Pluriverso em expansão: a manifestação de cidades educadoras por meio do design estratégico
DOI:
https://doi.org/10.36704/transverso.v1i13.8272Palabras clave:
strategic design, Educating City, Citizen Narratives, PluriverseResumen
Este estudo investigou a criação de visões futuras para Porto Alegre como uma Cidade Educadora, engajando cidadãos da comunidade local. Ao adotar o conceito do Pluriverso, que valoriza uma multiplicidade de visões de mundo, valores e saberes, o estudo abraça a contribuição de diversos grupos na construção de narrativas impulsionadas pelo Design Estratégico. Estas narrativas refletem as diferentes percepções sobre a proposta de Porto Alegre ser uma Cidade Educadora, abrindo caminho para que a cidade evolua para um espaço dedicado à regeneração, fomentando práticas educacionais que são ao mesmo tempo sustentáveis, colaborativas e justas. O artigo destaca a importância das oficinas de narrativas orientadas pelo Design Estratégico, demonstrando como elas são fundamentais para transformar visões e sonhos em estratégias e ações concretas que capacitem uma Cidade Educadora orientada para futuros regenerativos. A análise de dez narrativas cidadãs ofereceu perspectivas de caminhos para as comunidades cidadãs moldarem o futuro da educação em um ambiente urbano do século XXI.
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