O ENSINO DA MATEMÁTICA PARA DEFICIENTES AUDITIVOS.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36704/irc.v24i2.10516

Palavras-chave:

Linguagem matemática, Materiais pedagógicos, Educação Inclusiva

Resumo

Este artigo investiga a utilização de materiais pedagógicos como estratégia para a apropriação de conceitos matemáticos por alunos surdos, visando à sua inclusão em escolas regulares. A pesquisa parte do princípio de que o ensino da matemática para a comunidade surda enfrenta barreiras comunicacionais, especialmente em contextos que priorizam a abordagem linguística oral. Com base em uma revisão bibliográfica sobre educação inclusiva, educação matemática e metodologias ativas, este estudo analisa a função mediadora dos materiais pedagógicos. O objetivo é demonstrar como objetos concretos podem auxiliar na superação das lacunas linguísticas, servindo como uma ponte entre o pensamento matemático e a representação simbólica. Espera-se que os resultados desta pesquisa mostrem que a mediação por meio de materiais concretos pode favorecer a aprendizagem significativa e alinhada às especificidades visuais e cognitivas dos estudantes surdos. A principal contribuição do artigo é propor um modelo metodológico que integra a acessibilidade comunicacional com o desenvolvimento de habilidades matemáticas, oferecendo um novo olhar para as práticas de ensino inclusivo.

Biografia do Autor

Laercio de jesus Café, Universidade do Estado do Mato Grosso do Sul

Graduação em Filosofia pela Universidade Católica Dom Bosco-UCDB (2008), Pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso-UFMT (2016), Psicologia pela Universidade do Estado de Minas Gerais-UEMG (2022) e Letras Libras pela Faculdade Única de Ipatinga-ÚNICA (2023). Especialização em Língua Portuguesa e Literatura em Língua Portuguesa pela Universidade do Estado de Mato Grosso-UNEMAT (2010), Especialização em Libras e Educação Especial pela Faculdade Facuminas (2023). Mestrado em Filosofia na Universidade Federal de Uberlândia-UFU (2017), Doutorado em Educação na Universidade Federal do Triângulo Mineiro-UFTM (2024). Atualmente, sou professor adjunto da Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul- UEMS/Cassilândia e professor efetivo de Filosofia na Escola Estadual Antonio Souza Martins, em Ituiutaba/MG. Minha experiência na área de Pedagogia abrange estudos em Bourdieu; Trajetória de Professores; História e Filosofia da Educação, Educação Inclusiva, Políticas Públicas; Psicologia da Educação e Educação de Jovens e Adultos (EJA). Na área de Filosofia, atuo com ênfase em Filosofia Política, Ética, Educação e Pragmatismo. Na Psicologia, minha atuação compreende Psicologia Escolar e Educacional, Fenomenologia e Gestalt Terapia.

Weverton Henrique Godoi Ferreira, Universidade do Estado do Mato Grosso do Sul

Aluno do curso de Matemática da Universidade do Estado do Mato Grosso do Sul

Referências

ANJOS, Fernanda Aparecida Toledo. Materiais didáticos manipuláveis e os sinais-termo da matemática na educação de surdos. 2024. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2024. Disponível em: https://ri.ufs.br/bitstream/riufs/22363/2/Fernanda_Aparecida_Toledo_Anjos.pdf. Acesso em: 3 nov. 2025.

FIORENTINI, Dario; LORENZATO, Sergio. Investigação em educação matemática: percursos teóricos e metodológicos. Campinas, SP: Autores Associados, 2006. (Coleção Formação de Professores).

KARNOPP, Lodenir; KLEIN, Madalena; LUNARDI-LAZZARIN, Maria Lúcia. (Org.). Cultura surda na contemporaneidade: negociações, intercorrências e provocações. Canoas, RS: Editora da ULBRA, 2011.

LOPES, Daiane Franciele; SANTOS, Willian Gley R. dos. O uso do material didático manipulável no ensino de matemática para alunos surdos: uma revisão sistemática de literatura. Revista Baiana de Educação Matemática, v. 4, n. 00, e202316, 2023. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/baeducmatematica/article/view/10303/7239. Acesso em: 3 nov. 2025.

MOURA, Francisca Eline de Castro. O processo de aprendizagem de crianças surdas em escolas regulares de ensino fundamental. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Centro Universitário Ateneu, Fortaleza, 2023. Disponível em: https://uniateneu.edu.br/wp-content/uploads/2023/12/O-PROCESSO-DE-APRENDIZAGEM-DE-CRIANCAS-SURDAS-EM-ESCOLAS.pdf. Acesso em: 3 nov. 2025.

OLIVEIRA, Wanessa Moreira de; DELOU, Cristina Maria Carvalho. Práticas curriculares no âmbito da educação inclusiva: acessibilidade curricular, adaptação curricular e terminalidade específica. Revista Educação Especial, Santa Maria, v. 36, p. e11/1-26, 2023.

SASSAKI, Romeu Kazumi. Inclusão: acessibilidade no lazer, trabalho e educação. [S.l.: s.n.], [2009]. Disponível em: http://files.cercomp.ufg.br/weby/up/211/o/SASSAKI_-_Acessibilidade.pdf. Acesso em: 3 nov. 2025.

SOUSA, Max Rhuan de Andrade. Desafios para aprendizagem da Língua Portuguesa junto a alunos surdos dos anos iniciais de uma escola municipal bilíngue de Imperatriz/MA. Monografia (Graduação) – Universidade Federal do Maranhão, 2023.

TODOS PELA EDUCAÇÃO. Conheça o histórico da legislação sobre educação inclusiva. [S.l.], 12 dez. 2017. Disponível em: https://todospelaeducacao.org.br/noticias/conheca-o-historico-da-legislacao-sobre-educacao-inclusiva/. Acesso em: 3 nov. 2025.

Downloads

Publicado

2025-12-22

Como Citar

Café, L. de jesus, & Godoi Ferreira, W. H. (2025). O ENSINO DA MATEMÁTICA PARA DEFICIENTES AUDITIVOS. Intercursos Revista Científica, 24(2), 32–44. https://doi.org/10.36704/irc.v24i2.10516