A disciplina de fotografia nos currículos dos cursos da Escola de Design da UEMG, de 1964 a 2020
DOI:
https://doi.org/10.36704/pendes.v4i2.9152Parole chiave:
fotografia, currículo, design, ensino superior, UEMGAbstract
Este artigo investiga a presença e o papel da disciplina de Fotografia nos currículos dos cursos da Escola de Design da Universidade do Estado de Minas Gerais (ED/UEMG). O estudo tem como objetivo analisar a estrutura curricular, a carga horária e os conteúdos abordados nas disciplinas de Fotografia, bem como sua relevância na formação dos alunos de design. A pesquisa utiliza uma metodologia qualitativa, baseada em análise documental dos Projetos Pedagógicos dos Cursos (PPCs) e do acervo da secretaria da ED/UEMG e entrevistas com docentes e discentes. Os resultados indicam que a Fotografia é considerada uma ferramenta essencial para o desenvolvimento das habilidades visuais e criativas dos estudantes, contribuindo para a formação de um profissional mais completo e capacitado para enfrentar os desafios do mercado. Entretanto, observa-se a necessidade de maior integração com outras disciplinas e de atualização constante do conteúdo para acompanhar as evoluções tecnológicas e as novas demandas da área. O estudo destaca a importância da Fotografia no contexto do design contemporâneo e sugere caminhos para aprimorar seu ensino nos cursos da ED/UEMG.
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