Contribuições do letramento histórico para um ensino decolonial: um ensaio a partir das dissertações do ProfHistória

CONTRIBUCIONES DE LA LITERACIDAD HISTÓRICA A LA ENSEÑANZA DECOLONIAL: UN ENSAYO BASADO EN DISERTACIONES DE PROFHISTÓRIA

Autores/as

  • Patrícia Karla Soares Santos Dorotéio Universidade do Estado de Minas Gerais.Universidade Federal de Minas Gerais. https://orcid.org/0000-0003-4236-2643
  • Maria Luísa de Souza Silva Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)

Palabras clave:

Letramento histórico, relações étnico-raciais, decolonialidade

Resumen

Este ensayo se interesa por las contribuciones del concepto de literacidad a la construcción de una historia decolonial, especialmente desde el punto de vista de la enseñanza de la historia, en la escuela, en el aula. Su objetivo es mapear las apropiaciones del concepto de literacidad histórica en propuestas pedagógicas que abordan la cuestión de las relaciones étnico-raciales desde una perspectiva decolonial.  Para ello, se realizó una investigación exploratoria a partir de la base de datos de disertaciones y productos pedagógicos del Programa de Mestrado Profissional em Ensino de História – ProfHistória. El marco teórico de este ensayo está constituido por estudios sobre literacidad histórica y decolonialidad. La investigación exploratoria en la base de datos de disertaciones de ProfHistória reveló un área de estudio que aún necesita ser explorada, en vista de la contribución que una perspectiva múltiple de la literacidad histórica puede hacer al aprendizaje histórico escolar.

Biografía del autor/a

Patrícia Karla Soares Santos Dorotéio, Universidade do Estado de Minas Gerais.Universidade Federal de Minas Gerais.

Doutoranda em Educação FAE/UFMG. Professora do Departamento de Educação e Ciências Humanas da UEMG/Ibirité. Membro do grupo de pesquisa "Laboratório sobre Estudos da Docência" (LEDOC).

Maria Luísa de Souza Silva, Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)

Graduanda em Pedagogia. Universidade do Estado de Minas Gerais - Unidade Ibirité.

 

Citas

BARCA, Isabel. Literacia e consciência histórica. Educar, Curitiba, Especial, p. 93-112, 2006.

BENJAMIN, Walter. Textos escolhidos. São Paulo: Abril Cultural, 1983.

CEREZER, Osvaldo Mariotto (Org.) Entre o Ensino e a Pesquisa: O ProfHistória como campo de produção para o ensino de história. Cáceres: Editora UNEMAT, p. 6-11, 2021.

CERRI, Luis Fernando. Ensino de História e consciência histórica: implicações didáticas de uma discussão contemporânea. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2011.

COELHO, Isabelle de Lacerda Nascentes. O Axé na Sala de Aula: abordando as religiões afro-brasileiras no ensino de história. Dissertação. Programa de Mestrado Profissional em Ensino de História (ProfHistória), Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, 2016.

DAMASCENO, Paulo Airton Pinto. Silêncio na sala!: combates narrativos contra o silenciamento de grupos periféricos através dos modelos não formais de ensino da Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB) e de Olimpíadas Escolares Internas (OIH). Dissertação. Programa de Mestrado Profissional em Ensino de História (ProfHistória), Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2019.

LEE, Peter. Em direção a um conceito de literacia histórica. Educar, Curitiba, Especial, p. 131-150, 2006.

MIGNOLO, Walter. Colonialidade, o lado mais escuro da modernidade. Revista Brasileira de Ciências Sociais. vol. 32 n° 94, junho/2017.

PAIM, Elison. A.; ARAÚJO, Helena. M. M. Memórias outras, patrimônios outros, e decolonialidades: Contribuições teórico-metodológicas para o estudo de história da África e dos afrodescendentes e de história dos Indígenas no Brasil. Arquivos Analíticos de Políticas Educativas, v. 26, n. 92, 2018. http://dx.doi.org/10.14507/epaa.26.3543

PEREIRA, Nilton Mullet; PAIM, Elison Antônio. Para pensar o ensino de história e os passados sensíveis: contribuições do pensamento decolonial. Educação e Filosofia, Uberlândia, v. 32, n. 66, p. 1229-1253, set./dez. 2018.

QUIJANO, Aníbal. A colonialidade do saber: eurocentrismo e ciências sociais. Perspectivas latino-americanas. CLACSO, Consejo Latinoamericano de Ciencias Sociales, Buenos Aires, 2005.

ROCHA, Helenice. Aparecida Bastos. Letramento(s) histórico(s): uma proposta plural para o ensino e a aprendizagem de História. Revista Territórios & Fronteiras, Cuiabá, vol. 13, n. 2, jul.-dez., 2020.

RÜSEN, Jörn. Razão histórica. Brasília: UnB, 2001.

SCHMIDT, Maria Auxiliadora. Literacia Histórica: um desafio para a educação histórica no século XXI. História & Ensino, Londrina, v. 15. p. 09-22, ago. 2009.

WALSH, Catherine. Interculturalidade e decolonialidade do poder um pensamento e posicionamento “outro” a partir da diferença colonial. Revista Eletrônica da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). V. 05, N. 1, Jan.-Jul., 2019.

ZILIOTTO, Bruno. Provocações Crônicas: A Construção de um site educativo para repensar a escola, a disciplina de História e as Áfricas. Dissertação. Programa de Mestrado Profissional em Ensino de História (ProfHistória), Universidade do Estado de Santa Catarina (UESC), 2016.

Publicado

2024-09-04

Cómo citar

Dorotéio, P. K. S. S., & de Souza Silva, M. L. (2024). Contribuições do letramento histórico para um ensino decolonial: um ensaio a partir das dissertações do ProfHistória : CONTRIBUCIONES DE LA LITERACIDAD HISTÓRICA A LA ENSEÑANZA DECOLONIAL: UN ENSAYO BASADO EN DISERTACIONES DE PROFHISTÓRIA. Revista Interdisciplinar Sulear, (17), 42–56. Recuperado a partir de https://revista.uemg.br/index.php/sulear/article/view/8018