ESCOLA E FAMÍLIA: o que a agenda escolar revela

Autores

  • ROSA HORTÊNCIA DE MELO FERREIRA, MARIA ANTONIETA TEIXEIRA

Resumo

O artigo trata da interação escola-família na sociedade contemporânea. Para o escopo da pesquisa, a “relação escola-família” é uma expressão que caracteriza toda forma de ligação entre sujeitos familiares e escolares, seja de cooperação ou de conflito. Para a investigação, adotou-se uma abordagem qualitativa orientada pelo método hermenêutico-dialético (MINAYO, 1996). A pesquisa verificou como se materializa a relação escola-família em um CEMEI, no município de Cláudio, a partir da análise da agenda escolar. Considerando que a participação da família no cotidiano escolar dos filhos contribui com o conhecimento da criança como sujeito social, com história de vida, valores e experiências resultantes da trajetória familiar; é com base neste conhecimento que a professora pode potencializar o seu trabalho pedagógico, pois a herança cultural influencia a aprendizagem da criança. A tradição educacional, formada pela cultura higienista e pela cultura da carência, parece ainda estar presente na escola, além de sua postura assimétrica em relação à família. É o que a agenda escolar revela, além de praticamente não conter registros da família. Finalmente, fica em aberto um campo fértil para novas pesquisas sobre esta complexa relação, de forma que o tema escola-família seja contemplado na formação inicial e continuada de professores.

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Publicado

2019-10-25

Como Citar

MARIA ANTONIETA TEIXEIRA, R. H. D. M. F. (2019). ESCOLA E FAMÍLIA: o que a agenda escolar revela. Intercursos Revista Científica, 18(2). Recuperado de https://revista.uemg.br/index.php/intercursosrevistacientifica/article/view/4261