Retratos e Autorretratos de Artistas: Algumas Considerações e Possibilidades de Leitura

Autores

  • João Paulo de Freitas

Resumo

Esse artigo oferece algumas possibilidades de reflexão e discussão sobre retratos e autorretratos de artistas, a partir da articulação entre expectativas pessoais e concepções gerais na caracterização de um personagem especial dentro da cultura ocidental. Investiga a influência do mito do artista, na prática do retrato como consciência profissional e distinção, incorporando elementos mitológicos e demandas específicas da profissão. Demonstra ainda, como, no século XX, os artistas de vanguarda foram alçados ao status de celebridade, na mídia de massa, graças à consciência do poder do seu próprio retrato e imagem socialmente construída. Por fim, ensaia uma reflexão sobre a posição, aparentemente iconoclasta, adotada por alguns artistas contemporâneos, cuja ausência de imagem caracteriza o retrato do artista anônimo.

Biografia do Autor

João Paulo de Freitas

Professor na Escola de Design da Universidade
Estadual de Minas Gerais (ED/UEMG).
Doutorando em Arte e Cultura Visual pela
Universidade Federal de Goiás (UFG). Mestre
em Artes pela Universidade Federal de
Uberlândia (UFU). Pesquisa temas relacionados
entre a articulação entre Arte, Design
e Cultura Visual com ênfase nos retratos de
artistas e imagens do grotesco e macabro
nas poéticas visuais.

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Publicado

2019-09-18

Como Citar

Paulo de Freitas, J. (2019). Retratos e Autorretratos de Artistas: Algumas Considerações e Possibilidades de Leitura. Revista Transverso, (6). Recuperado de https://revista.uemg.br/index.php/transverso/article/view/4006