Concepção e o papel/lugar da criança nas relações pedagógicas e sociais na educação infantil / The concepts and the role/place of child in pedagogical and social relations in early school years
DOI:
https://doi.org/10.24934/eef.v21i35.2422Palavras-chave:
Educação Infantil, Relações Pedagógicas e Sociais, Concepção e Papel/Lugar da criança.Resumo
Esse texto apresenta um recorte dos resultados de uma pesquisa de Mestrado e tem por objetivo analisar a concepção e o papel/lugar da criança nas relações pedagógicas e sociais no contexto da Educação Infantil. A pesquisa teve um caráter qualitativo, utilizando como instrumentos para a coleta de dados a observação e a entrevista semiestruturada com três educadoras. Os resultados apontaram que a concepção das educadoras sobre a criança ainda está atravessada por resquícios de uma tendência romântica de educação e em relação ao papel/lugar da criança nas relações pedagógicas e sociais, constatou-se que as educadoras colocam a criança como o centro e razão de seu trabalho e possibilitam a criança liberdade de expressão no modo de realizar as atividades.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.