A humanização do atendimento e a percepção entre profissionais de enfermagem nos serviços de urgência e emergência dos prontos socorros: revisão de literatura

Autores

  • Nilzemar Ribeiro de Souza UEMG | Passos

Resumo

A humanização da assistência à saúde é uma demanda atual e crescente no contexto brasileiro. No en­tanto, a prática, ela não tem se concretizado, principalmente nos serviços destinados ao atendimento de urgência e emergência dos Pronto-Socorros. A conscientização da equipe de enfermagem sobre a importância de valorizar a figura humana do cliente colabora para que sua ansiedade seja diminuída. É importante que seja analisado não somente a sua entrada no serviço de atendimento de urgência, mas toda a situação pela qual o cliente está pas­sando, buscando, além de recuperar sua saúde física no momento, identificar suas emoções, suas frustrações e seus desejos na esperança de sair vivo e curado do Pronto-Socorro. A humanização tem se tornado destaque, e o profissional de enfermagem é um dos principais responsáveis por esta prática devendo compreender as necessi­dades dos clientes. Este estudo teve como objetivo caracterizar através de estudos a existência de um processo de atendimento humanizado em unidades de urgência e emergência nos Pronto-Socorros, e refletir a importância da comunicação na interação dos profissionais de enfermagem com os clientes e familiares. Caracterizou-se por revisão de literatura desenvolvida com base na pesquisa de livros e artigos publicados nos últimos 10 anos. Foram encontrados 2 artigos, 6 livros, 4 revistas e 6 portarias do Ministério do Brasil. Conclui-se que o atendimento hu­manizado, principalmente nos setores de urgência e emergência nos Pronto-Socorros, é um ato de ser seguido, a fim de melhorar na assistência não só de enfermagem, mas de toda a equipe que assiste ao cliente e a família. Tal tarefa requer certo tempo de adaptação devido às rotinas que são instauradas nos serviços de Pronto-Socorros e que muito contribuem para atitudes dos funcionários em cumprir protocolos de atendimento previamente estabelecidos por cada instituição.

Palavras-chave: Humanização; Urgência; Emergência; Pronto-Socorros; Enfermagem.

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Publicado

2012-01-02

Como Citar

Souza, N. R. de. (2012). A humanização do atendimento e a percepção entre profissionais de enfermagem nos serviços de urgência e emergência dos prontos socorros: revisão de literatura. Ciência ET Praxis, 5(09), 77–84. Recuperado de https://revista.uemg.br/index.php/praxys/article/view/2195

Edição

Seção

Artigos