A alfabetização e o letramento midiático e informacional como política educacional brasileira para combater a desinformação

Autores

  • Ana Paula Bourscheid Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PPGCOM/PUCRS)

Palavras-chave:

alfabetização, letramento, midiático, informacional, BNCC, desinformação

Resumo

A partir da revisão bibliográfica, este artigo busca identificar como a alfabetização e o letramento midiático e informacional estão presentes na política educacional brasileira e apresentar uma proposta para conceituar a alfabetização e o letramento midiático e informacional. Para tanto, entre os resultados, conceitua-se a alfabetização e o letramento midiático e informacional a partir dos seguintes aspectos: saber ser, ao entender e defender o indivíduo enquanto parte principal do processo comunicativo, midiático e informacional; saber fazer, ao primar pela formação e qualificação teórica e técnica com vistas a possibilitar a manifestação e produção midiática qualificada e responsável para as mídias e redes sociais na internet; e, o saber agir, voltado para os valores éticos que balizam a sociedade democrática e que tratam do respeito à diversidade e pluralidade de opiniões, sempre centrada na veracidade dos fatos. Por fim, defende-se a necessidade da implantação de políticas públicas que efetivem a alfabetização e o letramento midiático e informacional da população e que regulem a atuação das grandes plataformas de mídia e tecnologia, conhecidas como Big Techs, com a finalidade de combater a desinformação, especialmente nas redes sociais na internet.

Referências

BNCC, B; N; C; C. In: Ministério da Educação. Brasil, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf.

CLAVERY, E. MEC homologa a Base Nacional Comum Curricular do ensino médio. In: G1. 14 dez. 2018. Disponível em: https://g1.globo.com/educacao/noticia/2018/12/14/mec-homologa-a-base-nacional-comum-curricular-do-ensino-medio.ghtml.

EDUCAÇÃO, M. MEC suspende cronograma de implementação do Novo Ensino Médio. In: Ministério da Educação. 04 abr. 2023. Disponível em: https://www.gov.br/mec/pt-br/assuntos/noticias/2023/abril/mec-suspende-cronograma-de-implementacao-do-novo-ensino-medio.

LIVINGSTONE, S. Media literacy: what are the challenges and how can we move towards a solution?. In: Blogs LSE (The London School of Economics and Political Science-LSE. 13 mar. 2019. Disponível em: https://blogs.lse.ac.uk/parenting4digitalfuture/2019/03/13/media-literacy-what-are-the-challenges/.

ROZNIESKI, R; GIRAFFA, L. Media literacy como competência para o desenvolvimento de um protagonismo docente aliado à cultura digital contemporânea. In: ISMÉRIO, Clarisse (Org.). Educação em suas múltiplas faces e sensibilidades. Coleção Singularis, v.1, e-book. Ponta Grossa: Texto e Contexto, 2020. Disponível em: https://www.textoecontextoeditora.com.br/assets/uploads/arquivo/1b776-ebook-educacao-em-suas-multiplas-faces-e-sensibilidades.pdf.

TRÜLTZSCH-WIJNEN, C; W. Media Literacy and the Effect of Socialization. Switzerland: Springer, 2020.

WILSON, C; GRIZZLE, A; TUAZON, R; AKYEMPONG, K; CHEUNG, C. Alfabetização midiática e informacional: currículo para formação de professores. Brasília: UNESCO, UFTM, 2013. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/129895/mod_resource/content/1/Digital%20Literacy.pdf.

Downloads

Publicado

04-09-2024

Como Citar

Bourscheid, A. P. (2024). A alfabetização e o letramento midiático e informacional como política educacional brasileira para combater a desinformação. Revista Interdisciplinar Sulear, (17), 131–147. Recuperado de https://revista.uemg.br/index.php/sulear/article/view/7927