da SGI. Participou ativamente na divulgação das culturas locais através de exposições nacionais vinculadas à SGI, ONG acima mencionada. Organizador de eventos de diversos formatos e repercussões ao longo dos últimos 15 anos; eventos esses que variam de jantares beneficentes para 15 pessoas à conferências, congressos, exposições e festivais culturais para mais de 12 mil pessoas. Já participou de vários cursos de atualização, reciclagem e especialização na área de gestão de pessoas, marketing estratégico e inteligência competitiva no Brasil e no Exterior (Argentina, Japão, via vídeo-conferência). É um profissional carismático, comunicativo e empreendedor, sempre obstinado a concretizar seus objetivos. Busca incansavelmente o melhor para empresa, onde valoriza acima de tudo o trabalho em equipe. Possui total fluência em língua Espanhola e gosta de lidar com público e pessoas de maneira geral.

José Fernandes da Silva, Instituto Federal de Minas Gerais - Campus São João Evangelista

Pós-Doutoramento, em curso, pela PUC/SP no Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática. Doutor em Educação Matemática pela UNIAN/SP, na Linha de Pesquisa Formação de professores que ensinam Matemática - Realizou estágio doutoral na Facultad de Formación del Profesorado del Departamento de Didáctica de las Ciencias Experimentales y la Matemática da Universidad de Barcelona - UB - Espanha (2014/2015) - sendo bolsista CAPES/PDSE. Foi bolsista no Programa de Formação Doutoral Docente - Prodoutoral/Capes. . Possui graduação em Matemática pela - UNIMONTES (2002). Graduação em Pedagogia pela - UNICSUL (2017). Especialização em Ensino Superior pela - UCAM (2003). Mestrado em Educação pela - UNINCOR, (2011). Atuou como docente em escolas públicas e privadas do Estado de Minas Gerais de 2000 a 2009. Foi tutor em curso de especialização da Universidade Castelo Branco - UCB e Universidade Cidade de São Paulo UNICID. Atualmente é Professor efetivo no Instituto Federal de Minas Gerais - Campus São João Evangelista, onde coordenou o Curso de Licenciatura em Matemática de 2010 a 2014. Coordenou ações do Projeto Rondon, em 2011 e 2012, nos estados de RN e AP. Foi coordenador adjunto,no IFMG, do Programa de Consolidação das Licenciaturas ? PRODOCENCIA/CAPES - 2011 a 2013. Atuou como coordenador de área do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID. É Coordenador Institucional do Programa Residência Pedagógica. Professor credenciado no Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional (PROFEPT) . É membro da Sociedade Brasileira de Educação Matemática e do Comitê Latino Americano de Matemática Educativa - CLAME. https://orcid.org/0000-0002-5798-5379

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Publicado

17-06-2023

Como Citar

Santos, M. J. dos, Martins, S. P., & da Silva, J. F. (2023). O USO DO BITMOJI EM PRÁTICAS DE ENSINO. Revista Interdisciplinar Sulear, 14, 126–141. Recuperado de https://revista.uemg.br/index.php/sulear/article/view/6428