Desafios e possibilidades para integrar educação científica e formação docente em um clube de ciências
DOI:
https://doi.org/10.36704/sulear.v1i12.6786Palavras-chave:
Clube de Ciências, Clube de ciências online, ensino de ciências na pandemiaResumo
O Clube de Ciências da FFP é um projeto ligado à Faculdade de Formação de Professores da UERJ (FFP/UERJ) e tem como objetivo criar um contato intenso e afetivo dos jovens com a ciência, a arte e a cultura, contribuindo para formação docente ao trabalhar em parceria com os licenciandos da universidade. Esse texto trata de quais caminhos trilhamos com o projeto durante a ‘ausência’ que virou o mundo no período de isolamento social na pandemia de COVID-19. O relato detalha como diante de dificuldades, dúvidas e incertezas que se formaram junto à chegada da pandemia, decidimos por estudar mais a temática norteadora como um primeiro passo e que foi a partir dele que soluções e possibilidades começaram a surgir, uma vez que os projetos de extensão da UERJ não receberam nenhuma forma de apoio ou orientação específicos, ficando a cargo de cada coordenador realizar a adaptação dos mesmos conforme a viabilidade de suas ações. A partir daí iniciou-se o trabalho com a rede social Instagram e suas diversas formas de interação com público significativo atingido. Seguiu-se com a montagem de turmas de clubistas online que oportunizaram experiências mais intensas de interação e de ação para a construção coletiva de conhecimentos, os quais foram reforçados nos encontros especiais com professores/pesquisadores e na rica troca de experiências durante o encontro com o Clube de Ciências Girassol. O momento é de retomada do presencial, mas ainda é preciso paciência e observação atenta das possibilidades, respeitando o tempo pessoal de adaptação dos envolvidos.
Referências
GALVÃO, M. C. B. Levantamento bibliográfico e pesquisa científica. In Fundamentos de Epidemiologia. Barueri: Manole, 2011
KRENAK, A. Ideias para adiar o fim do mundo. São Paulo: Companhia das Letras, 2019, 85p.
MORMUL, N. M. ; GIROTTO, E. D. ; SOARES, M. O. . Cortina de Fumaça: sujeitos ocultos e o desmonte da educação pública no Paraná e em São Paulo. In: Revista Terra Livre , 2018, v. 1, p. 65-96.
PAIXÃO, C.C. Experiências docentes no Clube de Ciências da UFPA: contribuições à renovação no ensino de Ciências. Tese (Doutorado) - Universidade Federal do Pará, Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas. Belém. 150f., 2016.
SCHMITZ, V. & TOMIO, D. O clube de ciências como prática educativa na escola: uma revisão sistemática acerca de sua identidade educadora, In: Revista Investigações em Ensino de Ciências, V24 (3), p. 305-324, 2019 DOI: https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2019v24n3p305