Uma análise da identidade visual do movimento LGBTQ+
Palavras-chave:
LGBTQ, identidade visual, Design gráfico, Mercado, PublicidadeResumo
Este artigo objetivou apresentar e analisar a identidade visual do movimento LGBTQ+ a partir do seu contexto e história. Destaca-se a Revolta de Stonewall como marco para expansão e consolidação dos direitos e identidade visual do movimento: a partir desse evento, esta passou por transformações que culminaram nos elementos característicos atuais. Percebeu-se que, durante as primeiras décadas do século XXI, empresas vêm reconhecendo o público LGBTQ+ como um nicho de potenciais consumidores, o que aumentou a publicidade direcionada a esse público. A pesquisa que originou este trabalho é de caráter qualitativo, de cunho exploratório com coleta de dados realizada por meio de pesquisa bibliográfica e documental. Foram abordados conceitos de design como identidade visual e “DNA da marca”, sendo este último cada vez mais considerado pelos participantes da comunidade LGBTQ+ antes de alguma aquisição de produto e/ou serviço, de modo que interessados em conquistar esse público precisam estar atentos aos ideais da comunidade queer.
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