Letramento científico e letramento midiático: possíveis articulações frente às questões contemporâneas
POSSIBLE ARTICULATIONS IN FRONT OF CONTEMPORARY ISSUES
Palavras-chave:
educação em ciências, letramento científico, letramento midiáticoResumo
No campo da Educação, encontramos discussões sobre diversas concepções de letramento. Neste artigo, discutimos noções de “letramento científico” e “letramento midiático” e defendemos a necessidade de uma articulação entre elas para a compreensão de discursos sobre ciência que circulam nas mídias. Analisamos um exemplo de notícia publicada em jornais de grande circulação à época da pandemia de Covid-19 que afirmava, mediante resultados de uma pesquisa científica, a possibilidade de extermínio do coronavírus por meio de exposição solar. Concluímos que, especificamente nos contextos pandêmico e pós-pandêmico de Covid-19, torna-se evidente a necessidade de articulação entre os letramentos científico e midiático devido a multiplicidade de semioses que compõem as informações disponibilizadas pelos meios de comunicação de massa e a incompletude de análise que somente um dos letramentos nos fornece para identificação de diferentes aspectos presentes em seus conteúdos.
Referências
COSCARELLI, Carla., RIBEIRO, Ana. Elisa. Apresentação. Em C. V. Coscarelli & A. E. Ribeiro (Orgs.). Letramento digital: Aspectos sociais e possibilidades pedagógicas, 3ª ed. 2 reimp., p. 07-12, Ceale; Autêntica Editora, 2017.
HODGE, Robert., KRESS, G. Social Semiotics. London: Polity Press, 1988
HODSON, Derek. Becoming Part of the Solution: Learning about Activism, Learning through Activism, Learning from Activism. In: BENCZE, Larry; ALSOP, Steve (ed.). Activist Science and Technology Education. New York: Springer Dordrecht, 2014.
KRESS, Gunther., van Leeuwen, Teun. Reading Images: the grammar of visual design, London: Routledge, 1996.
KRESS, Gunther; OGBORN, Jon; MARTINS, Isabel. A satellite view of language: some lessons from the science classroom, Language Awareness, v. 7, n. 2&3, p. 69-89, 1998
KRESS, Gunther; OGBORN, Jon; JEWITT, C.; TSATSARELIS, C. Multimodal teaching and learning: the rhetorics of the science classroom, London: Continuum, 2006
LEANING, Marcus. Media and information literacy: an integrated approach for the 21st century. Cambridge: Elsevier Science & Technology, 2017.
LIVINGSTONE, Sônia. Media Literacy and the challenge of new information and communication Technologies. London: LSE Research Online, 2004.
MARTINS, Isabel. Alfabetização científica: metáfora e perspectiva para o ensino de ciências. Encontro de Pesquisa em Ensino de Física, v. 11, p. 1-14, 2008.
MASSARANI, Luisa et al. Narrativas sobre vacinação em tempos de fake news: uma análise de conteúdo em redes sociais. Saúde e Sociedade, v. 30, p. e200317, 2021. Disponível em: https://www.scielosp.org/article/sausoc/2021.v30n2/e200317/. Acesso em: 18 jun. 2021.
ROJO, Roxane; MOURA, Eduardo. Multiletramentos na escola. São Paulo: Parábola, 2012.
SANTOS, Wildson Luiz Pereira. Educação científica na perspectiva de letramento como prática social: funções, princípios e desafios. Revista Brasileira de Educação, v. 12, p. 474-492, 2007. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/C58ZMt5JwnNGr5dMkrDDPTN/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 26 jun. 2021.
SANTOS, Wildson Luiz Pereira. Scientific literacy: A Freirean perspective as a radical view of humanistic science education. Science Education, v. 93, n. 2, p. 361-382, 2009. Disponível em: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/epdf/10.1002/sce.20301. Acesso em: 02 jul. 2021.
SOL forte pode matar o novo coronavírus em até 34 minutos, aponta estudo. Portal Saúde iG, 2020. Disponível em: https://saude.ig.com.br/2020-06-23/sol-forte-pode-matar-o-novo-coronavirus-em-ate-34-minutos-aponta-estudo.html. Acesso em: 10 dez. 2020.
SØRVIK, Gard Ove; MORK, Sonja M. Scientific literacy as social practice: Implications for reading and writing in science classrooms. Nordic Studies in Science Education, v. 11, n. 3, p. 268-281, 2015. Disponível em: https://journals.uio.no/nordina/article/view/987/2259. Acesso em: 11 mar. 2022.
SOUSA, Caio Eder Santiago Lopes de. Os multiletramentos como motivadores da prática de leitura em sala de aula / Caio Eder Santiago Lopes de Sousa. Fortaleza: SEDUC, 118 p. 2019.
SOUZA, Lumárya Souza de. O letramento midiático e a educação: panorama e perspectivas em uma escola pública na favela. In: IX Simpósio Internacional de Comunicação e Educação, Aracaju, 2018.
STREET, Brian. Letramentos sociais: abordagens críticas do letramento no desenvolvimento, na etnografia e na educação. Tradução: Marcos Bagno. 1. ed. São Paulo: Parábola, 2014.
THE NEW LONDON GROUP. A pedagogy of multiliteracies: designing social futures. The Harvard Educational Review, v. 1, n. 66, p. 60-92, 1996.
VALLADARES, Liliana. Scientific literacy and social transformation: Critical perspectives about science participation and emancipation. Science & Education, v. 30, n. 3, p. 557-587, 2021. Disponível em: https://link.springer.com/article/10.1007/s11191-021-00205-2. Acesso em: 20 maio 2022.