Desafios e possibilidades para integrar educação científica e formação docente em um clube de ciências

Autores

  • Daniela Fabrini Valla Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Dafne da Costa Monteiro Universidade do Estado do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.36704/sulear.v1i12.6786

Palavras-chave:

Clube de Ciências, Clube de ciências online, ensino de ciências na pandemia

Resumo

O Clube de Ciências da FFP é um projeto ligado à Faculdade de Formação de Professores da UERJ (FFP/UERJ) e tem como objetivo criar um contato intenso e afetivo dos jovens com a ciência, a arte e a cultura, contribuindo para formação docente ao trabalhar em parceria com os licenciandos da universidade. Esse texto trata de quais caminhos trilhamos com o projeto durante a ‘ausência’ que virou o mundo no período de isolamento social na pandemia de COVID-19. O relato detalha como diante de dificuldades, dúvidas e incertezas que se formaram junto à chegada da pandemia, decidimos por estudar mais a temática norteadora como um primeiro passo e que foi a partir dele que soluções e possibilidades começaram a surgir, uma vez que os projetos de extensão da UERJ não receberam nenhuma forma de apoio ou orientação específicos, ficando a cargo de cada coordenador realizar a adaptação dos mesmos conforme a viabilidade de suas ações. A partir daí iniciou-se o trabalho com a rede social Instagram e suas diversas formas de interação com público significativo atingido. Seguiu-se com a montagem de turmas de clubistas online que oportunizaram experiências mais intensas de interação e de ação para a construção coletiva de conhecimentos, os quais foram reforçados nos encontros especiais com professores/pesquisadores e na rica troca de experiências durante o encontro com o Clube de Ciências Girassol. O momento é de retomada do presencial, mas ainda é preciso paciência e observação atenta das possibilidades, respeitando o tempo pessoal de adaptação dos envolvidos.

Biografia do Autor

Daniela Fabrini Valla , Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Daniela deu aula de ciências na prefeitura do Rio de Janeiro por 10 anos e atualmente é professora de disciplinas da área de ensino de ciências nos cursos de Ciências Biológicas e Pedagogia da FFP/UERJ, possui mestrado em educação pela UFRJ e coordena o projeto de extensão "Clube de Ciências da FFP: integrando educação científica e formação docente"

Referências

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Publicado

12-07-2022

Como Citar

Fabrini Valla , D. ., & da Costa Monteiro, D. (2022). Desafios e possibilidades para integrar educação científica e formação docente em um clube de ciências. Revista Interdisciplinar Sulear, 5(12), 36–54. https://doi.org/10.36704/sulear.v1i12.6786