Análise dos conteúdos implícitos no discurso dos candidatados à Presidência da República

Autores

  • Anderson Jacob Rocha Fundação de Ensino Superior de Passos
  • Ruller José Rodrigues Colégio Del Rey

Resumo

Este artigo pretende analisar sob a ótica da Pragmática linguística os conteúdos implícitos no discurso dos candidatos à presidência da República Federativa do Brasil em 2010, para discutir de que forma eles são importantes na formação do discurso político. Para tanto, ele se valerá do discurso produzido, no primeiro debate transmitido em rede aberta de televisão, pelos quatro candidatos que apresentaram maior intenção de voto segundo pesquisas realizadas no primeiro turno das eleições.

 

Biografia do Autor

Anderson Jacob Rocha, Fundação de Ensino Superior de Passos

possui mestrado em Língua Portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2005), especialização em Língua Portuguesa, graduação em Letras pela Fundação de Ensino Superior de Passos (1995) e especialização em Design Instrucional para ead virtual pela Universidade Federal de Itajubá. Desde 2000, é Professor da Fundação de Ensino Superior de Passos atuando nos cursos de Letras, Pedagogia, Jornalismo, Gestão Comercial, Engenharia Civil, Engenharia Ambiental, Engenharia de Produção e Sistemas de Informação. De 2007 a 2010, coordenou o Projeto Veredas II - Formação Superior de Professores na modalidade a distância, coordenado pela UFMG. Foi coordenador do curso de Letras da FESP entre 2008 e 2011. Tem experiência em EaD como tutor, professor conteudista e coordenador. Áreas de atuação: Língua Portuguesa , com ênfase em Linguística, principalmente nos seguintes temas: linguística, língua, leitura e produção de texto, letras, literatura infantil, ensino de língua portuguesa , português instrumental e redação jornalística. Atualmente é diretor do Núcleo Acadêmico de Educação da FESP que congrega os curso de Letras, Matemática, História e Pedagogia.

Ruller José Rodrigues, Colégio Del Rey

Letras - Português - Ciências da Linguagem

Downloads

Publicado

2017-04-24

Como Citar

Rocha, A. J., & Rodrigues, R. J. (2017). Análise dos conteúdos implícitos no discurso dos candidatados à Presidência da República. Ciência ET Praxis, 8(15), 7–12. Recuperado de https://revista.uemg.br/index.php/praxys/article/view/2147

Edição

Seção

ARTIGOS - EDUCAÇÃO, LETRAS E ARTES