Percursos de aprendizagem na produção de textos escritos / Learning paths to the texts written production

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24934/eef.v21i34.1270

Palavras-chave:

aprendizagem, produção, textos escritos, alfabetização

Resumo

Este estudo investiga o percurso empreendido pela criança como sujeito-autor (COSTA VAL et al., 2008; ROCHA, 1999) na alfabetização, realizando uma análise de textos de alunos de uma turma do 2° ano do Ensino Fundamental, produzidos a partir de uma atividade, proposta em um livro didático e complementada pela professora regente da turma, de produção de texto escrito. Apesar de o enfoque ser na sala de aula, considerou-se o texto como fenômeno social, com a produção de textos sendo na escola, mas não para a escola e, sim, para além dela (GERALDI, 2003; MARCHUSCHI, 2008). A análise demonstrou diferentes percursos de aprendizagem do texto escrito, entendidos como inerentes ao processo dessa aprendizagem. Os resultados ainda evidenciaram a importância de se apreender o texto em sua totalidade e também de se investigar a aprendizagem da escrita em diferentes situações (texto, frase, palavra), no processo de alfabetização.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gladys Agmar Sá Rocha, Universidade Federal de Minas Gerais

Professora da Faculdade de Educação do Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino, da Universidade Federal de Minas Gerais

Raquel Márcia Fontes Martins, Universidade Federal de Lavras

Professora da área de Linguística, do curso de Letras do Departamento de Estudos da Linguagem, da Universidade Federal de Lavras - DEL/ UFLA

Downloads

Publicado

20/09/2018

Como Citar

Sá Rocha, G. A., & Martins, R. M. F. (2018). Percursos de aprendizagem na produção de textos escritos / Learning paths to the texts written production. Educação Em Foco, 21(34), 301–320. https://doi.org/10.24934/eef.v21i34.1270