Ensaio Visual

Camarão que dorme a onda leva

Autores

  • Froiid K UEMG - Universidade do Estado de Minas Gerais

Palavras-chave:

Ensaio Visual, matrizes estéticas africanas, imaginário gráfico do Brasil

Resumo

Este ensaio visual revisita uma pequena amostra das iconografias que tem por base as matrizes africanas, a partir de elementos presentes e representa- dos em comunidades da região metropolitana de Belo Horizonte. A farda de um congadeiro, a bandeira da Escola de Samba da Cidade Jardim, a estampa da camisa de um jovem dentro de um ônibus, o oxé (machado de Xangô) e o ofá (arco de Oxóssi) estão aqui presentes em figuras minimalistas e trazem um estudo relacionado as diversas representações advindas de nossas raí- zes, matrizes e origens.

Biografia do Autor

Froiid K, UEMG - Universidade do Estado de Minas Gerais

Formado em Artes Plásticas (Licenciatura)
pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) e mestrando no Programa de Pós- -Graduação em Artes (UEMG). Como artista participou de diversas exposições individuais e coletivas, tais como: “Boi de Piranha, Brazilian Zodiac” (2021); “É Hora da onça beber água” (Palácio das Artes, 2020-2021); “Onde a coruja dorme” (Galeria de Arte BDMG Cultural, 2019- 2020); na exposição “EmMeio” (Museu Nacional de Brasília, 2018); Festival Internacional de Fotografia (2017); “Copa do Mundo” (Sesc Palla- dium, 2014). É membro do grupo de pesquisa, desenvolvimento e inovação Laboratório de Poéticas Fronteiriças (CNPq).

Referências

Ensaio Visual

Downloads

Publicado

2021-09-18

Como Citar

Froiid K. (2021). Ensaio Visual: Camarão que dorme a onda leva. Revista Transverso, (10), 100–109. Recuperado de https://revista.uemg.br/index.php/transverso/article/view/6104