EFEITO DO ESPAÇAMENTO NO CULTIVO DO REPOLHO
Resumo
No cultivo do repolho, a densidade de plantio apresenta grande importância, tendo em vista que, o espaçamento entre as plantas exerce influência, não só na produtividade, mas também,na qualidade da hortaliça. O objetivo do trabalho foi avaliar o efeito de diferentes espaçamentos entre plantas no cultivo do repolho. O experimento foi realizado na Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), Unidade Ituiutaba, no período de setembro a dezembro de 2013, sendo instalado em delineamento em blocos ao acaso, com quatro tratamentos, definidos por diferentes espaçamentos entre plantas: T1 - 15cm; T2 - 25cm; T3 - 35cm e T4 - 45cm. Cada tratamento contou com cinco repetições e oito plantas por parcela experimental. Após 77 dias do transplante das mudas foi realizada a avaliação do experimento. Os parâmetros analisados foram peso fresco e o diâmetro das cabeças de repolho e a produtividade total por área. Os dados foram submetidos à análise de variância (Teste F) e as médias dos tratamentos foram comparadas pelo teste de Tukey a 5% de probabilidade. Pode-se concluir que com 45 cm de espaçamento, produziu-se cabeças de repolho com maior diâmetro e peso. Em relação à produtividade, não houve diferença estatística significativa entre os tratamentos.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ofício de Encaminhamento (MODELO)
Local e data
Caro Editor,
Estou (amos) encaminhando em anexo, o texto “..................................................” para análise e possível publicação na Revista Cientifica Intercursos da Universidade de Minas Gerais (UEMG) – UNIDADE ITUIUTABA-MG.
Declaro (amos) que o trabalho é original e não foi encaminhado para nenhum outro periódico ou revista científica, independente do idioma e que aceito (amos) ceder o direito de reprodução para a Revista Cientifica Intercursos, do texto cujo título está acima descrito (ou o título que posteriormente chegar a ser adotado, para atender às sugestões dos editores / avaliadores).
(SÓ NO CASO ESPECÍFICO)
Tendo em vista a impossibilidade do coautor assinar a declaração, o autor principal assume a responsabilidade pela concordância do mesmo em relação ao conteúdo do trabalho e desta correspondência.
Atenciosamente,
Assinatura do autor
(Nome completo, dados funcionais)
Assinatura do coautor (es):
(Nome completo, dados funcionais)
ANEXO II
TERMO DE RESPONSABILIDADE E CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS À INTERCURSOS
Utilize o modelo abaixo, preenchendo e enviando, via correio para Equipe/Contato Principal, no endereço de contato (pág.1).
Artigo: " ________________________________________________"
(As pessoas relacionadas como autor e coautor devem assinar este documento)
DECLARO (AMOS), caso o artigo acima titulado seja aceito para publicação na Intercursos Revista Cientifica que o mesmo é original e de minha (nossa) autoria e que nem este texto, em parte ou na íntegra, nem outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, foi publicado ou está sendo aceito para publicação em outra revista, quer seja no formato impresso ou eletrônico. Declaro (amos) ainda, que participei (amos) significativamente na elaboração do trabalho para tornar pública minha (suas) responsabilidade (s) pelo conteúdo, revisão critica e pela aprovação final do mesmo.
EM CONSEQUÊNCIA, firmo (amos) o presente Termo de Cessão Gratuita e que concordo (amos) que os direitos autorais do referido manuscrito se tornarão propriedade exclusiva da Intercursos Revista Científica da Universidade de Minas Gerais (UEMG) – UNIDADE ITUIUTABA-MG, vedada a sua utilização para fins comerciais e qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia autorização seja solicitada e, se obtida, farei (mos) constar meu (nossos) agradecimentos à Intercursos Revista Científica, bem como, manifesto (amos) a concordância com as correções gráficas que poderão ser efetuadas pelos avaliadores.
Data: ....... /........./
Assinatura do autor principal
(Nome)
Assinatura do coautor (es):
(Nome)
