INDICADORES DE SUSTENTABILIDADE E DE IMPACTO AMBIENTAL DE MATERIAIS APLICADOS AO DESIGN DE EMBALAGENS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36704/transverso.v1i14.8215

Palavras-chave:

design de embalagens, indicadores de sustentabilidade, impacto ambiental, Materiais, ecomateriais

Resumo

Indicadores com parâmetros ambientais são úteis para demonstrar quão sustentável é um produto ou material. O “Indicador de Sustentabilidade de Materiais” – ISM – parte dos critérios de Fuad-Luke (2006), ampliados em Projeto de Pesquisa de 2013. Este artigo descreve o aperfeiçoamento do Indicador e sua aplicação na avaliação dos principais materiais utilizados em embalagens. Como resultado, o ISM passou para nove critérios organizados em três eixos: dados sobre o recurso, sobre a produção e sobre a reciclagem, e foram desenvolvidos materiais de apoio. O ISM foi aplicado por estudantes de design no segundo semestre de 2022, na avaliação de seis materiais: o papel, o MDF, o vidro, o alumínio, o PVC e o PET. Conclui-se que o ISM favorece a avaliação simplificada do impacto ambiental dos materiais e sua aplicação suscita o design de embalagens mais sustentáveis, bem como o aprendizado sobre pesquisa científica e design para sustentabilidade pelos bolsistas e participantes voluntários.

Biografia do Autor

Ricardo Goulart T. Straioto, Universidade do Sul de Santa Catarina - UNISUL

Designer. Doutor em Design e Inovação (2019) pela UFSC com a tese 'Modelo Sistêmico para Formação de Equipes de Codesign'. Mestre em Gestão de Design para Sustentabilidade (2012) também pela UFSC. Professor na Pós-Graduação nas áreas de Design e Inovação, Gestão e desenvolvimento de produtos; Formação e Gestão de Equipes de Alto Desempenho, etc. e na Graduação em Metodologia de Projeto, Gestão da Marca e Identidade Corporativa, Projeto Gráfico e Editorial, Projetos de sistemas integrados (serviço, produto e comunicação), Ecodesign e Sustentabilidade,etc.; Experiência no Escritório Modelo de Design da Unisul, como coordenador de Estágios e coordenador de curso de Bacharelado em Design na UNISUL. Pesquisador em projetos sobre Design e Educação Ambiental em Unidades de Conservação, Métodos de Design Participativo e Indicadores de Sustentabilidade de Materiais. Avaliador ad-hoc do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (BASis) do INEP/MEC.

João Ricardo dos Santos Kleine Buckstegge

Designer. Bacharel em Design pela Universidade do Sul de Santa Catarina, com formação no primeiro semestre de 2023. Cursando pós-graduação lato sensu em Docência para o ensino superior, também pela Unisul. Em seu trabalho de conclusão de curso, tratou da “Criação de identidade de marca para o hotel Garten”. Durante a graduação, atuou como monitor da disciplina Ferramentas digitais para comunicação gráfica e visual, e participou de projetos de pesquisa e iniciação científica, como PUIC — edital 2018 a 2019, com o projeto “Desenvolvimento e uso de um assistente virtual para apoio a realização do trabalho de conclusão de curso” — e Pró-Ciência — edital 2022 a 2023, com o projeto “Aplicação do indicador de sustentabilidade para avaliação dos principais materiais utilizados no design de produtos e embalagens”, cujo resultados foram publicados no I e II Simpósio de Pesquisa do Ecossistema Ânima, dos anos 2022 e 2023, respectivamente.

Gustavo Duarte Grieder

Graduado em Design pela Unisul - Universidade do Sul de Santa Catarina com o Trabalho de Conclusão de Curso entitulado: "Guia Visual do Hip Hop", com livre especialização em produção e pós-produção de vídeos para produtos digitais. Atualmente é designer e videomaker em uma empresa de tecnologia SaaS, em Florianópolis, com estágios anteriores no Escritório Modelo de Design, da Unisul, e na Assessoria de Comunicação da Defensoria Pública de Santa Catarina. Também foi pesquisador CNPQ em um Projeto de Pesquisa sobre Design e Sustentabilidade, na Unisul, que teve início em 2022.

Referências

BELLEN, H. M. Indicadores de Sustentabilidade: uma análise comparativa. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2008.

CALLADO, A.L.C; FENSTERSEIFER, J.E. Indicadores de Sustentabilidade. In: ALBUQUERQUE, J. L. (Organizador). Gestão ambiental e responsabilidade social: conceitos, ferramentas e aplicações. São Paulo: Atlas, 2009.

CALVER, Giles. O que é design de embalagens? Rio de Janeiro: Bookman, 2009.

S&P GLOBAL. ESG Scores. S&P Global. [s. l.], 2023. Disponível em: https://www.spglobal.com/esg/solutions/data-intelligence-esg-scores. Acesso em: 07 set. 2023.

FISKEL, Joseph. Design for Environment: Creating Eco-Efficient Products and Processes. New York: McGraw-Hill, 1996.

FUAD-LUKE, A. Ecodesign: the sourcebook. San Francisco: Chronicle Books, 2006.

GIL, Antonio C. Como Elaborar Projetos de Pesquisa. 7. ed. Barueri: Atlas, 2022. E-book. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9786559771653/. Acesso em: 04 dez. 2023.

GLOBAL REPORTING INITIATIVE. The GRI Standards: the global standards for sustainability reporting. Disponível em: https://www.globalreporting.org/standards/media/2458/gri_standards_brochure.pdf. Acesso em: 07 set. 2023.

LEFTERI, Chris. Materiais em design: 112 Materiais para Design de Produtos. São Paulo: Editora Blücher, 2015. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788521209645/. Acesso em: 24 nov. 2022.

MANZINI, Ezio; VEZZOLI, Carlo. O Desenvolvimento de Produtos Sustentáveis. 1. ed. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2005.

MARTINS, Gilberto de Andrade. Manual para elaboração de monografias e dissertações. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2000.

STRAIOTO, Ricardo G. T., FIGUEIREDO, Luiz F. Perspectivas para o Design Sustentável no Brasil a partir da nova Política Nacional de Resíduos Sólidos. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE DESIGN SUSTENTÁVEL, 3., 2011. Anais [...]. Recife: Editora Universitária, 2011. p. 795-806.

TWEDE, Diana; GODDARD, Ron. Materiais para embalagens. São Paulo: Editora Blücher, 2009. E-book. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788521215585/. Acesso em: 01 set. 2023.

Downloads

Publicado

2024-02-01

Como Citar

Straioto, R. G. T., Buckstegge, J. R. dos S. K., & Grieder , G. D. (2024). INDICADORES DE SUSTENTABILIDADE E DE IMPACTO AMBIENTAL DE MATERIAIS APLICADOS AO DESIGN DE EMBALAGENS. Revista Transverso, 1(14). https://doi.org/10.36704/transverso.v1i14.8215