Simulações interativas no ensino de conceitos de eletromagnetismo

Autores

  • Luciano Soares Pedroso

Resumo

Neste trabalho desenvolvemos um hiperdocumento construído com software livre com a finalidade de apoiar o ensino e a aprendizagem de conceitos de Eletromagnetismo no Ensino Médio. A pesquisa envolveu a elaboração, produção e validação de um hiperdocumento que contém simulações interativas produzidas com o soft­ware EASY JAVA SIMULATIONS, fundamentadas nas concepções de aprendizagem significativa de David Aus­ubel. Foram considerados também os princípios fundamentais que caracterizam a hipermídia enquanto linguagem que permite o acesso não-linear à informação e a apresentação desta com a utilização dos recursos gráficos, sonoros, interativos e de animação do computador. Buscamos ainda destacar as implicações do uso desses recursos instrucio­nais para as práticas de ensino, na medida em que eles podem oferecer expressivas contribuições para as atividades docentes e para a aprendizagem dos estudantes. Nesse sentido, encontramos evidências de que a diversidade de elementos de mídia auxiliou os alunos na compreensão dos conceitos físicos, na fixação do conteúdo e interpretação dos fenômenos eletromagnéticos abordados. Observamos ainda que o hiperdocumento estruturado nas concepções de aprendizagem significativa de Ausubel ajudou no desenvolvimento de subsunçores para apoiar a aprendizagem, tornando esses alunos participantes ativos na aquisição de informações e construção de novos conhecimentos.

Palavras-chave: Simulações; Software EJS; Ensino de Eletromagnetismo.

Downloads

Publicado

2012-01-02

Como Citar

Pedroso, L. S. (2012). Simulações interativas no ensino de conceitos de eletromagnetismo. Ciência ET Praxis, 5(09), 27–36. Recuperado de https://revista.uemg.br/index.php/praxys/article/view/2189

Edição

Seção

Artigos