Na pancada da Ganzá:

moda, arte, design e samba

Autores

  • Dr. Leonardo Bora Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ

Palavras-chave:

dentidade visual, design, escolas de samba, Acadêmicos do Grande Rio, memória

Resumo

O trabalho investiga a produção do designer Antônio Gonzaga, a fim de questionar a ideia de “identidade visual” no contexto das escolas de samba. Para isso, são tecidas reflexões sobre a trajetória pessoal do artista, que é compositor de sambas e idealizador da Ganzá, empreendimento que dialoga com manifestações negro-populares brasileiras. Num segundo mo- mento, são observados os trabalhos de criação visual desenvolvidos para o carnaval de 2020 da Acadêmicos do Grande Rio. Defende-se o entendimento de que a linguagem analisada é híbrida: expressão de um sistema próprio, prenhe de subjetividade e memória.

Biografia do Autor

Dr. Leonardo Bora, Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ

Mestre e Doutor (com período de mobilidade acadêmica na Université Nice Sophia Antipolis, em Nice, França) em Ciência da Literatura – Teoria Literária (UFRJ), Bacharel em Direito (UFPR) e Licenciado em Letras Português – Inglês (PUCPR). Pós-doutorando do Programa Avançado de Cultura Contemporânea (PACC) da UFRJ. Foi professor substituto do curso

de Produção Cultural do IACS-UFF (2015- 2016) e do curso de Artes Cênicas (Figurino e Cenografia) da EBA-UFRJ (2019-2021). É autor do livro A Antropofagia de Rosa Magalhães. Como carnavalesco, já assinou desfiles para as escolas de samba Mocidade Unida do Santa Marta, Acadêmicos do Sossego, Acadêmicos do Cubango e Acadêmicos do Grande Rio.

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Publicado

2021-09-18

Como Citar

Bora, L. A. (2021). Na pancada da Ganzá:: moda, arte, design e samba. Revista Transverso, (10), 18–26. Recuperado de https://revista.uemg.br/index.php/transverso/article/view/6098