Pluriverso em expansão: a manifestação de cidades educadoras por meio do design estratégico

Autores/as

  • Lucas Osorio Alves da Silva Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) https://orcid.org/0000-0002-3523-3643
  • Debora Barauna Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)

DOI:

https://doi.org/10.36704/transverso.v1i13.8272

Palabras clave:

strategic design, Educating City, Citizen Narratives, Pluriverse

Resumen

Este estudo investigou a criação de visões futuras para Porto Alegre como uma Cidade Educadora, engajando cidadãos da comunidade local. Ao adotar o conceito do Pluriverso, que valoriza uma multiplicidade de visões de mundo, valores e saberes, o estudo abraça a contribuição de diversos grupos na construção de narrativas impulsionadas pelo Design Estratégico. Estas narrativas refletem as diferentes percepções sobre a proposta de Porto Alegre ser uma Cidade Educadora, abrindo caminho para que a cidade evolua para um espaço dedicado à regeneração, fomentando práticas educacionais que são ao mesmo tempo sustentáveis, colaborativas e justas. O artigo destaca a importância das oficinas de narrativas orientadas pelo Design Estratégico, demonstrando como elas são fundamentais para transformar visões e sonhos em estratégias e ações concretas que capacitem uma Cidade Educadora orientada para futuros regenerativos. A análise de dez narrativas cidadãs ofereceu perspectivas de caminhos para as comunidades cidadãs moldarem o futuro da educação em um ambiente urbano do século XXI.

Biografía del autor/a

Lucas Osorio Alves da Silva, Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos)

Mestre em Design Estratégico na Universidade do Rio dos Sinos - Unisinos. É Especialista em Computação Aplicada à Educação e Tecnologias Educacionais pela USP. Também é especialista em Jornalismo Digital pelo Instituto Internacional de Ciências Sociais, IICS. Possui graduação em Design pela Universidade do Rio dos Sinos, UNISINOS. Tem experiência profissional em educação digital, cultura digital (cultura livre, copyleft, cultura e ética hacker), educação aberta, direito autoral, licenças livres e contracultura digital. Atualmente trabalha com a design pedagógico para trilhas de educação tanto online quanto offline, além de focar os estudos na educação no contexto do pluriverso.

Debora Barauna, Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)

Doutora em Design pela Universidade Federal do Paraná (PPG Design - UFPR; 2018), Mestre em Saúde e Meio Ambiente pela Universidade da Região de Joinville (Univille; 2009), Especialista em Educação OnLIFE pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos, 2022) e Graduada em Design (Univille; 2004). Tem mais de 20 anos de experiência de atuação em Instituições de Ensinos Superior (IES) entre atividades de gestão, ensino, pesquisa e extensão. Tem experiência nas áreas de Pesquisa em Design, Inovação e Sustentabilidade, atuando em temas como: Design Estratégico; Design para a Sustentabilidade; Materiais e Resíduos; Inovação & Criatividade; Inovação Orientada pelo Design; Gestão de PD&I; Transdisciplinaridade e Inovação na Educação.

Citas

ASSOCIAÇÃO INTERNACIONAL DE CIDADES EDUCADORAS (AICE). Carta das Cidades Educadoras 2020. Disponível em: <https://www.edcities.org/wpcontent/uploads/2020/11/PT_Carta.pdf>. Acesso em: 01 set. 23.

BEZERRA, Charles. O designer humilde. São Paulo: Rosari, 2008.

BOLLIER, David; HELFRICH, Silke (eds.). Patterns of commoning. [S.l.]: The Commons Strategies Group; Off the Common Books, 2015.

CAMRASS, Kimberly. Regenerative Futures: Eight Principles for Thinking and Practice. Journal of Futures Studies, v. 28, 2023. Disponível em: <https://jfsdigital.org/articles-and-essays/2023-2/vol-28-no-1-september-2023/regenerative-futures-eight-principles-for-thinking-and-practice/>. Acesso em: 10 set. 2023.

CAMRASS, Kimberly. Regenerative futures. Foresight. Ahead-of-print. 2020. 10.1108/FS-08-2019-0079. DOI: https://doi.org/10.1108/FS-08-2019-0079

DOWNSON, Jonathan. Pedagogia. In: KOTHARI, Ashish; SALLEH, Ariel; ESCOBAR, Arturo; DEMARIA, Federico; ACOSTA, Alberto (orgs.). Pluriverso: dicionário do pós-desenvolvimento. Tradução de Isabela Victoria Elonora. São Paulo: Elefante 2021.

ESCOBAR, Arturo. Designs for the Pluriverse: Radical Interdependence, Autonomy, and the Making of Worlds. Durham: Duke University Press, 2018. DOI: https://doi.org/10.1215/9780822371816

FREIRE, Karine de Mello. Inovação social dirigida pelo design. In: OLIVEIRA, Alfredo Jefferson; FRANZATO, Carlo; DEL GAUDIO, Chiara (orgs.). Ecovisões projetuais: pesquisas em design e sustentabilidade no Brasil. São Paulo: Blucher, 2017. DOI: https://doi.org/10.5151/9788580392661-10

LEITÃO, Renata. M.; NOEL, Lesley-Ann. Special Forum: Designing a World of Many Centers. Design and Culture, v. 14, n. 3, p. 247-253, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.1080/17547075.2022.2110796. Acesso em: 27 ago. 2023. DOI: https://doi.org/10.1080/17547075.2022.2110796

LEVY, Pierre. A inteligência coletiva: por uma antropologia do ciberespaço. São Paulo: Loyola, 2014.

MANZINI, Ezio. Quando todos fazem design: uma introdução ao design para a inovação social. São Leopoldo: Unisinos. 2017.

MAURI, Francesco. Progettare progettando strategia. Milano: Masson S.p.A, 1996.

MERONI, Anna. Strategic design: where are we now? Reflection around the foundations of a recent discipline. Strategic Design Research Journal, v. 1, n. 1, p. 31-38, 01 dez. 2008. Disponível em: <https://revistas.unisinos.br/index.php/sdrj/article/view/5567/2771>. Acesso em: 06 nov. 2023. DOI: https://doi.org/10.4013/sdrj.20081.05

PLAUT, Josette M.; AMEDÉE, Emily. Regenerative Practitioner Field Guide. Colorado: Institute for the Built Environment. Colorado State University, 2018.

SILVA, Lucas Osorio Alves da. A expansão do Pluriverso: Cidades Educadoras Polifônicas. Contribuições do Design Estratégico na construção de uma Cidade Educadora. 2023. Dissertação (Mestrado em Design) – Programa de Pós-Graduação em Design, Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Porto Alegre, 2023.

ZURLO, Francesco. Design Strategico. In: Gli spazi e le arti. Volume IV, Opera XXI Secolo. Roma: Editore Enciclopedia Treccani, 2010.

Publicado

2024-01-08

Cómo citar

Osorio Alves da Silva, L., & Barauna, D. (2024). Pluriverso em expansão: a manifestação de cidades educadoras por meio do design estratégico. Revista Transverso, 1(13), 157–173. https://doi.org/10.36704/transverso.v1i13.8272