A IMPORTÂNCIA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO INICIAL UNIVERSITÁRIA DE PROFESSORES EM PEDAGOGIA E AS CONTRIbUIÇÕES DA DISCIPLINA DE INTEGRAÇÃO CURRÍCULAR COMO ESPAÇO DE REFLEXÃO
Palabras clave:
Formação Inicial, Estágio Curricular Supervisionado, Integração CurricularResumen
O presente artigo apresenta uma revisão crítica das principais contribuições de discentes do curso de licenciatura em Pedagogia da Universidade do Estado de Minas Gerais- UEMG, Unidade Ibirité, acerca do Estágio Curricular Supervisionado e sua vinculação a disciplina de Integração Curricular que foram partilhadas em uma pesquisa de conclusão de curso em 2021, dialogando com diferentes autores, do Brasil e de outros países, que buscam evidenciar o processo de construção de saberes sobre a formação e a profissão docente. Para tanto, desenvolveu-se uma pesquisa com percurso metodológico de natureza qualitativa e utilizou um questionário como principal instrumento de produção de dados. Como resultado, foi possível identificar que o Estágio Curricular Supervisionado é um processo fundamental na formação inicial de professores e que a disciplina Integração Curricular se faz espaço de orientação, partilhas e trocas de vivências e experiências acerca do estágio, promovendo, assim, uma prática reflexiva.
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