Maria Regina Álvares Correia Dias: uma designer de formação, profissão e coração
DOI:
https://doi.org/10.36704/pendes.v4i2.9927Palavras-chave:
trajetória profissional, gêneroResumo
É um grande desafio escrever sobre a trajetória de alguém de quem se é colega e amiga e ainda manter a imparcialidade e a impessoalidade exigidas pelo caráter científico de um texto para uma publicação periódica como esta. Mas vale a pena tentar.Maria Regina Alvares Correia Dias, ou simplesmente Regina, é uma pessoa querida e admirada que sempre me impressionou por seu comprometimento com o design e sua disposição por fazer as coisas do jeito certo, seguindo as regras, de forma meticulosa e completa. Mas não foram tais qualidades que justificaram a escolha de Regina como objeto de pesquisa e protagonista do relato do presente texto e sim, vários aspectos de sua vida profissional e acadêmica: Regina estudou e se graduou na antiga FUMA, hoje Escola de Design da UEMG, em Desenho Industrial, hoje Design de Produto, numa época em que poucos o faziam, principalmente se fossem do sexo feminino.
Referências
ALVES, Roberto Werneck Rezende. O Setor de Desenho Industrial do CETEC. Belo Horizonte, Minas Gerais. 2009. Entrevista concedida a Ana Maria de Paiva Ferreira.
AMARAL, Osvaldo Coutinho do. Os projetos de sinalização e mobiliário urbanos para o Plambel. Belo Horizonte, Minas Gerais. 2016. Entrevista concedida a Giselle Hissa Safar.
BARROSO NETO, Eduardo. O Setor de Desenho Industrial do CETEC. Belo Horizonte, Minas Gerais. 2009. Entrevista concedida a Ana Maria de Paiva Ferreira.
BONSIEPE, Gui. Design como prática de projeto. São Paulo: Blucher, 2012.
BONSIEPE, Gui. Design de máquinas especiais. Brasília: CNPq/Coordenação editorial. 1986b.
BONSIEPE, Gui. Estrutura e estética do produto. Brasília: CNPq/Coordenação editorial. 1986a.
BONSIEPE, Gui; KELLNER, Petra; POESSNECKER, Holger. Metodologia experimental: desenho industrial. Brasília: CNPq/Coordenação editorial. 1984.
BONSIEPE, Gui; WALKER, Rodrigo. Um experimento em projeto de produto/ desenho industrial. Brasília: CNPq/Coordenação editorial. 1983.
CENTRO DE MEMÓRIA CNPQ. Disponível em https://centrodememoria.cnpq.br/realiz84.html. Acesso em 15 dez. 2024.
CLANDININ, D. Jean.; CONNELLY, F. Michael. Pesquisa narrativa: experiência e história em pesquisa qualitativa. 2. ed. rev. Tradução Grupo de Pesquisa Narrativa e Educação de Professores ILEEL/UFU. Uberlândia, MG: EDUFU, 2015.
DIAS, Maria Regina Álvares Correia. O ensino do design: a interdisciplinaridade na disciplina de projeto em design. 2004, 163 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2004. http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/87121
DIAS, Maria Regina Álvares Correia. Percepção dos materiais pelos usuários: modelo de avaliação Permatus. 2009, 163 f. Tese (Mestrado em Engenharia e Gestão do Conhecimento) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2009. http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/92232.
DIAS, Maria Regina Álvares Correia. LDP/DI e LBDI. Belo Horizonte, Minas Gerais. 15 de abril de 2014. Entrevista concedida por correio eletrônico a Ethel Leon.
DIAS, Maria Regina Álvares Correia. Os projetos de sinalização e mobiliário urbanos para o Plambel. Belo Horizonte, Minas Gerais. 2016. Entrevista concedida a Giselle Hissa Safar.
DIAS, Maria Regina Álvares Correia. Trajetória de vida. Belo Horizonte, Minas Gerais. 2024. Entrevistas e esclarecimentos concedidos a Giselle Hissa Safar por meio de correio eletrônico, mensagens de WhatsApp e contato pessoal.
GONTIJO, Leila Amaral. Memorial de atividades acadêmicas. Florianópolis: Departamento de Engenharia de Produção e Sistemas da UFSC, 2017, 51 p. Memorial. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/186627.
LEON, Ethel. Canasvieiras, um laboratório para o design brasileiro: a história do LDP/DI e LBDI – 1983-1997. Florianópolis: UDESC / FAPESC, 2014, 168 p.
LEON, Ethel. Design Brasileiro: quem fez, quem faz. Rio de Janeiro: Viana & Mosley, 2005, 196 p.
PANORAMA DA IDENTIDADE VISUAL. Novembro de 1977. São Paulo. São Paulo: Museu de Arte de São Paulo, 1977. Catálogo de Exposição.
SAFAR, Giselle Hissa. Pioneirismo e inovação: a história do Setor de Desenho Industrial do Centro Tecnológico de Minas Gerais – CETEC. 2019, 256 fl. Tese (Doutorado em Design) – Universidade do Estado de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2019.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Pensamentos em Design

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam na Revista Pensamentos em Design concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.


