Investigando a psicomotricidade na educação infantil: desafios e oportunidades para o desenvolvimento motor integral
Palavras-chave:
Educação básica, Psicomotricidade, Desenvolvimento motorResumo
Esta pesquisa visa explorar a relação entre psicomotricidade e seus efeitos no âmbito pedagógico e lúdico durante a primeira infância. Utilizando uma abordagem de revisão bibliográfica de caráter narrativo e qualitativo. Observou-se a importância do desenvolvimento de atividades e exercícios no ensino infantil para promoção o progresso e o desenvolvimento psicomotor das crianças. Destaca-se a relevância desse enfoque, especialmente diante do crescente uso de dispositivos tecnológicos, que tendem a diminuir as práticas de atividades lúdicas envolvendo habilidades bimotoras. A pesquisa enfatiza o papel essencial do ambiente escolar na promoção do desenvolvimento psicomotor, destacando a responsabilidade de fornecer suporte para evitar que as gerações futuras enfrentem adversidades relacionadas ao desenvolvimento motor restrito ou limitado. A investigação proporcionou uma compreensão aprofundada da interconexão entre educação infantil, Psicomotricidade e desenvolvimento psicomotor, evidenciando a importância de estratégias específicas de intervenção e abordagens integradas para promover o desenvolvimento saudável das crianças.
Palavras-chave: Educação básica, Desenvolvimento motor, Pedagogia, Psicomotricidade.
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