Clareamento dental e TikTok: avaliação da qualidade do conteúdo em mídia social
DOI:
https://doi.org/10.36704/cipraxis.v21i36.9312Palavras-chave:
Estética dental, Análise de rede social, Prática baseada em evidências, Odontologia baseada em evidências, Educação em saúde dentalResumo
Introdução: O clareamento dental é o procedimento que visa clarear os dentes e tem apresentado uma demanda crescente entre os pacientes. Entre suas características, destaca-se o fato de poder ser realizado não só nos consultórios odontológicos, mas também em residências, sem a supervisão de um profissional. Esta é uma das características que potencializaram a divulgação, venda livre e propagação dos clareamentos dentais residenciais através das mídias sociais. Contudo, apesar de ser simplificada e popularizada, divulgadores nas mídias sociais não necessariamente possuem preocupação com a divulgação de informações baseadas em evidências. Objetivo: Investigar a qualidade das informações apresentadas nos vídeos mais populares sobre clareamento dental na rede social TikTok. Métodos: Através do aplicativo do TikTok, utilizou-se a #branqueamento para selecionar vídeos sobre clareamento dental, após identificar que esse termo era mais utilizado na abordagem do assunto. Os vídeos foram classificados em: útil (cientificamente corretos), experiência pessoal (com informações relevantes sobre o assunto) e enganoso (com qualquer tipo de erro ou equívoco sobre o tema). Dos 100 vídeos incluídos, após aplicação dos critérios de inclusão e exclusão, extraiu-se o número de visualizações, curtidas, comentários, compartilhamentos e salvamentos. Para análise estatística, aplicou-se o teste Kruskal-Wallis, com pós-teste Dunn e p≤0,05. Resultados: Após a análise de 215 vídeos, 100 foram incluídos, sendo 47 enganosos, 29 úteis e 24 de experiência pessoal. Para todas as variáveis medidas, os vídeos enganosos apresentaram valores absolutos maiores. Foram encontradas diferenças estatísticas (p≤0,05) para todas as variáveis entre vídeos enganosos e vídeos úteis. Sempre com valores maiores aos enganosos. Conclusão: Vídeos sobre clareamento dental no TikTok classificados como enganosos apresentam maior impacto e engajamento do que aqueles classificados como experiência pessoal ou útil, mesmo apresentando pior qualidade das informações. Vídeos enganosos se mostram mais acessíveis, originais e geram repercussões de soluções rápidas. A proliferação de informações enganosas sobre clareamento dental com formulações caseiras representa um grande risco, pois tende a comprometer a integridade bucal dos indivíduos.
Referências
ADAMS D. Aesthetics in Dentistry: It's More Than Beauty. Dentistry today, v.36, n.5, p. 8, 2017.
BATISTA, L. A. S. et al. Can different agents reduce the damage caused by bleaching gel to pulp tissue? A systematic review of basic research. Restorative dentistry & endodontics, v.48, n.4, p. e39, 2023.
BHOLA, S.; HELLYER, P. The risks and benefits of social media in dental foundation training. British dental journal, v.221, n.10, p. 609–613, 2016.
BREGA, G. R. A regulação de conteúdo nas redes sociais: uma breve análise comparativa entre o NetzDG e a solução brasileira. Rev direito GV [Internet]. v. 19, p. e2305, 2023.
DE GEUS, J. L. et al. At-home vs In-office Bleaching: A Systematic Review and Meta-analysis. Operative dentistry, v.41, n.4, p. 341–356, 2016.
EACHEMPATI, P. et al. Home-based chemically-induced whitening (bleaching) of teeth in adults. The Cochrane database of systematic reviews, v.12, n.12, p. CD006202, 2018.
FARIA, E. T. et al. Informações da atenção secundária em odontologia para avaliação dos modelos de atenção à saúde. Rev. Odontol. UNESP, ed. 42, v4, p.229-36, 2020.
FELTER, M. et al. A violação dos aspectos éticos e legais de uma rede social profissional odontológica. Revista Brasileira de Odontologia Legal, v.4, n.3, 2017.
FRANCO, M. C. et al. The effect of a charcoal-based powder for enamel dental bleaching. Oper Dent. v. 45, n. 6, p. 618-623, 2020.
GALLÃO, S. et al. Impacto estético da proporção dentária anterior. Rev Inst Ciênc Saúde, ed.27 v.3, p. 287-9, 2009.
GALLINARI, M. O. et al. Pulp response of rats submitted to bleaching and the use of different anti-inflammatory drugs. PloS one, v.14, n.1, p. e0210338, 2019.
GARZA, L. A. et al. Effect of toothbrushing on shade and surface roughness of extrinsically stained pressable ceramics. The Journal of Prosthetic Dentistry. v. 115, n. 4, p. 489-494, 2016.
GHALAVAND, H.; NABIOLAHI, A. Exploring online health information quality criteria on social media: a mixed method approach. BMC health services research, v.24, n.1, p. 1311, 2024.
GUTIERREZ-PÉREZ, E. et al. Is the quality of the orthodontic information in social media platforms reliable?: A systematic review. Journal of the American Dental Association (1939), v.155, n.10, p. 845–857, 2024.
MACIEL, C. R. de O. et al. Whitening efficacy of popular natural products on dental enamel. Brazilian Dental Journal. v. 33, n. 3, p. 55-66, 2022.
MARTINI, E. C. et al. Does the Use of Reservoirs Have Any Impact on the Efficacy of At-Home Bleaching? A Systematic Review. Brazilian dental journal, v.30, n.3, p. 285–294, 2019.
MARTORELL, L. B. O Uso de Imagens em Redes Sociais e o Respeito ao Paciente Odontológico. J Health Sci, v. 18, n. 2, p.104-10, 2016.
MASSARANI, L.; LEAL, T.; WALTZ, I. O debate sobre vacinas em redes sociais: uma análise exploratória dos links com maior engajamento. Cad. Saúde Pública, ed. 36, 2020.
MORAES, P.; SLOB, E. A influência da mídia social na saúde pública: impactos no sistema estomatognático. Rev. Odonto, v.26, n. 51. 2018.
NAIDU, A. S. et al. Over-the-Counter Tooth Whitening Agents: A Review of Literature. Brazilian dental journal, v.31, n.3, p. 221–235, 2020.
PALANDI, S. da S. et al. Effects of activated charcoal powder combined with toothpastes on enamel color change and surface properties. J Esthet Restor Dent. v. 32, n. 8, p. 783-790, 2020.
PEROZZO, F.; RODRIGUES, J. F.; FELIZARDO, K. R. Produtos clareadores “over-the-counter”(otc): revisão de literatura.Revista Uningá Review, v. 29, n. 3, p. 108-113, 2017.
PISANI, M. X. et al. Evaluation of the abrasiveness of dentifrices for complete dentures. J Prosthodont. v.19, n. 5, p. 369-373, 2010.
REIS-PRADO, A. H. et al. Influence of Hydrogen Peroxide on Mineralization in Dental Pulp Cells: A Systematic Review. Front. Dent. Med. v.2, p.689537, 2021.
REZENDE, M. et al. Predictive factors on the efficacy and risk/intensity of tooth sensitivity of dental bleaching: A multi regression and logistic analysis. Journal of dentistry. v.45, n.1–6, 2016.
SAMPAIO, C.; RAMOS, J. P.; MACIEL, I. M. Representação social da odontologia segundo a mídia: aspectos a serem discutidos. Rev. Odontol. Univ. Cid. São Paulo (Online). v.31, n.2, p.187-93, 2019.
SCHMIDT, A. A. et al. Influência das Mídias Sociais no comportamento de compra de consumidores. Rev. Elet. Gestão e Serviços, v.9, n.1, 2018.
SIMPLÍCIO A. H. M. Social media and Dentistry: ethical and legal aspects. Dental press journal of orthodontics, v.24, n.6, p. 80–89, 2019.
TOMÁS, D. B. M.; PECCI-LLORET, M. P.; GUERRERO-GIRONÉS, J. Effectiveness and abrasiveness of activated charcoal as a whitening agent: A systematic review of in vitro studies. Annals of anatomy = Anatomischer Anzeiger: official organ of the Anatomische Gesellschaft, v.245, p. 151998, 2023.
VLADISLAVIC, N. Z. et al. In vivo evaluation of whitening toothpaste efficiency and patient treatment satisfaction: a randomized controlled trial. Clinical oral investigations, v.26, n.1, p. 739–750, 2022.
VURAL, U. K. et al. Effects of charcoal-based whitening toothpastes on human enamel in terms of color, surface roughness, and microhardness: an in vitro study. Clin Oral Investig. v.25, n.10, p. 5977-5985, 2021.
YEUNG, A.; NG, E.; ABI-JAOUDE, E. TikTok and Attention-Deficit/Hyperactivity Disorder: A Cross-Sectional Study of Social Media Content Quality. Canadian journal of psychiatry. Revue canadienne de psychiatrie, v.67, n.12, p. 899–906, 2022.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Ciência ET Praxis

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.



