Investigando a psicomotricidade na educação infantil: desafios e oportunidades para o desenvolvimento motor integral

Autores

  • Ana Karina Ladeira Gomes Instituto Federal de Minas Gerais, Sabará
  • Walesson Gomes da Silva Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
  • Heli Sabino de Oliveira Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
  • Ana Paula Ferreira Pedroso Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Palavras-chave:

Educação básica, Psicomotricidade, Desenvolvimento motor

Resumo

Esta pesquisa visa explorar a relação entre psicomotricidade e seus efeitos no âmbito pedagógico e lúdico durante a primeira infância. Utilizando uma abordagem de revisão bibliográfica de caráter narrativo e qualitativo. Observou-se a importância do desenvolvimento de atividades e exercícios no ensino infantil para promoção o progresso e o desenvolvimento psicomotor das crianças. Destaca-se a relevância desse enfoque, especialmente diante do crescente uso de dispositivos tecnológicos, que tendem a diminuir as práticas de atividades lúdicas envolvendo habilidades bimotoras. A pesquisa enfatiza o papel essencial do ambiente escolar na promoção do desenvolvimento psicomotor, destacando a responsabilidade de fornecer suporte para evitar que as gerações futuras enfrentem adversidades relacionadas ao desenvolvimento motor restrito ou limitado. A investigação proporcionou uma compreensão aprofundada da interconexão entre educação infantil, Psicomotricidade e desenvolvimento psicomotor, evidenciando a importância de estratégias específicas de intervenção e abordagens integradas para promover o desenvolvimento saudável das crianças.

Palavras-chave: Educação básica, Desenvolvimento motor, Pedagogia, Psicomotricidade.

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Publicado

30-12-2023

Como Citar

Ladeira Gomes, A. K., Gomes da Silva, W., Sabino de Oliveira, H., & Ferreira Pedroso, A. P. (2023). Investigando a psicomotricidade na educação infantil: desafios e oportunidades para o desenvolvimento motor integral. Revista Interdisciplinar Sulear, (16), 88–101. Recuperado de https://revista.uemg.br/index.php/sulear/article/view/8315