Letramento Digital na Base Nacional Comum Curricular: área de Ensino de Ciências da Natureza

NATURAL SCIENCE TEACHING AREA

Autores

  • Bethania Medeiros Geremias Professora do Departamento de Educação da Universidade Federal de Viçosa
  • Mariana Moreira dos Santos Universidade Federal de Viçosa/Programa de Pós-Graduação em Educação

Palavras-chave:

Base Nacional Comum Curricular, letramento digital, tecnologias digitais da informação e comunicação

Resumo

Neste artigo, investigamos os sentidos de tecnologia e de Tecnologias Digitais da Informação e da Comunicação (TDIC) materializados na Base Nacional Comum Curricular, com foco na área de ensino de Ciências da Natureza para os anos iniciais do Ensino Fundamental. Bem como, analisamos se há ou não articulações entre a compreensão das TDIC expressas na base e os estudos do letramento digital. Na análise do documento, identificamos uma escassez de estudos sobre esta temática, justificada por sua implementação recente. Ao nos pautarmos em referenciais atrelados às perspectivas críticas da tecnologia e do letramento digital, constatamos que, apesar de haver uma articulação entre a compreensão de tecnologia digital veiculada na base e os estudos sobre letramento digital, estão silenciados os autores que embasam tais discussões. Inferimos que há um deslocamento de sentido de tecnologia e de letramento digital, na medida em que estes são igualmente silenciados na passagem das competências gerais para os conteúdos propostos nas unidades temáticas da área de ciências, nos levando a inferir que há um deslocamento de sentido da dimensão da tecnologia como campo do conhecimento para uma ideia instrumentalista da mesma.

Biografia do Autor

Mariana Moreira dos Santos, Universidade Federal de Viçosa/Programa de Pós-Graduação em Educação

Mestranda em Educação pela Universidade Federal de Viçosa (UFV) e licenciada em Pedagogia pela mesma instituição. Participa do grupo de pesquisa Tecnologia Ciência e Dodiscência (TECIDO), vinculado à Universidade Federal de Viçosa. 

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Publicado

04-09-2024

Como Citar

Geremias, B. M., & Moreira dos Santos, M. (2024). Letramento Digital na Base Nacional Comum Curricular: área de Ensino de Ciências da Natureza: NATURAL SCIENCE TEACHING AREA. Revista Interdisciplinar Sulear, (17), 71–86. Recuperado de https://revista.uemg.br/index.php/sulear/article/view/7873