Talentos da Bauhaus que se perderam: Friedl Dicker-Brandeis & Otti Berger - Bauhaus talents that were lost: Friedl Dicker-Brandeis & Otti Berger
Resumo
Em 1944, a solução final idealizada pelo governo nazista na Alemanha chegou a duas designers têxteis formadas na escola Bauhaus. Duas mulheres que provavelmente não se conheciam, mas que experimentaram sentimentos de alegria e tristeza em pouco tempo. Foram exemplos de estudantes e profissionais de uma escola criada por Walter Gropius, na cidade de Weimar, em abril de 1919, e que, sob a política nazista, encerrou suas atividades em 1933, no mesmo ano em que a perseguição de judeus na Alemanha se intensificou. Nesse contexto, entre escapadas e proibições de trabalhar como designers, as alunas da Bauhaus sofreram perseguição e confinamento até sua morte prematura em Auschwitz. Este texto apresenta uma parte da história de Frederika Dicker e Otilija Ester Berger, ambas presas e enviadas ao campo de concentração.
Palavras chave: Bauhaus; mulheres designers; nazismo, design têxtil, Auschwitz.
Abstract [en]: In 1944, the final solution devised by the Nazi government in Germany reached two textile designers graduated from the Bauhaus school. Two women who probably didn’t know each other, but who experienced feelings of joy to sadness in a short time. They were examples of students and professionals of a school that was created by Walter Gropius, in the city of Weimar in April 1919, and that under Nazi politics ended its activities in 1933, the same year that the persecution of Jews in Germany intensified. In this context, between escapes and prohibitions from working as designers, Bauhaus alumni suffered persecution and confinement until their untimely death at Auschwitz. This text presents a part of the story of Frederika Dicker and Otilija Ester Berger, both arrested and sent to the concentration camp.
Keywords: Bauhaus; Women Designers; nazism; textile design, Auschwitz.
Referências
BEYERLE,Tulga; HIRSCHBERGER, Karin. A Century of Austrian Design: 1900- 2005. Basel: Birkhäuser, 2006.
DROSTE, Magdalena. Bauhaus: 1919-1933. London: Taschen, 2001.
FERNANDES, Luciane Bonace Lopes. Pedagogia e arte em Friedl Dicker-
Brandeis. Pró-Discente: Caderno de Prod. Acad.-Cient. Programa Pós-
Graduação Educação, Vitória-ES, v. 20, n. 1, jan./jun. 2014, p. 110-129.
FRANCISCONO, Marce. Walter Gropius and the Creation of the Bauhaus in
Weimar: The Ideals Theories of its Founding Years, University of Illinois Press, Urbana, Chicago, London, 1971.
GRADIM, Maria Izabel de Souza. Mulheres e a oficina de tecelagem da Bauhaus. In: XVIII Simpósio Nacional de História, 2015, Florianópolis. Anais Eletrônicos do XVIII Simpósio Nacional de História. São Paulo: ANPUH, 2015. Disponível em:http://www.snh2015.anpuh.org/resources/anais/39/1434398001_
ARQUIVO_MulhereseaOficinadeTecelagemdaBauhaus2.pdf. Acesso em 18 jul 2019.
JANUSZ KORCZAK HOUSE. The letters and life of Friedl Dicker-Brandeis. Haifa, 2010. Disponível em http://www.makarovainit.com/friedl/anne_brief.pdf. Acesso em 15 jul 2019.
BEYERLE,Tulga; HIRSCHBERGER, Karin. A Century of Austrian Design: 1900-2005. Basel: Birkhäuser, 2006.
DROSTE, Magdalena. Bauhaus: 1919-1933. London: Taschen, 2001.
FERNANDES, Luciane Bonace Lopes. Pedagogia e arte em Friedl Dicker-
Brandeis. Pró-Discente: Caderno de Prod. Acad.-Cient. Programa Pós-
Graduação Educação, Vitória-ES, v. 20, n. 1, jan./jun. 2014, p. 110-129.
FRANCISCONO, Marce. Walter Gropius and the Creation of the Bauhaus in
Weimar: The Ideals Theories of its Founding Years, University of Illinois Press, Urbana, Chicago, London, 1971.
GRADIM, Maria Izabel de Souza. Mulheres e a oficina de tecelagem da Bauhaus. In: XVIII Simpósio Nacional de História, 2015, Florianópolis. Anais Eletrônicos do XVIII Simpósio Nacional de História. São Paulo: ANPUH, 2015. Disponível em: http://www.snh2015.anpuh.org/resources/anais/39/1434398001_
ARQUIVO_MulhereseaOficinadeTecelagemdaBauhaus2.pdf. Acesso em 18 jul. 2019.
JANUSZ KORCZAK HOUSE. The letters and life of Friedl Dicker-Brandeis. Haifa, 2010. Disponível em http://www.makarovainit.com/friedl/anne_brief.pdf.
Acesso em 15 jul 2019.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
O tipo de licença utilizado nessa revista é CC BY; Essa licença permite que outras pessoas distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam seu trabalho, mesmo comercialmente, desde que sejam creditadas pela criação original. Essa é a licença mais flexível oferecida. Recomendado para máxima disseminação e uso de materiais licenciados.
The type of license used in this magazine is CC BY; This license allows others to distribute, remix, adapt and develop their work, even commercially, as long as they are credited for the original creation. This is the most flexible license offered. Recommended for maximum dissemination and use of licensed materials.
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Proposta de Política para Periódicos que oferecem Acesso Livre Adiado
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution [ESPECIFICAR TEMPO AQUI] após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).