O Letramento digital e Ensino Remoto Emergencial: percepções na formação de futuros professores em IES - MG

Autores

  • Thaísa Soares Oliveira Coelho CEFET
  • Cláudia Leão de Carvalho Costa
  • Patrícia Maria Caetano de Araújo UEMG

Palavras-chave:

Letramento Digital, Ensino Remoto Emergencial, formação de professores, ensino superior

Resumo

A pesquisa que gerou o artigo apresentado nesta publicação visou perceber as apropriações de licenciandos de cinco cursos de graduação em Instituição de Ensino Superior na Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG - Ibirité, na qual 105 acadêmicos matriculados participaram, no 1.º semestre letivo do ano de 2021, nos cursos de Letras, Matemática, Pedagogia, Educação Física e Ciências Biológicas, durante o Ensino Remoto Emergencial – ERE. Relata uma experiência num estudo de caso realizado nas licenciaturas, que visou compreender as percepções dos licenciados sobre fatores que contribuíram para apropriações e o letramento digital dos acadêmicos, ou seja, analisaram-se as ações formativas, dificuldades e possíveis contributos pedagógicos vivenciados na formação inicial de professores.

Referências

BARATA, Germana. Mulheres são maioria na educação, mas não chegam ao topo na carreira profissional. Ciência e Cultura, v. 57, n. 3, p. 14-15, 2005.

BUZATO, Marcelo El Khouri. Letramentos digitais e formação de professores. São Paulo: Portal Educarede, 2006.

Dicionário oxford escolar. 2ª ed., Rio de Janeiro/Brasil: Oxford University Press, 2007.

COSCARELLI, Carla Viana. Alfabetização e letramento digital in:. Letramento digital: aspectos sociais e possibilidades pedagógicas, v. 2, p. 25-40, 2011..

COSCARELLI, Carla Viana; RIBEIRO, Ana Elisa. Letramento digital: aspectos sociais e possibilidades pedagógicas. 3ª ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2011.

COSCARELLI, Carla. Viana. (org.). Tecnologias para aprender. 1. Ed. São Paulo: Parábola Editorial, 2016.

FREIRE, Paulo. Educação “bancária” e educação libertadora. Introdução à psicologia escolar, v. 3, p. 61-78, 1997.

FREITAS, Maria Teresa. Letramento digital e formação de professores. Educação em revista, v. 26, p. 335-352, 2010.

GUEDES, Moema de Castro. A presença feminina nos cursos universitários e nas pós-graduações: desconstruindo a ideia da universidade como espaço masculino. História, Ciências, Saúde-Manguinhos, v. 15, p. 117-132, 2008.

HODGES, Charles et al. The difference between emergency remote teaching and online learning. Março, 2020. Disponível em: <https://er.educause.edu/articles/2020/3/the-difference-between-emergency-remote-teaching-and-online-learning#fn1>. Acesso em 06 jul. 2021.

KLEIMAN, Angela B. Letramento e suas implicações para o ensino de língua materna. Signo. Santa Cruz do Sul, v. 32, n. 53, p. 1-25, 2007.

LOPES, Bernarda Elane Madureira; BRANCO, Juliana Cordeiro Soares; ARAÚJO, Patrícia Caetano de. Educação A Distância, Ensino Hibrido E Ensino Remoto: Explicitando Conceitos Em Tempos De Pandemia Covid-19. In: CARVALHO, Carla Nogueira de et al (orgs.). Políticas Públicas: Processos Educativos em Tempos de Pandemia e Isolamento Social. 1ª ed. Contagem, MG/ Brasil: Editora Escola Cidadã, 2020.180 p.

KATO, Mary Aizawa. No mundo da escrita: uma perspectiva psicolingüística. Editora Ática, 1986.

PEREIRA, João Thomaz. Educação e sociedade da informação. Letramento digital: aspectos sociais e possibilidades pedagógicas, v. 2, p. 13-24, 2011.

RIBEIRO, Ana Elisa Ferreira et al. Navegar lendo, ler navegando-: Aspectos do Letramento Digital e da Leitura de Jornais. Tese(Linguística) - UFMG. Belo Horizonte.p.243.2008.

RIBEIRO, Ana Elisa. Navegar lendo, ler navegando. Nota sobre a leitura de jornais impressos e digitais. Belo Horizonte: InterDitado, 2009.

RIBEIRO, Ana Elisa. A sustentabilidade psicológica em tempos de Pandemia:como acolher nossos estudantes e seus familiares? Revista Bis, Belo Horizonte, nº 55, p.12-13, jul/set, 2021.

RIBEIRO, Ana Elisa. Multimodalidade, textos e tecnologias. Provocações para a sala de aula. São Paulo: Parábola, 2021b.

ROSA, Fernanda Ribeiro; DIAS, Maria Carolina Nogueira. Por um indicador de letramento digital: uma abordagem sobre competências e habilidades em TICs. 2012. Tese de Doutorado.

SOARES, Magda. Novas práticas de leitura e escrita: letramento na cibercultura. Educação & Sociedade, v. 23, p. 143-160, 2002.

SOARES, Magda. Alfabetização e letramento. 6. ed.Contexto.São Paulo. 2010.

SOARES, Magda. Letramento. Glossário Ceale. Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Faculdade de Educação. Centro de Alfabetização, Leitura e escrita (Ceale). Belo Horizonte, 2010.

SOARES, Magda. Letramento-um tema em três gêneros. Autêntica, 2018.

ROJO, Roxane. Escol@ Conectada: os multiletramentos e as TICS. São Paulo: Parábola, 2013.

SOUZA, Valeska. Virgínia. Soares. Letramento digital e formação de professores. Revista Língua Escrita, n. 2, p. 55-69, dez. 2007.

TFOUNI, Leda Verdiani. Letramento e Alfabetização. São Paulo: Cortez, 1995.

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MINAS GERAIS.Resolução COEPE/UEMG Nº 272, de 02 de julho de 2020. Disponível em:<https://www.uemg.br/resolucoes-coepe/4432-resolucao-coepe-uemg-n-272-de-02-de-julho-de-2020-dispoe-sobre-as-atividades-academicas-de-ensino-pesquisa-e-extensao-de-forma-remota-emergencial-durante-a-pandemia-da-covid-19>. Acesso em 21 jul. 2021.

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MINAS GERAIS². Ensino Remoto Emergencial | Aulas na UEMG recomeçam nesta segunda-feira (27/07). 2020. Disponível em: <https://www.uemg.br/noticias-1/4528-aulas-na-uemg-recomecam-nessa-segunda-27-07>. Acesso em 21 jul. 2021.

Downloads

Publicado

05-09-2024

Como Citar

Coelho, T. S. O., Costa, C. L. de C., & Araújo, P. M. C. de. (2024). O Letramento digital e Ensino Remoto Emergencial: percepções na formação de futuros professores em IES - MG. Revista Interdisciplinar Sulear, (17), 148–167. Recuperado de https://revista.uemg.br/index.php/sulear/article/view/7744