Dos gestos e materializações da modernidade na casa horizontina
Palavras-chave:
público, privado, residência, sociabilidade, arquiteturaResumo
Este artigo apresenta alguns aspectos dos vínculos entre público e privado, arquitetura e comportamento social e cultural que têm suas manifestações na casa horizontina. Os gestos, os comportamentos e as materializações modernas, modificações sociais e culturais inseridas pelas regras de civilidade no âmbito da modernidade do final do século XIX e início do século XX, podem ser constatadas na investigação, nas memórias dos escritores e cronistas da capital, nos acervos das plantas arquitetônicas, das fotografias e dos periódicos do APCBH (Arquivo Público da Cidade de Belo Horizonte) e do APM (Arquivo Público Mineiro) que possibilitam averiguar as fronteiras do público e do privado refletidas no programa distributivo da casa e na maneira de morar que se estabelecem a partir da planta da cidade capital.
Referências
CAMPOS, Ipojucan Dias. Casamento, custos e religiosidade: Belém, século XX (1916 – 1940). Revista Fronteira. Dourados, MS, v. 12, n. 21, p. 179-201, jan./jun. 2010.
CARVALHO, Vânia Carneiro de. Cultura material, espaço doméstico e mu- sealização. In: Varia hist., Belo Horizonte, v. 27, n. 46, p. 443-469, Dec.2011. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/vh/v27n46/03.pdf. Acesso em: 27 jun. 2020.
CARVALHO, Vânia Carneiro de. Gênero e artefato: o sistema doméstico na perspectiva da cultura material – São Paulo, 1870-1920. São Paulo: Edusp; Fapesp, 2008.
CLESER, Vera. O lar doméstico. conselhos para boa direcção de uma casa. Rio de Janeiro: Laemmert & C., 1902.
DA MATTA, Roberto. A casa e a rua: espaço, cidadania, mulher e morte no Brasil. Rio de Janeiro Rocco, 1997.
DEJEAN, Joan. O século do conforto: quando os parisienses descobriram o casual e criaram o lar moderno. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2012.
ELIAS, Norbert. A Sociedade de Corte: investigação sobre a sociologia da rea- lezaedaaristocraciadecorte.Traduçãode: PedroSussekind.Prefácio:Roger Chartier. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001.
LEMOS, Carlos A C. Transformações do espaço habitacional ocorridos na ar- quitetura brasileira do século XIX. Anais do Museu Paulista. Nova Série N.1, 1993. Disponível em:< https://www.scielo.br/pdf/anaismp/v1n1/a09v1n1. pdf> Acesso em: 18 jul.2020.
MARTINS, Beatriz Borges. A vida é esta... 2 ed. Belo Horizonte: Instituto Cultural Amílcar Martins, 2013.
NAVA, Pedro. Balão cativo. São Paulo: Companhia das Letras, 2012. e-book Kindle.
PEREIRA, Humberto Geraldo. Carlos Prates. São Paulo: Conceito, 2009.
REIS FILHO, Nestor Goulart. Imagens de vilas e cidades do Brasil colonial. São
Paulo: Edusp; Imprensa Oficial do Estado; Fapesp, 2000.
ROQUETTE, J. I. Código o Bom-Tom, ou, Regras da Civilidade e de Bem Viver no Século XIX. Lilia Moritz Schwarcz (Org.). São Paulo: Companhia das Letras, 1997.
RYBCZYNSKI, Witold. Casa: pequena história de uma idéia. Tradução de. Betina von Staa. Rio de Janeiro: Record, 2002.
SANTOS, Carlos Nelson Ferreira; VOGEL, Arno; MELLO, Marco Antonio da Silva et al. Quando a rua vira casa. São Paulo: Projeto Arquitetos Associados, 1985.
SCHWARCZ, Lilia Moritz. Introdução. ROQUETTE, J.I. Código do Bom-Tom: ou Regras da civilidade e de bem viver no século XIX. São Paulo: Companhia das Letras, 1997.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 REVISTA TRANSVERSO: DIÁLOGOS ENTRE DESIGN, CULTURA E SOCIEDADE
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
O tipo de licença utilizado nessa revista é CC BY; Essa licença permite que outras pessoas distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam seu trabalho, mesmo comercialmente, desde que sejam creditadas pela criação original. Essa é a licença mais flexível oferecida. Recomendado para máxima disseminação e uso de materiais licenciados.
The type of license used in this magazine is CC BY; This license allows others to distribute, remix, adapt and develop their work, even commercially, as long as they are credited for the original creation. This is the most flexible license offered. Recommended for maximum dissemination and use of licensed materials.
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Proposta de Política para Periódicos que oferecem Acesso Livre Adiado
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution [ESPECIFICAR TEMPO AQUI] após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).