Curso de Pedagogia no Brasil: olhando o passado, compreendendo o presente
DOI:
https://doi.org/10.24934/eef.v14i17.104Palavras-chave:
curso de Pedagogia, trajetória do curso, disputas de projetos, diretrizes curriculares nacionais.Resumo
O objetivo do artigo é analisar a trajetória do curso de Pedagogia no Brasil para melhor compreender as perspectivas que apresenta para o desenvolvimento do campo educacional brasileiro. Explicita a sua inserção no interior das disputas mais amplas que sempre estão presentes nas definições educacionais de uma nação. Sua história é abordada considerando o contexto sociocultural no qual esteve imerso e a jurisprudência presente nas leis educacionais, orientadores dos currículos que caracterizaram diferentes perfis profissionais aos egressos do curso. São tomados como referência principal três momentos da trajetória do curso: o movimento dos educadores das décadas de 1920 e 1930, focalizando duas experiências de formação do professor primário em nível superior; o período que compreende a história do curso desde sua criação em 1939, até as mudanças impetradas no contexto das leis 4.024 de 1961, 5.540, de 1968 e 5.692, de 1971 e, ainda, o período caracterizado por intencionalidades antagônicas a respeito do curso, a partir de meados da década de 1970, no qual os debates a respeito do curso levaram às definições atuais. Na análise, buscamos evidenciar questões fundamentais nas quais se consubstanciaram os históricos dissensos em relação ao curso de Pedagogia e à identidade do pedagogo, situando-os frente aos projetos educativos em desenvolvimento.Downloads
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Publicado
20/09/2011
Como Citar
Scheibe, L., & Durli, Z. (2011). Curso de Pedagogia no Brasil: olhando o passado, compreendendo o presente. Educação Em Foco, 14(17), 79–109. https://doi.org/10.24934/eef.v14i17.104
Edição
Seção
Artigos
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