Potencialidades de um projeto de letramento estatístico para a promoção da educação estatística crítica: um panorama de um estudo em curso

Autores

  • Fernanda Angelo Pereira Universidade Federal do Rio Grande
  • Mauren Porciúncula Moreira da Silva Universidade Federal do Rio Grande

Palavras-chave:

Educação Estatística, Educação Estatística Crítica, Letramento Estatístico, Projeto de Aprendizagem Estatístico, Discurso do Sujeito Coletivo

Resumo

Este texto apresenta uma pesquisa de doutorado em andamento, que tem como foco o estudo sobre um Projeto de Letramento Estatístico e a promoção da Educação Estatística Crítica (EEC) na formação pré-profissional de jovens em situação de vulnerabilidade sócio-econômica-ambiental. O estudo em questão tem por objetivo investigar as vivências proporcionadas pelo Projeto de Letramento Estatístico para uma formação estatisticamente crítica de jovens em vulnerabilidade sócio-econômica-ambiental no contexto da educação pré-profissionalizante visando um avanço da teoria da EEC. Esta pesquisa se caracteriza como um estudo de caso e tem caráter qualitativo. O corpus é constituído por meio de pesquisas de campo, entrevistas, questionários, instrumentos específicos, entre outros recursos que possam ser agregados para a coleta de dados pertinentes à investigação. Os participantes da pesquisa são os estudantes de uma instituição pública de ensino pré-profissionalizante do segundo semestre de 2022, além dos professores do referido Projeto. A análise dos dados coletados é auxiliada pela metodologia do Discurso do Sujeito Coletivo. A análise de quatro discursos construídos revelou indícios da EEC no Projeto, a partir da metodologia de Projeto de Aprendizagem Estatístico. Os discursos analisados demonstram que o Projeto de Letramento Estatístico tem o potencial de contribuir para a formação dos alunos, proporcionando-lhes habilidades e conhecimentos estatísticos alinhados à EEC, promovendo o letramento estatístico e permitindo uma compreensão mais profunda do papel da Estatística no contexto social e político em que estão inseridos.

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Publicado

04-09-2024

Como Citar

Angelo Pereira, F., & Porciúncula Moreira da Silva, M. (2024). Potencialidades de um projeto de letramento estatístico para a promoção da educação estatística crítica: um panorama de um estudo em curso. Revista Interdisciplinar Sulear, (17), 87–101. Recuperado de https://revista.uemg.br/index.php/sulear/article/view/7944