CONSCIENTIZAÇÃO DOS DOCENTES SERVIDORES PÚBLICOS SOBRE A DECLARAÇÃO DO IMPOSTO DE RENDA: ORIENTAÇÕES E IMPLICAÇÕES LEGAIS

Autores

  • Wilson Machado Enes UEMG/Campus Cláudio.

DOI:

https://doi.org/10.36704/irc.v24i1.9512

Palavras-chave:

Conscientização Fiscal Servidores Públicos DIRPF

Resumo

Este trabalho aborda a conscientização dos docentes servidores públicos em relação à obrigação de entrega da Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (DIRPF) e às dificuldades enfrentadas no cumprimento dessas obrigações. O objetivo principal foi identificar o nível de conscientização desses profissionais sobre a importância do cumprimento da DIRPF, além de analisar os desafios encontrados no processo. A metodologia utilizada baseia-se em uma revisão de literatura especializada, abrangendo obras de autores renomados na área tributária e fiscal, além de dados fornecidos pela Receita Federal. Os principais resultados revelaram que, embora os servidores docentes compreendam a importância da entrega da DIRPF, muitos enfrentaram dificuldades devido à falta de conhecimento técnico e à ausência de programas de conscientização fiscal nas instituições públicas. A conclusão aponta para a necessidade de maior suporte institucional e a implementação de campanhas educativas regulares que facilitam o processo de preenchimento da DIRPF. Por fim, o estudo sugere a adoção de estratégias de compliance fiscal para minimizar os erros no cumprimento dessas obrigações e melhorar a adesão entre os servidores públicos.

Referências

BARDIN, Laurence. (2011). Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70.

BARRETO, F. (2019). Imposto de Renda das Pessoas Físicas: Teoria e Prática. São Paulo: Editora Atlas.

BRASIL. Lei nº 5.172, de 25 de outubro de 1966. Código Tributário Nacional. Brasília, DF: Senado Federal, 1966.

BRASIL. Lei nº 12.741, de 8 de dezembro de 2012. Educação Fiscal. Brasília, DF: Senado Federal, 2012.

BRASIL. Receita Federal. (2020). Manual de Preenchimento da Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (DIRPF). Brasília: Receita Federal do Brasil.

CARVALHO, P. (2020). Tributação no Brasil: Uma Análise Crítica. Rio de Janeiro: Editora FGV.

COSTA, M. S. (2016). Ética e legalidade no serviço público: obrigações fiscais dos servidores. Revista de Ética e Administração Pública.

ENES, W. M. (2021) Atividade de gestão de pessoas e enfoque da competência digital: Estudo no APL de Nova Serrana - MG. Dissertação (Mestrado Profissional em Administração) – Fundação Dom Pedro Leopoldo. Repositório 2021.97fl.

Disponível em: https://fpl.edu.br/Mestrado/Dissertaçõesdefendidas/2021.

LIMA, P. R. (2017). Consequências do não cumprimento das obrigações fiscais: um estudo sobre as penalidades aplicáveis aos servidores públicos. Cadernos de Direito Tributário.

MARTINS, A. G., & Almeida, J. R. (2018). Planejamento Tributário: Estratégias para Redução da Carga Fiscal. São Paulo: Editora Saraiva.

MENEZES, J. V. (2018). Desafios na comunicação das obrigações fiscais: um estudo com servidores públicos. Revista Brasileira de Administração Tributária.

OLIVEIRA, R. C., & CARVALHO, M. P. (2020). Campanhas de conscientização fiscal no serviço público: uma análise das práticas em órgãos federais. Journal of Public Administration.

SÁ, A. B. (2017). Compliance Tributário: Desafios e Oportunidades para as Organizações. Rio de Janeiro: Elsevier.

SABBAG, Eduardo. Planejamento Tributário. São Paulo: Atlas, 2019.

SANTOS, A. F. (2019). Educação fiscal como ferramenta de cidadania e fortalecimento do sistema tributário. Revista de Administração Pública.

SILVA, C. R., & Oliveira, M. L. (2019). Educação Fiscal e Consciência Tributária: Desafios e Perspectivas. In: Anais do Congresso Brasileiro de Educação em Contabilidade. Brasília: ABCONT.

SOUZA, L. M. (2021). Cultura organizacional e responsabilidade fiscal no serviço público. Revista de Gestão Pública.

Downloads

Publicado

2025-07-30

Como Citar

Enes, W. M. (2025). CONSCIENTIZAÇÃO DOS DOCENTES SERVIDORES PÚBLICOS SOBRE A DECLARAÇÃO DO IMPOSTO DE RENDA: ORIENTAÇÕES E IMPLICAÇÕES LEGAIS. Intercursos Revista Científica, 24(1), 29–59. https://doi.org/10.36704/irc.v24i1.9512