A IMPORTÂNCIA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO INICIAL UNIVERSITÁRIA DE PROFESSORES EM PEDAGOGIA E AS CONTRIbUIÇÕES DA DISCIPLINA DE INTEGRAÇÃO CURRÍCULAR COMO ESPAÇO DE REFLEXÃO

Autores/as

  • Janaina Martins Silva Universidade do Estado de Minas Gerais- Unidade Ibirité
  • Flávia Silva Souza Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP

Palabras clave:

Formação Inicial, Estágio Curricular Supervisionado, Integração Curricular

Resumen

O presente artigo apresenta uma revisão crítica das principais contribuições de discentes do curso de licenciatura em Pedagogia da Universidade do Estado de Minas Gerais- UEMG, Unidade Ibirité, acerca do Estágio Curricular Supervisionado e sua vinculação a disciplina de Integração Curricular que foram partilhadas em uma pesquisa de conclusão de curso em 2021, dialogando com diferentes autores, do Brasil e de outros países, que buscam evidenciar o processo de construção de saberes sobre a formação e a profissão docente. Para tanto, desenvolveu-se uma pesquisa com percurso metodológico de natureza qualitativa e utilizou um questionário como principal instrumento de produção de dados. Como resultado, foi possível identificar que o Estágio Curricular Supervisionado é um processo fundamental na formação inicial de professores e que a disciplina Integração Curricular se faz espaço de orientação, partilhas e trocas de vivências e experiências acerca do estágio, promovendo, assim, uma prática reflexiva.

Biografía del autor/a

Janaina Martins Silva, Universidade do Estado de Minas Gerais- Unidade Ibirité

Possui mestrado em Educação pela Universidade Vale do Rio Verde (2009). Formada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Estado de Minas Gerais/ UEMG (2003). Atualmente é docente da educação superior na Universidade do Estado de Minas Gerais pela Faculdade de Educação e Formadora Reguonal do Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa- PNAIC. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Coordenação Pedagógica e Docência da Educação Básica e Ensino Superior.

Citas

AZEVEDO, R.O.M et al. Formação inicial de professores da educação básica no Brasil: trajetória e perspectivas. Revista Diálogo Educacional, v. 12, n. 37, 2012.

CALDERANO, M.A. O estágio curricular e os cursos de formação de professores: desafios de uma proposta orgânica. In: CALDERANO, M.A. (Org.). Estágio curricular: concepções, reflexões teórico-práticas e proposições. Juiz de Fora: UFJF, 2012, p. 237-260.

DAUANNY, B.E. O estágio no contesto dos processos formativos dos professores de Matemática para a Educação Básica: entre o proposto e o vivido. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, 2015.

DAUANNY, B.E; PIMENTA, S. G.; LIMA, M. S. L. A produção teórico-prática sobre o estágio na formação do professor – uma revisão crítica. Revista Interdisciplinar Sulear. ISSN: 2595-8569, ano 1, n°3, nov. 2019.

GATTI, B.A.; BARRETO, E.S. (Coords.). Professores do Brasil: impasses e desafios. Brasília: UNESCO, 2009.

GATTI, B.A. Formação de professores no Brasil: características e problemas. Educação & Sociedade, Campinas, v. 31, n. 113, p. 1355-1379, out./dez. 2010.

KULCSAR, R. O estágio supervisionado como prática integrada. In: PICONEZ, S.C.B. (Coord.). O estágio supervisionado como atividade integradora: a prática de ensino e o estágio supervisionado. 24. ed., Campinas, SP: Papirus, 2012 (Coleção Magistério: Formação e Trabalho Pedagógico).

LÜDKE, M. O lugar do Estágio na Formação de Professores. Educação em Perspectiva, Viçosa, 4, n°1, p. 111-133, jan./jun. 2013.

LÜDKE, M.; ANDRÉ, M.E.D.A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986. (Temas básicos de educação e ensino).

MARTELLI, A.C.; MANCHOPE, E.C.P. A história do curso de Pedagogia no Brasil: da sua criação ao contexto após LDB 9394/96. Revista Eletrônica de Ciências da Educação, v. 3, n. 1, 2004. 21 p.

PIMENTA, S. G.; LIMA, M. S. L. Estágio e docência: diferentes concepções. Revista Poíesis –Volume 3, n°3 e 4, p. 5-24, 2005/2006.

PIMENTA, S. G.; LIMA, M. S. L. Estágio e docência. São Paulo: Cortez, 2017.

TANURI. L.M. História da formação de professores. Revista Brasileira de Educação, maio/jun/jul/ago, n. 14, 2000.

TARDIF, M. A profissionalização do ensino passados trinta anos: dois passos para frente, três para trás. Educação & Sociedade, Campinas, v. 34, n. 123, p. 551-571, abr.-jun., 2013.

Publicado

2023-06-16

Cómo citar

Silva, J. M., & Souza , F. S. (2023). A IMPORTÂNCIA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO INICIAL UNIVERSITÁRIA DE PROFESSORES EM PEDAGOGIA E AS CONTRIbUIÇÕES DA DISCIPLINA DE INTEGRAÇÃO CURRÍCULAR COMO ESPAÇO DE REFLEXÃO . Revista Interdisciplinar Sulear, 14, 111–125. Recuperado a partir de https://revista.uemg.br/index.php/sulear/article/view/6602