O corpo

forma primária do conhecimento

Autores

  • Carime Zunzarren Universidade do Estado de Minas Gerais
  • Patricia Pinheiro de Souza

Palavras-chave:

Ensaio, Corpo, forma primária, conhecimento

Resumo

Ensaio com as reflexões e impressões pessoais das professores para o curso de Artes Viausis - Licenciatura da Escola de Design da Universidade do Estado de Minas Gerais, sobre o corpo, como porta de entrada do conhecimento.

 

Biografia do Autor

Carime Zunzarren, Universidade do Estado de Minas Gerais

Mestre em Gestão Social, Educação e Desen- volvimento Local pelo Centro Universitário
– UMA; Especialista em Arte e Educação pelo CEPEMG; e em Planejamento, Implementação e Gestão em EaD pela UFRJ; Graduada em Desenho e Plástica pela FUMA, atualmente Escola de Design/UEMG; Escultora e professo- ra do curso de Artes Visuais – Licenciatura da UEMG com forte participação na administração acadêmica.

Patricia Pinheiro de Souza

Mestre em Educação pela Universidade do Estado de Minas Gerais; Especialista em Docência do Ensino Superior pela UFRJ; Aperfeiçoamento em Português, pela União Brasileira de Educação e Ensino (UBEE); Graduada em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Belo Horizonte, atualmente UNI/BH; Professora e Coordenadora do curso de Artes Visuais-Licenciatura da Escola de Design/UEMG.

Referências

BERKELEY, George. Um ensaio para uma nova teoria da visão e a Teoria da visão confirmada e explicada. Tradução e apresentação de José Oscar de Almeida Marques. Clássicos de Filosofia. Cadernos de Tradução n° 16. Campinas: IFCH/Unicamp, março de 2008. Disponível em: https://www. unicamp.br/~jmarques/trad/BERKELEY_Teoria_da_Visao.pdf Acesso em 13/04/2020.

BIESDORF, Rosane Kloh; WANDESCHEER, Marli Ferreira. Arte, uma neces- sidade humana: função social e educativa. Revista Eletrônica do Curso de Pedagogia do Campus Jataí, UFG. 2011, vol.2, n.11. Disponível em: https:// www.revistas.ufg.br/rir/article/view/20333 Acesso em 13/04/2020.

BONDÍA, Jorge Larossa. Notas sobre a experiência e o saber da experiência. Trad. João Wanderley Geraldi. Revista Brasileira de Educação, Jan/Fev/Mar/ Abr, no 19, 2002. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbedu/n19/n19a02. pdf. Acesso em 22/11/2018.

BUORO, Anamelia Bueno. O olhar em construção: uma experiência de ensi- no e aprendizagem da arte na escola. 4o edição. São Paulo: Cortez, 2000.

CHAUÍ, Marilena. Convite à filosofia. Editora Afiliada. SP, 2003.

GREINER, Christine. O corpo: pistas para estudos indisciplinares.

Annablume. SP, 2005

MARTINS, Mirian Celeste; PICOSQUE, Gisa. Mediação cultural para professo-

res andarilhos da cultura. Editora RBB Ltda. Rio, 2008. MAFFESOLI, M. Elogio da razão sensível. Petrópolis: Vozes, 2005.

OSTROWER, Fayga. Criatividade e processo de criação. Ed. Vozes, Petrópolis, 1993.

PRADO, Gilbertto; TAVARES, Monica; ARANTES, Priscila. Diálogos transdisci- plinares: arte e pesquisa (organizadores) – São Paulo: ECA/USP, 2016. 500 p.

TÜRCKE, C. Sociedade excitada - filosofia da sensação. Campinas: Ed. Unicamp, 1° ed., 2010.

Downloads

Publicado

2021-04-01

Como Citar

Zunzarren, C., & Souza, P. P. de. (2021). O corpo: forma primária do conhecimento. Revista Transverso, (9), 85–88. Recuperado de https://revista.uemg.br/index.php/transverso/article/view/5576