Alfabetização científica e a formação docente: um olhar através de um clube de ciências
Palavras-chave:
Formação Inicial, Ensino não formal, Clube de CiênciasResumo
Os Clubes de Ciências são considerados espaços favoráveis para o debate de temas científicos, ambientais, sociais e culturais. As temáticas são definidas conforme o interesse dos clubistas. Existem diversos trabalhos que destacam a contribuição de um Clube de Ciências para os clubistas, porém o debate relacionado com a formação de professores é ainda pequeno. Sendo assim, o presente trabalho buscou verificar a contribuição da vivência em um Clube de Ciências para a formação docente, em especial com relação à alfabetização científica. Para tanto, foi disponibilizado um questionário online para dez estudantes de licenciatura participantes de um Clube de Ciências. O objetivo do questionário foi verificar as concepções sobre alfabetização científica e as contribuições do Clube para a formação docente e para a alfabetização científica. Foram obtidas oito respostas, com base na análise realizada foi possível evidenciar que a temática da alfabetização científica vem sendo debatido de forma efetiva nos cursos de formação inicial, destaca-se ainda que a vivência no Clube permite compreender de forma prática aspectos relacionados com a alfabetização científica e prática docente. Assim, podemos inferir que o Clube é um importante espaço para a formação docente, contribuindo para a aquisição de conhecimentos relacionados com a tarefa docente.
Referências
BORGES, B. T. D.; SILVA, C. M.; LIMA, V. M. do R. Clubes de Ciências e contribuições para a formação docente: uma análise narrativa. Revista Thema, Pelotas, v. 16, n. 3, p. 719–731, 2019. DOI: 10.15536/thema.V16.2019.719-731.1477. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/1477. Acesso em: 13 set. 2023.
CUNHA, Maria Isabel. O tema da formação de professores: trajetórias e tendências do campo na pesquisa e na ação. Educ. Pesqu., São Paulo, n. 3, p. 609-625, 2013.
CHASSOT, A. Alfabetização científica: questões e desafios para a educação. Revista Brasileira de Educação, 2003. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/gZX6NW4YCy6fCWFQdWJ3KJh/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 2 set. 2023.
FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. 40. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra. 2005.
JESUS, E. C. COSTA, F. de J. Contribuições de um Clube de Ciências para a formação inicial de professores. Revista Interdisciplinar Sulear, [S. l.], v. 5, n. 13, p. 78–91, 2023. DOI: 10.36704/sulear. v5i13.7484. Disponível em: https://revista.uemg.br/index.php/sulear/article/view/7484. Acesso em: 2 set. 2023.
LORENZI-FILHO, L. A; LIMA, V. M. do R. Um olhar contemporâneo para os clubes de ciências, Revista interdisciplinar Sulear, ano 05, número 12- julho/2022. Disponível em: https://revista.uemg.br/index.php/sulear/article/view/6784/4125 Acesso em: 13 set. 2023
LORENZI FILHO, L. A. Conteúdos Negligenciados no Ensino de Ciências: um estudo de caso na educação básica. 2020. 158 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) –Escola Politécnica, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2020. Disponível em: https://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/9236/2/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20-%20LUIZ%20LORENZI_final.pdf Acesso em: 13 set. 2023
GROSSKLAUS, Simone Terezinha. et al., Clubes de Ciências: Contribuições para a formação inicial docente. Revista Conexão UEPG, v. 17, n. 1. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/conexao/article/view/18139/209209215507. Acesso em: 13 set. 2023
RODRIGUES, M. F. R.; COSTA, F. de J. Metodologia Científica: Minicurso realizado por um Clube de Ciências durante a pandemia. Revista Interdisciplinar Sulear, [S. l.], v. 5, n. 12, p. 110–125, 2022. DOI: 10.36704/sulear. v1i12.6790. Disponível em: https://revista.uemg.br/index.php/sulear/article/view/6790. Acesso em: 2 set. 2023.
MENEZES, C.; SCHROEDER, E.; SILVA, V. L. de S. Clubes de Ciências como espaço de Alfabetização Científica e Ecoformação. Atos de Pesquisa em Educação, Blumenau, v. 7, n. 3, p. 811-833, 2012.
SASSERON, L. H.; CARVALHO, A. M. P. Alfabetização científica: uma revisão bibliográfica. Investigações em Ensino de Ciências, v. 16, n. 1, 2011.
SASSERON, L. H.; MACHADO V. F. Alfabetização Científica na prática: Inovando a forma de ensinar física. São Paulo: Livraria de Física, 2017;
SOUSA, N. P. R. de .; VIANA, R. H. O.; FERREIRA, G.; NOGUEIRA, L. C. . Clube de Ciências: um olhar a partir das teses e dissertações brasileiras. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, [S. l.], v. 9, n. 3, p. e21079, 2021. DOI: 10.26571/reamec.v9i3.12435. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/12435. Acesso em: 2 set. 2023.
FILHO, Edemar Benedetti et al. Clube de Ciências: A importância da extensão universitária na formação docente de graduandos de licenciatura em Química. Cidadania em Ação: Revista de Extensão e Cultura, Florianópolis (SC), v. 4, n. 1, jan./jun. 2020.