Alfabetização científica e a formação docente: um olhar através de um clube de ciências

Autores

  • Ana Clara Ferreira Leão Universidade do Estado de Minas Gerais
  • Evelyn Christina de Jesus Universidade do Estado de Minas Gerais
  • Fernanda de Jesus Costa Universidade do Estado de Minas Gerais

Palavras-chave:

Formação Inicial, Ensino não formal, Clube de Ciências

Resumo

Os Clubes de Ciências são considerados espaços favoráveis para o debate de temas científicos, ambientais, sociais e culturais. As temáticas são definidas conforme o interesse dos clubistas. Existem diversos trabalhos que destacam a contribuição de um Clube de Ciências para os clubistas, porém o debate relacionado com a formação de professores é ainda pequeno. Sendo assim, o presente trabalho buscou verificar a contribuição da vivência em um Clube de Ciências para a formação docente, em especial com relação à alfabetização científica. Para tanto, foi disponibilizado um questionário online para dez estudantes de licenciatura participantes de um Clube de Ciências. O objetivo do questionário foi verificar as concepções sobre alfabetização científica e as contribuições do Clube para a formação docente e para a alfabetização científica. Foram obtidas oito respostas, com base na análise realizada foi possível evidenciar que a temática da alfabetização científica vem sendo debatido de forma efetiva nos cursos de formação inicial, destaca-se ainda que a vivência no Clube permite compreender de forma prática aspectos relacionados com a alfabetização científica e prática docente. Assim, podemos inferir que o Clube é um importante espaço para a formação docente, contribuindo para a aquisição de conhecimentos relacionados com a tarefa docente.

Biografia do Autor

Ana Clara Ferreira Leão, Universidade do Estado de Minas Gerais

Estudante de licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado de Minas Gerais e integrante do Clube de Ciências - BIOTEC

Fernanda de Jesus Costa, Universidade do Estado de Minas Gerais

Bióloga, mestre em ensino de Ciências, Doutoranda em Educação todos pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Professora da Universidade do Estado de Minas Gerais - Unidade Ibirité - Departamento de Ciências Biológicas.

Referências

BORGES, B. T. D.; SILVA, C. M.; LIMA, V. M. do R. Clubes de Ciências e contribuições para a formação docente: uma análise narrativa. Revista Thema, Pelotas, v. 16, n. 3, p. 719–731, 2019. DOI: 10.15536/thema.V16.2019.719-731.1477. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/1477. Acesso em: 13 set. 2023.

CUNHA, Maria Isabel. O tema da formação de professores: trajetórias e tendências do campo na pesquisa e na ação. Educ. Pesqu., São Paulo, n. 3, p. 609-625, 2013.

CHASSOT, A. Alfabetização científica: questões e desafios para a educação. Revista Brasileira de Educação, 2003. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/gZX6NW4YCy6fCWFQdWJ3KJh/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 2 set. 2023.

FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. 40. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra. 2005.

JESUS, E. C. COSTA, F. de J. Contribuições de um Clube de Ciências para a formação inicial de professores. Revista Interdisciplinar Sulear, [S. l.], v. 5, n. 13, p. 78–91, 2023. DOI: 10.36704/sulear. v5i13.7484. Disponível em: https://revista.uemg.br/index.php/sulear/article/view/7484. Acesso em: 2 set. 2023.

LORENZI-FILHO, L. A; LIMA, V. M. do R. Um olhar contemporâneo para os clubes de ciências, Revista interdisciplinar Sulear, ano 05, número 12- julho/2022. Disponível em: https://revista.uemg.br/index.php/sulear/article/view/6784/4125 Acesso em: 13 set. 2023

LORENZI FILHO, L. A. Conteúdos Negligenciados no Ensino de Ciências: um estudo de caso na educação básica. 2020. 158 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) –Escola Politécnica, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2020. Disponível em: https://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/9236/2/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20-%20LUIZ%20LORENZI_final.pdf Acesso em: 13 set. 2023

GROSSKLAUS, Simone Terezinha. et al., Clubes de Ciências: Contribuições para a formação inicial docente. Revista Conexão UEPG, v. 17, n. 1. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/conexao/article/view/18139/209209215507. Acesso em: 13 set. 2023

RODRIGUES, M. F. R.; COSTA, F. de J. Metodologia Científica: Minicurso realizado por um Clube de Ciências durante a pandemia. Revista Interdisciplinar Sulear, [S. l.], v. 5, n. 12, p. 110–125, 2022. DOI: 10.36704/sulear. v1i12.6790. Disponível em: https://revista.uemg.br/index.php/sulear/article/view/6790. Acesso em: 2 set. 2023.

MENEZES, C.; SCHROEDER, E.; SILVA, V. L. de S. Clubes de Ciências como espaço de Alfabetização Científica e Ecoformação. Atos de Pesquisa em Educação, Blumenau, v. 7, n. 3, p. 811-833, 2012.

SASSERON, L. H.; CARVALHO, A. M. P. Alfabetização científica: uma revisão bibliográfica. Investigações em Ensino de Ciências, v. 16, n. 1, 2011.

SASSERON, L. H.; MACHADO V. F. Alfabetização Científica na prática: Inovando a forma de ensinar física. São Paulo: Livraria de Física, 2017;

SOUSA, N. P. R. de .; VIANA, R. H. O.; FERREIRA, G.; NOGUEIRA, L. C. . Clube de Ciências: um olhar a partir das teses e dissertações brasileiras. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, [S. l.], v. 9, n. 3, p. e21079, 2021. DOI: 10.26571/reamec.v9i3.12435. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/12435. Acesso em: 2 set. 2023.

FILHO, Edemar Benedetti et al. Clube de Ciências: A importância da extensão universitária na formação docente de graduandos de licenciatura em Química. Cidadania em Ação: Revista de Extensão e Cultura, Florianópolis (SC), v. 4, n. 1, jan./jun. 2020.

Downloads

Publicado

04-09-2024

Como Citar

Leão, A. C. F., de Jesus, E. C., & Costa, F. de J. (2024). Alfabetização científica e a formação docente: um olhar através de um clube de ciências . Revista Interdisciplinar Sulear, (17), 57–70. Recuperado de https://revista.uemg.br/index.php/sulear/article/view/8039