Concepção e o papel/lugar da criança nas relações pedagógicas e sociais na educação infantil / The concepts and the role/place of child in pedagogical and social relations in early school years

Autores

  • Marta Regina Brostolin Universidade Católica Dom Bosco
  • Carla Graciete Lima dos Santos Universidade Católica Dom Bosco

DOI:

https://doi.org/10.24934/eef.v21i35.2422

Palavras-chave:

Educação Infantil, Relações Pedagógicas e Sociais, Concepção e Papel/Lugar da criança.

Resumo

Esse texto apresenta um recorte dos resultados de uma pesquisa de Mestrado e tem por objetivo analisar a concepção e o papel/lugar  da criança nas relações pedagógicas e sociais no contexto da Educação Infantil. A pesquisa teve um caráter qualitativo, utilizando como instrumentos para a coleta de dados a observação e a entrevista semiestruturada com três educadoras. Os resultados apontaram que a concepção das educadoras sobre a  criança ainda está atravessada por resquícios de uma tendência romântica de educação e em relação ao papel/lugar da criança nas relações pedagógicas e sociais, constatou-se que  as educadoras colocam a criança como o centro e razão de seu trabalho e possibilitam a criança liberdade de expressão no modo de realizar  as atividades.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marta Regina Brostolin, Universidade Católica Dom Bosco

Pós-Doutorado pela Universidade do Minho, Especialidade em Sociologia da Infância (2017)Doutorado na Universidade Complutense de Madri (2005), Mestrado em Educação (1998). Professora da graduação e Pós-graduação da Universidade Católica Dom Bosco - UCDB. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa da Docência na Infância - GEPDI

Carla Graciete Lima dos Santos, Universidade Católica Dom Bosco

Doutora em Teologia (FEST-2016). Mestre em Educação (UCDB-2013). Graduada em Pedagogia(UNAES-2009) e Bacharel em Teologia - Faculdade Hokemãh (1998). Especialista em Psicopedagogia e em Educação Infantil (UNAES-2010-2012). Pós-Graduação em Educação à Distância: Gestão e Tutoria - UNIASSELVI (2012). Membro do GEPDI (UCDB-2012) - Grupo de Estudos e Pesquisas sobre a Docência na Infância.

Downloads

Publicado

13/12/2018

Como Citar

Brostolin, M. R., & Lima dos Santos, C. G. (2018). Concepção e o papel/lugar da criança nas relações pedagógicas e sociais na educação infantil / The concepts and the role/place of child in pedagogical and social relations in early school years. Educação Em Foco, 21(35), 265–281. https://doi.org/10.24934/eef.v21i35.2422