Dos gestos e materializações da modernidade na casa horizontina

Autores

  • Daniela Batista Lima Barbosa Ministério Público de Minas Gerais.
  • Celina Borges Lemos Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanis- mo (NPGAU/UFMG)

Palavras-chave:

público, privado, residência, sociabilidade, arquitetura

Resumo

Este artigo apresenta alguns aspectos dos vínculos entre público e privado, arquitetura e comportamento social e cultural que têm suas manifestações na casa horizontina. Os gestos, os comportamentos e as materializações modernas, modificações sociais e culturais inseridas pelas regras de civilidade no âmbito da modernidade do final do século XIX e início do século XX, podem ser constatadas na investigação, nas memórias dos escritores e cronistas da capital, nos acervos das plantas arquitetônicas, das fotografias e dos periódicos do APCBH (Arquivo Público da Cidade de Belo Horizonte) e do APM (Arquivo Público Mineiro) que possibilitam averiguar as fronteiras do público e do privado refletidas no programa distributivo da casa e na maneira de morar que se estabelecem a partir da planta da cidade capital.

Biografia do Autor

Daniela Batista Lima Barbosa, Ministério Público de Minas Gerais.

Arquiteta, especialista em Geoprocessamento, mestre em arquitetura pela UFMG. Atualmente é doutoranda pela NPGAU/UFMG. Trabalha no setor de Meio Ambiente da Central de Apoio Técnico (CET) do Ministério Público de Minas Gerais. Possui experiência na área de arquitetura e urbanismo nos seguintes temas: legislação, meio ambiente, patrimônio cultu- ral e parcelamento do solo e em docência nas disciplinas de teoria e história da arquitetura e cidades e planejamento urbano ambiental.

Celina Borges Lemos, Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanis- mo (NPGAU/UFMG)

Professora Titular do Departamento de Análise Crítica e Histórica da Arquitetura
e do Urbanismo da Escola de Arquitetura, Universidade Federal de Minas Gerais. Integra o Corpo Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanis- mo (NPGAU/UFMG) e tem atuado nos níveis de mestrado e doutorado. Graduada em Arquitetura e Urbanismo, possui mestrado em Sociologia pela FAFICH da UFMG e doutorado em Ciências Sociais pelo Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Estadual de Campinas. Realizou o Pós-Doutorado na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo.

Referências

CAMPOS, Ipojucan Dias. Casamento, custos e religiosidade: Belém, século XX (1916 – 1940). Revista Fronteira. Dourados, MS, v. 12, n. 21, p. 179-201, jan./jun. 2010.

CARVALHO, Vânia Carneiro de. Cultura material, espaço doméstico e mu- sealização. In: Varia hist., Belo Horizonte, v. 27, n. 46, p. 443-469, Dec.2011. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/vh/v27n46/03.pdf. Acesso em: 27 jun. 2020.

CARVALHO, Vânia Carneiro de. Gênero e artefato: o sistema doméstico na perspectiva da cultura material – São Paulo, 1870-1920. São Paulo: Edusp; Fapesp, 2008.

CLESER, Vera. O lar doméstico. conselhos para boa direcção de uma casa. Rio de Janeiro: Laemmert & C., 1902.

DA MATTA, Roberto. A casa e a rua: espaço, cidadania, mulher e morte no Brasil. Rio de Janeiro Rocco, 1997.

DEJEAN, Joan. O século do conforto: quando os parisienses descobriram o casual e criaram o lar moderno. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2012.

ELIAS, Norbert. A Sociedade de Corte: investigação sobre a sociologia da rea- lezaedaaristocraciadecorte.Traduçãode: PedroSussekind.Prefácio:Roger Chartier. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001.

LEMOS, Carlos A C. Transformações do espaço habitacional ocorridos na ar- quitetura brasileira do século XIX. Anais do Museu Paulista. Nova Série N.1, 1993. Disponível em:< https://www.scielo.br/pdf/anaismp/v1n1/a09v1n1. pdf> Acesso em: 18 jul.2020.

MARTINS, Beatriz Borges. A vida é esta... 2 ed. Belo Horizonte: Instituto Cultural Amílcar Martins, 2013.

NAVA, Pedro. Balão cativo. São Paulo: Companhia das Letras, 2012. e-book Kindle.

PEREIRA, Humberto Geraldo. Carlos Prates. São Paulo: Conceito, 2009.

REIS FILHO, Nestor Goulart. Imagens de vilas e cidades do Brasil colonial. São

Paulo: Edusp; Imprensa Oficial do Estado; Fapesp, 2000.

ROQUETTE, J. I. Código o Bom-Tom, ou, Regras da Civilidade e de Bem Viver no Século XIX. Lilia Moritz Schwarcz (Org.). São Paulo: Companhia das Letras, 1997.

RYBCZYNSKI, Witold. Casa: pequena história de uma idéia. Tradução de. Betina von Staa. Rio de Janeiro: Record, 2002.

SANTOS, Carlos Nelson Ferreira; VOGEL, Arno; MELLO, Marco Antonio da Silva et al. Quando a rua vira casa. São Paulo: Projeto Arquitetos Associados, 1985.

SCHWARCZ, Lilia Moritz. Introdução. ROQUETTE, J.I. Código do Bom-Tom: ou Regras da civilidade e de bem viver no século XIX. São Paulo: Companhia das Letras, 1997.

Downloads

Publicado

2021-04-01

Como Citar

Barbosa, D. B. L., & Lemos, C. B. (2021). Dos gestos e materializações da modernidade na casa horizontina. Revista Transverso, (9), 41–50. Recuperado de https://revista.uemg.br/index.php/transverso/article/view/5572