O Programa de Educação Profissional de Minas Gerais e a evasão escolar: um estudo preliminar (2008-2010)

Autores

  • Wander Augusto Silva Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG
  • Rosemary Dore Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

DOI:

https://doi.org/10.24934/eef.v14i18.232

Palavras-chave:

ensino médio, ensino profissionalizante, evasão escolar.

Resumo

Este estudo apresenta um breve histórico das políticas públicas educacionais adotadas pelo governo do Estado de Minas Gerais, nas últimas décadas, para o ensino profissionalizante. Tenta-se definir e identificar a questão do abandono escolar no sentido de entender melhor esse fenômeno educacional. Posteriormente, é estudado o Programa de Educação Profissionalizante de Minas Gerais (PEP/MG) instituído pelo governo desse estado em 2007, que oferece, gratuitamente, vagas aos estudantes mineiros que desejam realizar cursos técnicos e estejam cursando ou tenham terminado o ensino médio. Para oferecer os cursos do PEP-MG, o estado compra vagas em escolas privadas e as disponibiliza aos estudantes aprovados em exame de seleção organizado pelo próprio estado. O estudo aqui apresentado resulta de uma análise preliminar relativa ao PEP I, primeiro ano do programa, realizado em 2008. Em seguida, mostra-se, com base em dados estatísticos, a evasão ocorrida no PEP I, indicando seus principais motivos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Wander Augusto Silva, Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG

Professor da Faculdade de Educação da Universidade do Estado de Minas Gerais (FaE/CBH/UEMG). Doutorando em Educação pela FaE/UFMG.

Rosemary Dore, Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

Professora-doutora do Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (FaE/UFMG).

Downloads

Publicado

26/02/2012

Como Citar

Silva, W. A., & Dore, R. (2012). O Programa de Educação Profissional de Minas Gerais e a evasão escolar: um estudo preliminar (2008-2010). Educação Em Foco, 14(18), 75–95. https://doi.org/10.24934/eef.v14i18.232