A exposição de Marcel Duchamp no MAM-SP vista sob a ótica de Jean Davallon
Palavras-chave:
exposição de arte, comunicação, semiótica, organização da exposiçãoResumo
Este artigo consiste em uma análise da exposição de “Marcel Duchamp: Uma obra que não é obra ‘de arte’” - ocorrida entre julho e setembro de 2008 no Museu de Arte Moderna (MAM) de São Paulo. A análise se dá a partir da teoria de Jean Davallon, autor francês que desenvolve uma abordagem sócio-semiótica dos fenômenos comunicacionais nos museus. Este autor discute a contribuição da semiótica e da teoria da recepção para analisar como a exposição comunica e como se dá a construção de sentido em seu interior. Primeiramente é apresentada a exposição, o artista e seus principais conceitos. Logo após, a base teórica de Jean Davallon e na sequência e feita a análise do espaço expositivo.
Referências
DAVALLON, Jean. L’exposition a l’oeuvre: stratégies de communication et médiation symbolique. Paris, L’Harmattan, 2000.
FARIAS, Agnaldo. Lições das Coisas (I). IN Desígnio 7/8: Revista da Historia da arquitetura e do Urbanismo. Annablume, setembro 2007, São Paulo.
GONÇALVES, Lisbeth Rebollo. Entre Cenografias. O museu e a exposição de arte no século XX. São Paulo: EDUSP/FAPESP, 2004.
“MARCEL DUCHAMP (1887-1968): Uma Obra que não é uma obra “de arte”. Catálogo da exposição. São Paulo: Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM), 2008.
OLIVEIRA, Sandra Ramalho. Imagem também se lê. São Paulo: Rosari, 2006. PAREYSON, Luigi. Os problemas da estética. São Paulo, Martins Fontes, 1997. 3o Edição. Sites: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0104-9702005000400018&script=sci_arttext http://diversao.uol.com.br/ultnot/2008/06/29/ult4326u979.jhtm
“MARCEL DUCHAMP (1887-1968): Uma Obra que não é uma obra “de arte”. Catálogo da exposição. São Paulo: Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM), 2008.
Idem.
Ibidem.
Jean Davallon é professor e diretor de pesquisas na Universidade de Avignon, onde
desenvolve pesquisas sobre o patrimônio, as instituições culturais e os processos comunicacionais de produção e recepção de cultura. É membro do Laboratório Cultura e Comunicação, também na Universidade de Avignon, desenvolve uma abordagem sócio- semiótica dos fenômenos comunicacionais nos museus.
idem.
FARIAS, Agnaldo. Lições das Coisas (I). IN Desígnio 7/8: Revista da Historia da arquitetura e do Urbanismo. Annablume, setembro 2007, São Paulo.
PAREYSON, Luigi. Os problemas da estética. São Paulo, Martins Fontes, 1997. 3o Edição
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