Letramento científico a partir da e experimentação: possibilidades nos anos iniciais do ensino fundamental

Autores

  • Suelen Bomfim Nobre Universidade Feevale
  • Priscila Maria Souza da Silva Universidade Feevale

Palavras-chave:

experimentação; letramento científico; anos iniciais; projetos investigativos.

Resumo

A experimentação enquanto estratégia pedagógica para o ensino de Ciências da Natureza foi abastecida com diferentes interpretações, durante a história da educação escolar. A partir da homologação da Base Nacional Comum Curricular, a educação científica foi fortalecida e, por conseguinte, o letramento científico começou a ser discutido mais fortemente na perspectiva epistemológica. Nesse contexto, este artigo busca analisar as potencialidades e limitações dos experimentos científicos no processo educativo em Ciências da Natureza, nos anos iniciais do Ensino Fundamental, avaliando suas possíveis contribuições para o letramento científico, a partir das concepções de professores, atuantes na rede pública de ensino de Sapiranga, Rio Grande do Sul. A abordagem metodológica, trata-se de uma pesquisa básica, com método qualitativo-exploratório, envolvendo pesquisa de campo, a partir de entrevista semiestruturada e análise documental. Os dados foram avaliados a partir da técnica de análise de conteúdo. Os resultados demonstraram que, as professoras denotam asserção de valor para a promoção do letramento científico, por intermédio da experimentação, pois este movimento estimula a visão holística sobre problemas socioambientais e aguça a criticidade sobre fenômenos naturais e impactos antrópicos.

Biografia do Autor

Priscila Maria Souza da Silva, Universidade Feevale

Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Feevale (Novo Hamburgo/Brasil). Servidora pública na Secretaria de Educação do munícipio de Campo Bom (Campo Bom/Brasil). E-mail: pry_op@hotmail.com. Orcid: https://orcid.org/0009-0006-7661-4641.

 

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Publicado

04-09-2024

Como Citar

Nobre, S. B., & Silva, P. M. S. da. (2024). Letramento científico a partir da e experimentação: possibilidades nos anos iniciais do ensino fundamental. Revista Interdisciplinar Sulear, (17), 102–115. Recuperado de https://revista.uemg.br/index.php/sulear/article/view/7947