Estudo da exposição “Pepitas Populares: Coleção Celso Brandão”

Autores

  • Águeda dos Santos Paranhos Ferro

Palavras-chave:

design, interdisciplinaridade, projeto expositivo.

Resumo

Este artigo estuda a interdisciplinaridade entre Design de interiores e Museologia, a partir de uma exposição temporária real em um Museu de Arte Popular, objetivando investigar uma experiência em que a relação entre Design e expografia agrega valor para ambas as áreas do conhecimento e, principalmente para o usuário final do projeto. A metodologia utilizada foi mista, baseada em princípios ergonômicos de ambientes construídos e planejamento de exposições, possibilitando consolidar de forma concreta um projeto real em estudo científico.

Biografia do Autor

Águeda dos Santos Paranhos Ferro

Bacharelado em Design pela UFAL (Universidade Federal de Alagoas). Pós graduação em andamento: MBA em Design Thinking e Gestão de Negócios. Colaboradora PIBIC 2020/2021: Análise de ambientes de alimentação em self-service: elaboração de diretrizes ergonômicas pós-pandemia de Covid-19 (Orientação de Thaisa Sampaio Sarmento). Uma das autoras do trabalho Análise ergonômica comparativa entre estabelecimentos de serviços de alimentação em campus universitário (Anais do VIII Encontro Nacional de Ergonomia do Ambiente Construído e do IX Seminário Brasileiro de Acessibilidade Integral. São Paulo: Blucher, 2020)

Referências

Associação Brasileira de Designers de Interiores - ABD. Disponível em: https://abd.org.br/ Acesso em: 16 de dezembro de 2019.

BONSIEPE, Gui. Design, Cultura e Sociedade. São Paulo: Blucher, 2011. CARDOSO, Rafael. Uma introdução à história do design. São Paulo: Blucher,

DESVALLÉES, André; MAIRESSE, François. Conceitos-chave de Museologia. São Paulo: Comitê Brasileiro do Conselho Internacional de Museus: Pinacoteca do Estado de São Paulo: Secretaria de Estado da Cultura, 2013.

FRANCO, Maria. Planejamento e realização de exposições. Brasília: Ibram, 2018.

GURGEL, Miriam. Projetando espaços de interiores. São Paulo: Editora Senac, 2020.

WERNECK, Ana Maria Azeredo Furquim; COSTA, Thiago Carlos; PEREIRA, Angelina. Planejamento e Gestão de Exposições em Museus: Caderno 03. Minas Gerais, 2010.

Downloads

Publicado

02/06/2022

Como Citar

Ferro, Águeda dos S. P. . (2022). Estudo da exposição “Pepitas Populares: Coleção Celso Brandão”. Transverso, (11), 44–51. Recuperado de https://revista.uemg.br/index.php/transverso/article/view/6655

Edição

Seção

Artigos