Sobre a Revista

Atenção

Submissões Abertas

Prezados (as) autores (as), as submissões de artigos para a Revista Educação em Foco estão abertas!

 

A Revista

A Educação em Foco convida os pesquisadores do Brasil e do exterior a contribuírem para a mais ampla divulgação de estudos da área educacional, para a compreensão, o debate crítico e problematizador das questões atinentes ao campo da Educação.

A revista é vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação e Formação Humana da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) - http://www.ppgeduc.uemg.br. 

e-ISSN (versão eletrônica): 2317-0093
ISSN (Versão impressa): 1519-3322

 

REDES SOCIAIS

A Educação em Foco está presente nas seguintes redes sociais:

    

 

Licença Creative Commons

Os direitos de licenciamento utilizados pela revista Educação em Foco é a licença Creative CommonsAttribution-NonCommercial 4.0 International(CC BY-NC-SA 4.0).

Anúncios

Edição Atual

v. 28 n. 54 (2025): Educação em Foco
					Visualizar v. 28 n. 54 (2025): Educação em Foco
Publicado: 07/03/2025

Artigos

  • PRECARIZAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE: um mau compartilhado entre Brasil e Espanha

    Prof. Alan Cordeiro, Dr. Antônio, Prof. Gustavo
    1-16
    DOI: https://doi.org/10.36704/eef.v28i54.8689
  • JOGOS E DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO MATEMÁTICO NA INFÂNCIA: estratégias lúdicas na Educação Infantil

    José Carlos Miguel, Aléxia Vitória Santos
    1-24
    DOI: https://doi.org/10.36704/eef.v28i54.8309
  • POLÍTICA NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO (PNA): posicionamentos da ABAlf sobre os possíveis retrocessos da PNA

    Priscilla de Freitas Mafra, Lourival José Martins Filho
    1-23
    DOI: https://doi.org/10.36704/eef.v28i54.8170
  • Considerações sobre a avaliação da pós-graduação stricto sensu nacional no contexto do quadriênio 2017-2020

    Flavia Nemer, Patricia Monteiro
    1-19
    DOI: https://doi.org/10.36704/eef.v28i54.8485
  • Impacto da Residência Pedagógica na Identidade Docente de Professores de Ciências Biológicas em Tempos de Pandemia um estudo em uma Universidade Mineira

    Ellen Maria SANTOS PORTELA, Gabriel Gerber Hornink
    1-31
    DOI: https://doi.org/10.36704/eef.v28i54.8652
  • Implicações da pandemia do coronavírus na relação pedagógica entre professores e estudantes na universidade

    Fabrício Oliveira da Silva, Thauan Nery Braga da Silva
    1-22
    DOI: https://doi.org/10.36704/eef.v28i54.8324
  • CARACTERIZAÇÃO DOCENTE: análise dos microdados do Censo Escolar

    Marcela, Cláudia GOMES
    1-32
    DOI: https://doi.org/10.36704/eef.v28i54.8082
  • Uma análise sobre como docentes e familiares percebem uns aos outros em um centro de Educação Infantil de Lages, SC

    Maive Cardoso Padilha Ventura, Jaime Farias Dresch
    1-23
    DOI: https://doi.org/10.36704/eef.v28i54.8225
  • Leitura literária afro-brasileira na educação infantil e suas contribuições numa prática sociocultural

    Sarah Luz da Conceição, Cristiane Dias Martins da Costa, Joelson de Sousa Morais, Jose Carlos Aragão Silva
    1-26
    DOI: https://doi.org/10.36704/eef.v28i54.7751
  • O LUGAR DA EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO MÉDIO: estado da arte 2013 a 2023

    Marcela de Melo FERNANDES; Andreia Aparecida Guimarães STROHSCHOEN
    1-31
    DOI: https://doi.org/10.36704/eef.v28i54.8033
  • EXTENSÃO E RESPONSABILIDADE SOCIAL UNIVERSITÁRIA: a Universidade Federal de Roraima frente ao processo migratório venezuelano

    Paula Roberta Sousa da Silva, Sandra Buenafuente, Ana Lúcia
    1-21
    DOI: https://doi.org/10.36704/eef.v28i54.8177
  • CONHECIMENTOS BASE E A FORMAÇÃO DOCENTE: concepções de formadoras sobre as aulas de Botânica na Educação a Distância

    PERCIA PAIVA BARBOSA, SUZANA URSI
    1-31
    DOI: https://doi.org/10.36704/eef.v28i54.8513
  • REFORMA DO ENSINO MÉDIO: contexto, implicações e retrocessos iluminados pelo positivismo no silenciamento das diferenças

    Tassio Acosta, Gabriel, José Raimundo
    1-25
    DOI: https://doi.org/10.36704/eef.v28i54.8383
  • GRANDE HERA! OS HERÓIS CHEGARAM NA SALA DE AULA: uma revisão sistemática de literatura

    Mônica Gabrielly Teixeira de Barros Boanafina, Regiane Sbroion de Carvalho
    1-27
    DOI: https://doi.org/10.36704/eef.v28i54.8321
  • METODOLOGIAS ATIVAS EMANCIPATÓRIAS E AUTONOMIA ESTUDANTIL NO CURRÍCULO DO ENSINO MÉDIO: estado da arte

    Marcio Santos, Amanda Melo
    1-31
    DOI: https://doi.org/10.36704/eef.v28i54.8107
  • Considerações acerca do conceito de emancipação em Paulo Freire, Augusto Boal e Jacques Rancière

    Patricia Wiersbitzki, Carmen Lucia Capra, Leonardo Marques Kussler
    1-18
    DOI: https://doi.org/10.36704/eef.v28i54.8246
  • Análise ambiental do rio Tracunhaém atrelada ao ensino de Geografia

    Ricardo Pedro da Silva, Helena Paula de Silva, Anderson José da Silva Fonseca
    1-25
    DOI: https://doi.org/10.36704/eef.v28i54.7788
  • TRAJETÓRIAS DOCENTES E DESENVOLVIMENTO DA PROFISSIONALIDADE: a busca por marcos provocadores de mudanças

    Silvana Soares de Araújo MESQUITA, Simone Henriques GonçalveS LIMA
    1-27
    DOI: https://doi.org/10.36704/eef.v28i54.7900
  • A Avaliação do Processo de Inclusão do Público-Alvo da Educação Especial

    Ana Caroline Silva Maisto, Andreia Zanella, Andrea Cristina Konrath
    1-28
    DOI: https://doi.org/10.36704/eef.v28i54.8207

Relato de experiência

Dossiê Justiça, Educação e Movimentos Sociais.

  • POLÍTICAS DA AMIZADE E INFÂNCIA. DIZER "SIM" A QUEM CHEGA: a possibilidade da hospitalidade na escola

    Eduardo Rezende Melo, Flávia Inês Schilling , Maria José de Rezende
    1-27
    DOI: https://doi.org/10.36704/eef.v28i54.8574
  • MULHERES NA PÓS-GRADUAÇÃO; conquistas e desafios à equidade

    Pamella Carvalho, Daniela Auad
    1-18
    DOI: https://doi.org/10.36704/eef.v28i54.9210
  • Justiça e educação no debate da filosofia política contemporânea

    Rubens Luiz Rodrigues
    1-24
    DOI: https://doi.org/10.36704/eef.v28i54.8659
  • CANTIGAS E LOAS DE MESTRAS NEGRAS DA CULTURA POPULAR AFRO-BRASILEIRA: por uma pedagogia engajada radical de/com mulheres

    Vanessa Soares dos Santos, Viviane Melo de Mendonça
    1-19
    DOI: https://doi.org/10.36704/eef.v28i54.8603
  • COMO SOBREVIVER À QUENTURA? Feminismos e estéticas contracoloniais em tempos distópicos

    Karla Bessa , Vanda Aparecida da Silva
    1-31
    DOI: https://doi.org/10.36704/eef.v28i54.8570
Ver Todas as Edições

QUALIS CAPES PERIÓDICOS

A Revista Educação em Foco, da área de Educação, pela avaliação 2016-2020, é Qualis A4.

Área de Avaliação: Educação

PERIODICIDADE

A partir de 2022 a publicação é contínua, dividida em três números por ano.

(1) jan./abr.; (2) mai./ago.; (3) set./dez.