Retratos e Autorretratos de Artistas: Algumas Considerações e Possibilidades de Leitura
Resumo
Esse artigo oferece algumas possibilidades de reflexão e discussão sobre retratos e autorretratos de artistas, a partir da articulação entre expectativas pessoais e concepções gerais na caracterização de um personagem especial dentro da cultura ocidental. Investiga a influência do mito do artista, na prática do retrato como consciência profissional e distinção, incorporando elementos mitológicos e demandas específicas da profissão. Demonstra ainda, como, no século XX, os artistas de vanguarda foram alçados ao status de celebridade, na mídia de massa, graças à consciência do poder do seu próprio retrato e imagem socialmente construída. Por fim, ensaia uma reflexão sobre a posição, aparentemente iconoclasta, adotada por alguns artistas contemporâneos, cuja ausência de imagem caracteriza o retrato do artista anônimo.Referências
ABREU, S. R. Autorretrato: inventando a si mesmo. In: ANPAP, 20, 2011, Rio de Janeiro. Anais do Encontro da Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas. Rio de Janeiro: ANPAP, 2011. 1 CD-ROM.
BANKSY. Wall and Piece. London: Century, 2005.
BELTING, H. Antropologia da Imagem, Lisboa: KKYM+EAUM, 2014.
_________. Imagem, mídia e corpo: Uma nova abordagem à Iconologia. In: Revista de Comunicação, Cultura e Teoria da Mídia. São Paulo, n. 8, p.32-60, julho 2006.
CAUQUELIN, Anne. Arte contemporânea: uma introdução. São Paulo:
Martins Fontes, 2005.
DIDI-HUBERMAN. Diante da imagem: Questão colocada aos fins de uma
história da arte. Rio de Janeiro: Editora 34, 2013.
HISTÓRIA GERAL DA ARTE. Pintura. Madrid: Ediciones del Prado, 1995. 6 v.
KRIS, Ernest; KURZ, Otto. Lenda, Mito e Magia na Imagem do Artista: Uma
experiência histórica. Lisboa: Editorial Presença, 1988.
LICHTENSTEIN, Jacqueline. O mito da pintura. In: ________ A pintura, São
Paulo: Ed. 34, 2004 v.1.
MITCHELL, W. J. T. O que as imagens realmente querem? In: ALLOA, Emmanuel (org.). Pensar a imagem. Belo Horizonte: Autêntica, 2015. (Coleção Filô/Estética).
MICELI, Sergio. Imagens Negociadas: retratos da elite brasileira (1920-40). São Paulo: Companhia das Letras, 1996.
SCHNEIDER, N. The art of the portrait. Masterpieces of European Portrait
Painting 1420-1670. Londres: Taschen, 2002.
Referências da internet
Philippe Halmans. Disponível em: http://philippehalsman.com. Acessado
em: 14 de abr. 2012.
PÚBLICO. Como a estatística ajudou a descobrir a identidade de Banksy.
In: Público. Disponívelem:https://www.publico.pt/2016/03/06/culturaipsilon/noticia/como-a-estatistica-ajudou-a-descobrir-a-identidade-de-
-banksy-1725368. Acessado em: 20 de dez. 2018.
Warburg-banco comparativo de imagens: Disponível em: http://warburg.
chaa-unicamp.com.br/obras/view/419. Acessado em: 22 de jan. 2019.
O GLOBO. Leilão de obra de Leonardo da Vinci bate recorde com R$ 1,5
bilhão. IN: O Globo: Disponível em https://oglobo.globo.com/cultura/artes-
visuais/leilao-de-obra-de-leonardo-da-vinci-bate-recorde-com-15-bilhao-
Acessado em: 22 de jan. 2019.
Retrato de Van Gogh: Font: vangogh gallery. Disponível em: http://www.
vangoghgallery.com/catalog/Painting/2115/Self-Portrait-with-Bandaged-
Ear.html. Acessado em: 15 abr. 2012.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
O tipo de licença utilizado nessa revista é CC BY; Essa licença permite que outras pessoas distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam seu trabalho, mesmo comercialmente, desde que sejam creditadas pela criação original. Essa é a licença mais flexível oferecida. Recomendado para máxima disseminação e uso de materiais licenciados.
The type of license used in this magazine is CC BY; This license allows others to distribute, remix, adapt and develop their work, even commercially, as long as they are credited for the original creation. This is the most flexible license offered. Recommended for maximum dissemination and use of licensed materials.
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Proposta de Política para Periódicos que oferecem Acesso Livre Adiado
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution [ESPECIFICAR TEMPO AQUI] após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).