Da poética e da política: uma exploração do tropicalismo de Gilberto Gil e o vínculo entre artistas e movimentos sócio-culturais na década de 60.

Autores

  • Paulo Mariano Eulálio Campos UFMG
  • Rogério Cunha de Campos UFMG

Resumo

Nosso objetivo é compreender a trajetória de Gilberto Gil, um dos personagens centrais que ajudou a movimentar a história da cultura brasileira durante os últimos 50 anos, investigando as características de sua obra nos anos imediatamente anteriores e posteriores ao lançamento do disco-manifesto Tropicália, de 1968.  Este estudo busca apresentar, ainda, resultados parciais de uma pesquisa mais abrangente que visa uma compreensão mais profunda das relações entre música e processos sócio-educativos que impactam a vida pública e os processos formativos, centrado no tropicalismo e na performance de artistas em movimentos sociais, políticos ou culturais que contruibuíram para o aperfeiçoamento da sociedade.

Biografia do Autor

Paulo Mariano Eulálio Campos, UFMG

Músico e Mestre em Educação (UFMG).

Rogério Cunha de Campos, UFMG

Doutor em História e Filosofia da Educação (USP).

Downloads

Publicado

2015-10-15

Como Citar

Campos, P. M. E., & Campos, R. C. de. (2015). Da poética e da política: uma exploração do tropicalismo de Gilberto Gil e o vínculo entre artistas e movimentos sócio-culturais na década de 60. SCIAS - Arte Educação, 4(4), 32–49. Recuperado de https://revista.uemg.br/index.php/scias/article/view/676

Edição

Seção

Artigos