Prototipação de regras para um RPG focado em sustentabilidade e ODSs: validação preliminar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36704/transverso.v1i13.8237

Palavras-chave:

Protótipo, Game Design, ODS, EDS, Jogos educativos

Resumo

Este artigo apresenta um protótipo de jogo de interpretação de papéis (RPG) educacional voltado para o conhecimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs). O projeto inclui um conjunto de regras e mecânicas projetadas para proporcionar experiências de aprendizado imersivas, reflexivas e divertidas. A avaliação preliminar, conduzida com a participação de cinco jogadores utilizando o modelo MEEGA+, destaca resultados positivos, enfatizando no jogo a qualidade da interação social, a diversão proporcionada e a presença de desafios significativos. A metodologia adotada, baseada em pesquisa exploratória e aplicada, concentrou-se na ideação e prototipagem de regras a partir da abordagem do Design Thinking. Este protótipo demonstra potencial significativo para contribuir ao projeto principal por meio do desenvolvimento e teste inicial de regras de forma a aprimorar a experiência do jogador.

Biografia do Autor

Rita Knobel Borges, Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC)

Acadêmica do curso de Bacharelado em Design de Produto no Instituto Federal de Santa Catarina, desempenha o papel de Pesquisadora de Iniciação Científica e é bolsista no grupo PET Design IFSC. Atualmente, dedica-se a uma pesquisa em estado avançado explorando a interseção entre design sustentável, ensino e design de jogos. Tem experiência também, além da pesquisa acadêmica, com ilustração de trabalhos acadêmicos na área de ensino em saúde e artes.

Carla Arcoverde de Aguiar Neves, Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC)

Possui graduação em Desenho Industrial - Habilitação em Projeto de Produto e Programação Visual pela Universidade do Estado de Santa Catarina / UDESC (2001), mestrado em Ciências da Linguagem pela Universidade do Sul de Santa Catarina / UNISUL (2006) e doutorado pelo Programa de Pós Graduação em Engenharia de Produção / PPGEP da Universidade Federal de Santa Catarina / UFSC (2015), com área de concentração em Engenharia de Produto e Processo. Atua como professora efetiva do Curso Superior de Tecnologia em Design do Produto no Instituto Federal de Santa Catarina / IFSC. Líder do grupo de pesquisa Design e suas Interfaces com linhas de pesquisa Design de Mobiliário e Design, Cultura e Sociedade. Tem experiência na área de Desenho Industrial, com ênfase em Programação Visual. A área de atuação em pesquisa vincula-se ao desenvolvimento de produtos orientados à sustentabilidade.

Referências

ADAMS, Ernest; ROLLINGS, Andrew. Fundamentals of Game Design. [S.l.]: Pearson Prentice Hall, 2007.

BORGES, Rita Knobel; NEVES, Carla Arcoverde de Aguiar. Systematic Literature Review: Educational games for teaching the Sustainable Development Goals (SDGs). In: ENSUS2023 - XI ENCONTRO DE SUSTENTABILIDADE EM PROJETO, 2023. Anais [...], 2023. p. 521–533. Disponível em: <https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/247887>. Acesso em: 14 ago. 2023. DOI: https://doi.org/10.29183/2596-237x.ensus2023.v11.n2.p521-533

CATSCRATCHER STUDIO. Wonderfall. 2022. Disponível em: <https://catscratcher.itch.io/wonderfall>. Acesso em: 05 dez. 2023.

CHASANIDOU, Dimitra; GASPARINI, Andrea Alessandro; LEE, Eunji. Design thinking methods and tools for innovation. In: MARCUS, Aaron (ed.). Design, User Experience, and Usability: Design Discourse. Cham: Springer International Publishing, 2015. DOI: https://doi.org/10.1007/978-3-319-20886-2_2

COE, Darrin. Why People Play Table-Top Role-Playing Games: A Grounded Theory of Becoming as Motivation. The Qualitative Report, v. 22, n. 11, p. 2844-2863, 2017. Disponível em: <http://nsuworks.nova.edu/tqr/vol22/iss11/1, 2017>. Acesso em: 05 ago. 2023.

DANIAU, Stéphane. The Transformative Potential of Role-Playing Games—: From Play Skills to Human Skills. Simulation & Gaming, v. 47, n. 4, p. 423-444, 2016. Disponível em: <http://journals.sagepub.com/doi/10.1177/1046878116650765>. Acesso em: 10 jun. 2023. DOI: https://doi.org/10.1177/1046878116650765

DESHAIES, Raymond P. Hopes & Dreams SRD. 2022. Disponível em: <https://fari-rpgs.itch.io/hopes-and-dreams-srd>. Acesso em: 05 dez. 2023.

DOMINGUES, Aline Natalia; LOTUFO, Marcelo Lopes; SILVA, Alexandre Freitas Souza. Uso de protótipo em papel no design de um jogo educacional acessível. In: XIII SBGAMES, 2014. Anais [...], Porto Alegre, 12 a 14 nov. 2014.

JABBAR, Azita Iliya Abdul; FELICIA, Patrick. Gameplay Engagement and Learning in Game- Based Learning: A Systematic Review. Review of Educational Research, v. 85, n.4, p. 740-779, 2015. Disponível em: <https://journals.sagepub.com/doi/10.3102/0034654315577210>. Acesso em: 10 ago.2023. DOI: https://doi.org/10.3102/0034654315577210

KORNELSEN, Levi. The Deck of Rules. 2022. Disponível em: <https://levikornelsen.itch.io/the-deck-of-rules>. Acesso em: 05 dez. 2023.

LEHTO, K. Role-Playing Games and Well-Being. International Journal of Role-Playing, [S. l.], n. 11, p. 72-93, 2021. Disponível em: <https://journals.uu.se/IJRP/article/view/284>. Acesso em: 10 jun. 2023. DOI: https://doi.org/10.33063/ijrp.vi11.284

MARTINS, Daniel de Sant’Anna; XAVIER, Guilherme; DIAS, Cynthia Macedo. Propostas lúdicas no letramento digital infantil. In: XVI SBG0AMES, 2017. Anais [...], Curitiba, 02 a 04 nov. 2017.

MAYBEN, Alexander Montgomery. Tabletop Role-Playing Game Design Through a Pattern Language Software Model. 2020. Tese (Master of Science in Computational Media) – University of California, Santa Cruz, 2020. Disponível em: <https://escholarship.org/uc/item/6c42m5zz>.

Acesso em: 10 jun. 2023.

MEDEIROS FILHO, Marisardo; BENICIO, Ian V.; CAMPOS, Fábio; NEVES, André M. M. A importância da prototipação no design de games, 2013. In: SBGAMES, 2013. Anais [...], 2013.

MORRIS, Emily. Exploring Identity Through Gameplay: The Intersections of Tabletop Role-Playing Games, Game Design, and Queerness. 2022. Tese (Masters of Design Innovation) – Te Herenga Waka-Victoria University of Wellington, 2022. Disponível em: <https://openaccess.wgtn.ac.nz/articles/thesis/

Exploring_Identity_Through_Gameplay_The_Intersections_of_Tabletop_Role-Playing_Games_Game_Design_and_Queerness/21508257/1>. Acesso em: 25 ago. 2023.

NAYLOR, Margaret. Who Am I? Creating the Narrator in Dungeons & Dragons. 2021. Bachelor thesis – NTNU, 2021. Disponível em: <https://ntnuopen.ntnu.no/ntnu-xmlui/handle/11250/2782054>.

Acesso em: 28 ago. 2023.

ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS (ONU). Department of Economic and Social Affairs. Transforming our world: the 2030 Agenda for Sustainable Development. 2015. Disponível em: <https://sdgs.un.org/2030agenda>. Acesso em: 26 ago. 2023.

PETRI, Giani; GRESSE VON WANGENHEIM, Christiane; BORGATTO, Adriano Ferreti. MEEGA+, Systematic Model to Evaluate Educational Games. In: LEE, Newton (org.). Encyclopedia of Computer Graphics and Games. Cham: Springer International Publishing, 2017. E-book. Disponível em: <https://doi.org/10.1007/978-3-319-08234-9_214-1>. Acesso em: 27 ago. 2023. DOI: https://doi.org/10.1007/978-3-319-08234-9_214-1

PLASS, Jan L.; HOMER, Bruce D.; KINZER, Charles K. Foundations of Game-Based Learning. Educational Psychologist, v. 50, n. 4, p. 258–283, 2015. Disponível em: <http://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/00461520.2015.1122533>. Acesso em: 05 ago. 2023. DOI: https://doi.org/10.1080/00461520.2015.1122533

SCHELL, Jesse. A Arte de Game Design. O Livro Original. 1a edição. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010.

TRENGROVE, Thomas. Roll for Mixed Reality. 2022. Tese (Masters of Design Innovation) – Te Herenga Waka-Victoria University of Wellington, 2022. Disponível em: <https://openaccess.wgtn.ac.nz/articles

/thesis/Roll_for_Mixed_Reality/21183835/1>. Acesso em: 28 ago. 2023.

TYCHSEN, A. Role playing games: comparative analysis across two media platforms. In: 3rd. AUSTRALASIAN CONFERENCE ON INTERACTIVE ENTERTAINMENT: ROLE PLAYING GAMES, 2006, Murdoch, AUS. Proceedings […], Murdoch University, Murdoch, AUS, 2006. p. 75–82. Disponível em: <https://andersdrachen.files.wordpress.com/2014/07/role-playing-games-e28093-analysis-across-two-media-platforms_ie2006.pdf>. Acesso em: 28 ago. 2023.

UNESCO. Education 2030: Incheon Declaration and Framework for Action for the implementation of Sustainable Development Goal 4: Ensure inclusive and equitable quality education and promote lifelong learning opportunities for all. UNESCO Digital Library, 2016. E-book. Disponível em: <https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000245656>. Acesso em: 27 ago. 2023.

UNESCO. Education for Sustainable Development Goals: learning objectives. UNESCO, 2017. E-book. Disponível em: <https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000247444>. Acesso em: 05 jun. 2023.

VASQUES, R. C. As potencialidades do RPG (Role Playing Game) na Educação Escolar. 2008. Dissertação (Mestrado em Educação Escolar) – Programa de Pós-graduação em Educação Escolar, Faculdade de Ciências e Letras, Unesp, Araraquara, 2008. Disponível em: <https://agendapos.fclar.unesp.br/agenda-pos/educacao_escolar/1457.pdf>. Acesso em: 27 ago. 2023.

Downloads

Publicado

2024-01-08

Como Citar

Knobel Borges, R., & Arcoverde de Aguiar Neves, C. (2024). Prototipação de regras para um RPG focado em sustentabilidade e ODSs: validação preliminar. Revista Transverso, 1(13), 174–189. https://doi.org/10.36704/transverso.v1i13.8237